Congresso Baiano de Pesquisadores Negros prorroga inscrições até 2 de julho; evento terá transmissão online no canal da Unilab

Data de publicação  07/06/2021, 13:45

As inscrições e submissões de resumos para a oitava edição do “Congresso Baiano de Pesquisadorxs Negrxs” foram prorrogadas para o dia 2 de julho e devem ser feitas no site do evento. O Congresso acontece entre os dias 12 e 15 de julho, com o tema “Áfricas e Diásporas: (re) existências decoloniais e interseccionais no enfrentamento ao racismo estrutural”. O evento – promovido pela Unilab /Campus do Malês e pela Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB) – visa discutir a importância da África e da diáspora nas epistemologias contemporâneas. Devido à pandemia, o evento acontece de modo virtual e será transmitido pelo canal da Unilab no YouTube.

O Congresso pretende reunir pesquisadores negros, profissionais da educação básica, estudantes da graduação e pós-graduação, ativistas dos movimentos sociais negros, de mulheres negras e da comunidade LGBTQIA+, outros movimentos sociais e populares, além da comunidade em geral. O objetivo é refletir sobre os impactos das pesquisas científicas na produção de saberes e como estas colaboram com outros modos de vida das populações africanas e afro-diaspóricas.

A programação geral conta com 19 Grupos de Trabalho (GT’s) com temáticas correlatas ao tema central, sete mesas-redondas e seis minicursos, além de atividades culturais como rodas de conversas, exibição de filmes e lançamento de livros. A programação completa está disponível no site do evento.

O Congresso tem a cooperação e colaboração do Núcleo de Estudos Africanos e Afrobrasileiros (NEAABI/UNILAB), além das instituições Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); e Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB). Tem apoio, ainda, do Sindicato dos Professores das Instituições de Ensino Superior da Bahia (APUB).

CONTEÚDO RELACIONADO