Egressos do curso de Ciências Biológicas da Unilab conquistam novas aprovações em programas de pós-graduação pelo Brasil
No ano em que completou 11 anos, último dia 20 de julho, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) vem se destacando em conquistas Brasil afora, principalmente nos programas de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES).
Entre as vagas, os egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen/Unilab), conquistaram excelentes aprovações a nível de Mestrado. Consolidado há 7 anos, o curso de Ciências Biológicas da Unilab tem um quantitativo importante de concludentes. Conforme dados consolidados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), até julho 2021, formaram-se mais 30 estudantes, entre brasileiros e estrangeiros, no último semestre.
“A formatura do aluno é, por si só, uma prova de sucesso do curso, mas, esse sucesso se torna consolidado quando os egressos destacam-se em suas conquistas, na continuidade de seus estudos ou no mercado de trabalho“, afirmou o coordenador do curso, professor Roberth Fagundes de Souza.
Para Roberth, a conquista da aprovação em programas de pós-graduação pelos egressos do curso de Biologia é fundamental para a consolidação do curso de Ciências Biológicas como formador de profissionais capazes de atuar no mercado da educação, como professores, e na ciência, como pesquisadores. E, a inserção dos egressos em programas de pós-graduação é a prova da importância da Unilab na formação de cientistas para o Nordeste e para o Brasil, e a consolidação da nossa universidade como centro de dispersão acadêmica, contribuído para o desenvolvimento científico e tecnológico da região.
Conquistas – Ciências Biológicas (Icen/Unilab)
As três novas conquistas do curso abrangeram os concludentes recém formados da Unilab, moradores das localidades do Maciço de Baturité, no Ceará: Byanca Cavalcante (natural de Baturité) – bolsista Bict/Funcap/Unilab e orientada pelo professor Roberth Fagundes, no Grupo de Pesquisas INTERZOA e Antônia Maia (natural de Redenção) – bolsista Pibeac/PROEX e orientada pela professora Jullyana Sobczac, no Grupo de Pesquisas BIOVEG, conquistaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, na seleção do Mestrado em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco (PPGBV/UFPE) e Romulo Wesley (natural de Redenção) – bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP/Unilab) e orientado no TCC pela professora Luana Pereira, no Grupo de Extensão NEUROLIGA, aprovado entre os primeiros classificados no Mestrado em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (Pgebs/IOC/FioCruz).
“A Unilab proporcionou a mim, e a muitos outros jovens do Maciço de Baturité, o ingresso em um curso de ensino superior, de qualidade e gratuito. Foi muito significativo e importante poder aprender em um curso contextualizado, com a minha realidade local, estudar e compartilhar experiências acadêmicas com estudantes internacionais, como também presenciar e contribuir com o ensino, pesquisa e extensão da minha região. Ingressar no curso de mestrado apresenta-se, para mim, além de enriquecimento pessoal por meio de desenvolvimento profissional, como uma forma de contribuir com a ciência brasileira” – Byanca Cavalcante
Egressos internacionais
No contexto de sucesso dos estudantes internacionais, os egressos dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), parceiros da Unilab, vêm conquistando vagas significativas nos Programas de Pós-Graduação (2020-2021) de IES brasileiras. A exemplo de Sílvia Carvalho, natural de São Tomé e Príncipe, que conquistou uma vaga no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Pará (PPGBC/UFPA), e tantos outros que conquistaram o seu sucesso mundo afora.
De acordo com a pró-reitora da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer), Artemisa Monteiro, a equipe da pasta está acompanhando a mobilidade dos egressos internacionais, mapeado e produzindo relatórios individuais de todos os países parceiros da Unilab – tanto de estudantes ativos, formados e aprovados nos programas, a exemplo do Relatório de Guiné-Bissau (atualizado em maio 2021) que foi entregue ao presidente da República da Guiné-Bissau e ao seu representante do Ministério da Educação.
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