Nesta sexta-feira (27), Literatura feita na Unilab: Publicadora Palmartes realiza Saralive de lançamento

9ª edição da RAVU e Contação 16, 17 e 18 já estão disponíveis em publicadorapalmartes.blogspot.com

Data de publicação  24/08/2021, 10:18

O Laboratório de Publicação Digital – Publicadora Palmartes, projeto do curso de Letras registrado na Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex/Unilab) e coordenado pelo professor André Telles do Rosário (Instituto de Linguagens e Literaturas – ILL) lança, nessa sexta-feira (27), a 9ª edição da Revista de Arte Visual da Unilab (RAVU 9) e as Contações 16, 17 e 18 durante a Saralive, um sarau em versão remota. A transmissão acontece a partir das 16h pelo canal da Publicadora Palmartes no YouTube.

Todos os textos citados (edições de agosto de 2021) já estão disponíveis no site da Publicadora para download gratuito. O evento, além de apresentar as quatro publicações, promoverá debate e pocket show com Maklina Almeida, autora de “Conserto” (texto da Contação 16).

A Saralive é uma versão virtual criada a partir da Saravu, o Sarau de Apresentação da RAVU (e da Contação), para que o projeto continuasse funcionando mesmo durante a pandemia. Em agosto de 2021, o site da Publicadora completa um ano de existência – um marco que celebra a resistência e capacidade de adaptação do projeto, que lançou suas duas primeiras edições (dezembro de 2019) em versão impressa.

Desde o início do projeto, já foram publicados 269 criações entre poesia e mini-contos, e 18 contos – 287 textos literários produzidos e difundidos através da Unilab. Arte feita por gente do Brasil, de Angola, de Cabo Verde, da Guiné-Bissau, de Moçambique e de São Tomé e Príncipe – trazendo criações com todos os sotaques que fazem a universidade.

Revista de Arte Verbal da Unilab e Contações

A nona edição da Revista de Arte Verbal da Unilab (RAVU 9), contém criações de 46 autoras(es), entre graduandas(os) e professoras(es) do Ceará e da Bahia. A sequência dos poemas da RAVU 9 foi criada com o grupo que participou do Curso de Editoração para Publicação Digital de Literatura, oferecido pela Publicadora Palmartes entre julho e agosto deste ano.

As Contações 16, 17 e 18 trazem textos de autores com experiências anteriores de publicação pelo projeto. A Contação 16 traz Maklina Almeida com “Conserto”, uma narrativa curta com final alternativo para a história apresentada por Clarice Lispector em sua crônica “Por causa de um bico de bule rachado”. A Contação 17, “A estória de uma velha chamada Berço”, é um conto de Alcides de Amaral onde história e alegoria se confundem, num estilo construído em diálogo com outros autores moçambicanos, como Mia Couto. Já a Contação 18, “Cartas para Mira”, de Maiara Maia, é um conto epistolar, onde a narrativa é traçada em cartas.

Publique você também

A RAVU 10 e próximas edições da Contação serão lançadas em novembro deste ano. Todas(os) as pessoas que constituem a comunidade universitária – estudantes, servidores docentes, técnicos ou terceirizados – estão convidados a enviar seus escritos em arte verbal para a curadoria da Publicadora.

Basta enviar a criação para o e-mail publicadorapalmartes@gmail.com , informando o curso em que está matriculado (no caso do estudantes) ou divisão em que trabalha (no caso dos servidores) e nome ou pseudônimo do(a) autor(a).

Atualmente os trabalhos são tocados pelos(as) voluntários(as) Jonas Vieira, Maiara Maia e Maklina Almeida, pela colaboradora Ellenyce Santiago e pelos novos colaboradores integrados na última chamada: Áurea Cunha, Bianca Oliveira, Elivelto Gadelha, Kácia Natália, Kácia Sousa, Larissa Vitória de Oliveira, Luís Brion, Maria Alice Nogueira, Nágila de Oliveira, Pedro Capitango, Rafaelle Grandim, Ranyele Silva, Renara Novais, Vanessa Rodrigues, Wilson Turé. A equipe é coordenada pelo professor André Telles do Rosário.

Para mais informações, acesse a árvore de links da Publicadora Palmartes.

CONTEÚDO RELACIONADO