Gestão Inclusiva é destaque de ações no portal da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Data de publicação  25/08/2021, 11:05

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), a partir de iniciativa da Coordenação de Pesquisa (CPQ), lança três grandes avanços em termos de inclusividade e produtividade no atendimento aos usuários do portal desta Pró-Reitoria.

Inclusividade e Produtividade

O primeiro deles consiste na versão inicial do Assistente Virtual Balinu, um agente computacional inteligente que é capaz de interagir com usuários do portal da Proppg e orientar sobre diversas questões a respeito da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica. Até o momento, o agente foi treinado para responder cerca de 60 tipos de perguntas no contexto da pasta.

Funcionalidade – A equipe da CPQ pede que, caso haja alguma resposta não adequada do BALINU, que seja enviado email para os estudantes bolsistas: Cleiton da Silva (cleytonsylnas2002@gmail.com) e Michelle Alexandre (michellyalexandre18@gmail.com ).

O segundo diz respeito à incorporação no portal da Proppg de mecanismo de tradução de idiomas, desenvolvido pela própria equipe da CPQ. A opção de idiomas está disponível através do globo terrestre que fica no canto inferior esquerdo do portal. Atualmente, os idiomas disponíveis são: Inglês, Português, Italiano, Francês e Espanhol. “A ideia é iniciar um planejamento para que todos os sites de Programas de Pós-graduação possam ter esse recurso. Essa ação será conjunta: Coordenação de Pesquisa e Coordenação de Pós-graduação da Proppg,  juntamente com os colegiados dos cursos de mestrados“, destacou Allberson Dantas, professor e coordenador de Pesquisa da Proppg/Unilab.

O terceiro concerne à criação de bases de conhecimento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a respeito de todos os processos de gestão da CPQ, junto ao seu Painel de Processos. Assim, antes que um usuário dos serviços da coordenação crie seu processo no SEI, ele pode obter um detalhamento detalhado sobre o tipo de processo, através de sua Bases de Conhecimento.

Esses avanços demonstram a capacidade da universidade em inovar na gestão pública, utilizando exclusivamente recursos humanos da própria universidade. O professor Allberson Dantas destacou também que, tais iniciativas, bem como outras já desenvolvidas pela coordenação, estão inteiramente disponíveis para serem utilizadas por outros setores da Unilab.

Para Olavo Garantizado, professor e Pró-Reitor da Proppg/Unilab, as iniciativas visam, dentre outras razões, aumentar os índices de satisfação dos usuários dos serviços da Pró-Reitoria, bem como dar resolutividade às recomendações da auditoria interna da universidade. Ele afirmou que “o próximo passo na aplicação da ferramenta de tradução será aos portais dos programas de mestrado da Proppg“.

No contexto das alternativas que visem a inclusão facilitada de outros públicos aos serviços prestados pela Universidade, para a vice-Reitora da Unilab, Cláudia Carioca, elas “vão inteiramente de encontro com os propósitos de universalização preconizados no PDI da Unilab, além de que tais avanços servem como modelo, uma espécie de projeto piloto, que deve ser seguido por todas as unidades da instituição e constituir o portal da Unilab“, destacou a professora.

“A profissionalização da gestão universitária é uma necessidade emergente no ensino público superior no Brasil e que sua equipe de corpo gerencial da Unilab está inteiramente alinhada com tal propósito. Mais ainda, salienta que com bons direcionamentos institucionais e força de vontade, será possível lidar bem com a complexidade das necessidades atuais de reestruturação da Unilab e preparar terreno para o crescimento futuro da nossa Universidade” – Roque Albuquerque, Reitor da Unilab

Sobre a Proppg

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unilab, tem como finalidade a formulação e gestão das políticas institucionais para a implementação e incremento das áreas de pesquisa e pós-graduação, inovação e desenvolvimento, pautada na missão da universidade e na legislação vigente e tendo como horizonte a produção de conhecimento e desenvolvimento de pesquisas de qualidade.

Para estas novas ações, o agradecimento à toda equipe da Coordenação de Pesquisa nos avanços da gestão inclusiva, através das parcerias com demais servidores, colaboradores e estudantes da Unilab.

Equipe Coordenação de Pesquisa – Allberson Dantas, Renato Paiva, Pedro Lemos, Ivanyele Costa e Liana Bomfim.

Estudantes de Pesquisa – Lucas Silva, Michelle Andrade, Cleiton Silva, Antonio Uamba e Nsimba Ndombaxi.

Estagiários – Luís Ricardo Castro e Matheus Amorim.

Matérias relacionadas: Unilab inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026; Coordenação de Pesquisa da PROPPG apresenta o Portal de Processos de Gestão da Pesquisa.

Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO