Colabore com a pesquisa sobre fatores etiológicos do diagnóstico de enfermagem “Síndrome da Dor Crônica” [Covid-19]

Data de publicação  15/10/2021, 11:35

A pandemia da Covid-19, promoveu desdobramentos significativos no campo de estudos, pesquisas, análises de desenvolvimento de projetos, ações e outros assuntos diversificados em públicos, ambientes, mercados e outros. Através das intervenções dos pesquisadores, doutores e estudantes das universidades do Brasil e do mundo, o conhecimento da doença é importantíssimo para promoção de melhorias no futuro.

No contexto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, na região do Maciço de Baturité, no Ceará, o pesquisador Daniel Oliveira, estudante do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/Unilab), vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS), orientado pela professora Tahissa Frota Cavalcante, pós doutora em Enfermagem, busca levantar dados, através da pesquisa realizada junto à comunidade acadêmica, e analisar os fatores etiológicos do diagnóstico de enfermagem “Síndrome da Dor Crônica” em pessoas adultas pós COVID-19.

Trata-se de um estudo de caso controle, onde os participantes serão reunidos em dois grupos: o grupo caso (indivíduos infectados pela SARS-CoV-2 e com o diagnóstico de enfermagem Síndrome da Dor crônica) e o grupo controle (indivíduos infectados pela SARS-CoV-2 e sem o diagnóstico de enfermagem Síndrome da Dor crônica). Buscamos a participação de toda a comunidade acadêmica da Unilab, no Ceará e Bahia, incluindo alunos, professores e servidores.

Participe!
Se você já teve Covid-19 ou apenas sintomas que caracterizaram a doença e deseja contribuir, por gentileza poderia preencher a breve planilha abaixo. A pesquisa se concluirá por meio de uma rápida entrevista via telefone (15 minutos). Precisamos abordar um quantitativo de 198 participantes, para termos bons resultados! Sua colaboração é muito importante!

Sobre a pesquisa

Será considerado pessoas pós COVID-19 adultos que tiveram há pelo menos três meses de diagnóstico de infecção da SARS-CoV-2. A fase pós COVID-19, ainda pouco explorada, é caracterizada por dispneia, dores nas articulações, dores no peito, fadiga, mialgias, febres subjetivas, dores de cabeça.

Já são evidentes os relatos de sequelas neurológicas advindas da infecção por COVID-19 que indicam o envolvimento tanto do sistema nervoso central como sistema nervoso periférico. A Síndrome da dor crônica possui um contexto biopsicossocial que interage diretamente com fatores biológicos, psicológicos e socioeconômicos. O desenvolvimento de estudos sobre o diagnóstico de enfermagem Síndrome da Dor Crônica na fase pós Covid-19 são escassos e necessários. Até o momento, não há fatores relacionados e condições associadas para esse diagnóstico de enfermagem na Taxonomia da NANDA-I. Os participantes serão   submetidos   a   uma   entrevista telefônica quanto   aos   dados sociodemográficos,   história   clínica, medidas  antropométricas,  localização   e   intensidade  da   dor e investigação da sensibilização central.

Os dados serão analisados e relacionados com o surgimento do diagnóstico de enfermagem Síndrome da Dor Crônica para então ser produzida a dissertação de mestrado e posteriormente a sua publicação. A pesquisa tem o prazo de coleta até dezembro de 2021 e, especialmente, será publicada na North American Nursing Diagnosis Association International (NANDA-I).

CONTEÚDO RELACIONADO