Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Encerramento do curso de extensão do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem trouxe as abordagens em simulação clínica e vivência de pesquisa na França

Data de publicação  27/07/2023, 12:09
Saltar para o conteúdo da postagem

No dia 17, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE/Unilab) trouxe as experiências da professora e enfermeira, Ana Railka de Souza Kumakura, que atualmente leciona na Sorbonne Université (Paris, França), para o encerramento o ciclo de palestras do I Curso de Extensão “Aprimoramento na pesquisa em Enfermagem”, realizado entre os dias 12 a 17, no Campus das Auroras, em Redenção/CE.

Participantes do I curso de extensão do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unilab

Estiveram presentes ao evento: Thiago Moura, pró-reitor de Graduação (Prograd) e professor do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Lívia Barros, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (MAENF), docentes do ICS/PPGE, mestrandos e discentes dos cursos do ICS/Unilab e servidores da Unilab.

Encerrando o ciclo de palestras, enfermeira e professora da Sorbonne Université (Paris, França), Ana Railka Kumakura, explanou as temáticas: “Simulação clínica no ensino da enfermagem e nos cuidados em saúde” e “A vivência da pesquisa no exterior: experiências na França”, aos presentes. 

Segundo a coordenadora do PPGE, Lívia Moreira, a participação contemplou 82 inscritos, entre discentes da graduação e mestrado, como também docentes. Alcanço-se um público tanto da Unilab, como de outras instituições de ensino da região, como: a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica).

A Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-graduação do país, orientada pela Capes e realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica, avalia a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado, diante da necessidade de contínua atualização e capacitação para o desenvolvimento de pesquisas de qualidade na Enfermagem e alcance de uma boa avaliação/nota, o I Curso de Extensão em Aprimoramento na Pesquisa em Enfermagem da Unilab busca promover a melhoria da qualidade das pesquisas em enfermagem por meio do aperfeiçoamento dos conhecimentos científicos, tecnológicos e profissionais dos discentes e docentes da Enfermagem.

Ana Railka Kumakura, enfermeira e professora da Sorbonne Université (Paris, França)

Durante a programação do evento, a enfermeira Ana Kumakura, juntamente com, Jennara Nascimento, a coordenadora do PPGE, Lívia Moreira e o pró-reitor de Graduação, Thiago Moura, realizaram uma visita guiada aos laboratórios de Enfermagem, como também conhecer o projeto do laboratório de Simulação do ICS/Unilab, no campus das Auroras/CE. Foram apresentados os utensílios, equipamentos e materiais utilizados para capacitação dos estudantes da instituição.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Thiago Moura, uma ação positiva que possibilitou, na apresentação à pós-doc em Enfermagem, Ana Kumakura, receber sugestões e expor alternativas para melhoria na parte estrutural, material e nas práticas de capacitação, diante de sua experiências adquiridas ao longo da carreira e passagem pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na atual, na instituição que leciona, em Paris/França.

Visita guiada ao Laboratório de Simulação do ICS/Unilab, no campus das Auroras, em Redenção/CE.
Categorias
Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO