“Vulnerabilidade social no contexto da saúde nos países lusófonos” é tema do I Simpósio Internacional dos Países Lusófonos (Simpaluso) do Mestrado Acadêmico em Enfermagem (dias 7 e 8/12)

Data de publicação  17/11/2022, 10:28
Postagem Atualizada há 1 ano

O Mestrado Acadêmico em Enfermagem (MAENF), vinculado ao  Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) realiza o I Simpósio Internacional dos Países Lusófonos (Simpaluso), em parceria com a Universidade Lúrio (UniLúrio) – República de Moçambique, com palestrantes nacionais e internacionais,  nos dias 7 e 8 de dezembro, no formato on-line.

A primeira edição do Simpaluso apresenta o tema central “Vulnerabilidade social no contexto da saúde nos países lusófonos” e tem o objetivo de ser um espaço para compartilhamento de conhecimentos, experiências e debates sobre o direito a saúde frente aos desafios apresentados pelas vulnerabilidades sociais.

O evento é destinado a estudantes em formação técnica, de cursos de graduação e pós-graduação, docentes e toda comunidade científica que possua interesse nas temáticas ofertadas pelo evento.

Entre os temas e abordagens estão: O direito à saúde da população vulnerável: realidade brasileira; Desafios atuais na abordagem do Autismo; População privada de liberdade: estratégias de promoção de saúde; Saúde dos povos indígenas: o desafio da formação e educação de trabalhadores para atuação em contextos interculturais, entre outros em destaque. Confira a Programação!

Inscrições

No período de 14 a 30 de novembro, diretamente no site do evento (Isimpaluso). O evento gratuito é direcionada aos docentes, profissionais da área, estudantes de graduação e pós-graduação e do ensino técnico.

Conforme a comissão organizadora do Simpósio Internacional dos Países Lusófonos, será concedido certificação de participação de 20h.

Outras informações via email: (ppgenf@unilab.edu.br), pelo site do MAENF ou Instagram: @simpaluso

Sobre o MAENF

A área de concentração do MAENF-UNILAB é designada Saúde e Enfermagem no cenário dos países lusófonos. O curso tem como missão a formação de enfermeiros capacitados a desenvolverem atividades de ensino e pesquisa na área da Saúde e Enfermagem. O enfoque do curso está voltado à produção de conhecimento sobre práticas de saúde e o cuidado de enfermagem com diferentes grupos (indivíduos, famílias e comunidades), considerando o contexto epidemiológico, social, sanitário e de saúde presentes nos países lusófonos.

Para atender à missão, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PPGE/Unilab) tem como objetivo geral: produzir conhecimentos inovadores e socialmente relevantes na área de Saúde e Enfermagem no cenário dos países lusófonos, respeitando o rigor científico e os aspectos éticos da pesquisa.

Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO