Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Pesquisadores da Unilab e professores da rede pública apresentam a obra “Sociologia no chão de sala: investigações de vivências pedagógicas no Maciço de Baturité”, próxima quarta-feira (24)

Data de publicação  19/11/2021, 13:34
Postagem Atualizada há 2 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

No próximo dia 24 (quarta-feira), a partir das 10h, dentro da programação do II Encontro do Projeto de Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) “Vai à Escola” (de 23 a 26/11), a obra “Sociologia no chão de sala: investigações de vivências pedagógicas no Maciço de Baturité”, terá nova apresentação pelo canal UERN Vai à Escola no YouTube.

O composto foi organizado pela docente do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Joana Röwer, pela socióloga Brena Kécia Andrade de Oliveira e pelo cientista social, Newton Malveira Freire, além de ter sido prefaciado por Cristiano das Neves Bodart.

Confira o evento agendado

Lançamento

A obra “Sociologia no chão de sala: investigações de vivências pedagógicas no Maciço de Baturité” foi lançada no último dia 21 de outubro, diretamente no canal da editora Café com Sociologia, Youtube blog Café com Sociologia.com, especializada no lançamento de livros voltados para o ensino de Sociologia. O evento foi apresentado pelo professor e escritor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Cristiano Bodart, com a participação dos pesquisadores: Joana Röwer, Brena Oliveira e Newton Freire.

Evento de lançamento da obra com: Cristiano Bodart, Joana Röwer, Newton Freire e Brena Oliveira

Sobre a obra

O livro resulta de um esforço coletivo e colaborativo de docentes e discentes do curso de licenciatura em Sociologia da Unilab, vinculado ao Instituto de Humanidades (IH), unidades do Ceará, e de docentes de Sociologia das escolas públicas da região do Maciço de Baturité, dos municípios cearenses. Construído a partir de pesquisas, relatos de experiência e entrevistas, o conjunto dos textos registra o incremento a partir das primeiras turmas formadas em Sociologia, de profissionais dessa área, no sistema educacional na região do Maciço de Baturité tanto na docência como em espaços de gestão educacional, assim como em outros espaços formativos como ONGs; revela ações potencializadoras nas escolas da região e na formação de docentes decorrentes da interiorização e da internacionalização; os sentidos do ensino de Sociologia na região e da formação docente; a proficuidade do engajamento entre escola e universidade e da existência de programas como o Residência Pedagógica (PRP/Unilab).

Como escreve a professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen/Unilab), Elisângela André da Silva Costa, na orelha do livro: “Escrito por muitas mãos e a partir do diálogo entre diferentes sujeitos, a obra lança luzes sobre situações-limite e inéditos viáveis que atravessam a experiência de professores e estudantes no contexto das escolas públicas e reforça o compromisso coletivo com uma educação emancipatória”. E o professor Cristiano Bodart (UFAL), no prefácio: “Sendo aprender e ensinar Sociologia tarefas sob constantes ameaças, a feitura dessa obra é também um ato de resistência […] de resistências empreendidas na região do Maciço de Baturité, mais especificamente por docentes, pesquisadores e discentes da universidade e das escolas. Por conta de agente sociais como esses que podemos afirmar que: a SOCIOLOGIA RESISTE!”.

Participam da obra 24 pessoas, entre autores e autoras entre docentes e discentes do curso de Sociologia da Unilab, nas unidades do Ceará, além dos docentes de Sociologia das escolas públicas do Maciço de Baturité e de 11 professores na comissão científica do livro (sendo a maioria docentes da Unilab)

O livro ainda conta na capa com uma ilustração do artista André Dias Araújo que retrata a cidade de Redenção. Esta arte faz parte do acervo da exposição virtual do grupo Diálogos coordenado pelo professor Eduardo Gomes Machado, que gentilmente cederam a imagem.

Sobre os pesquisadores

Joana Elisa Röwer, licenciada em Sociologia, bacharel em Ciências Sociais, doutora em Educação pela UFSM. Professora adjunta do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (IH/Unilab), campi do Ceará. Ministrando as disciplinas de: Estágio Supervisionado III; Políticas Educacionais, curriculares e descolonização dos currículos no curso de Sociologia, como também, a oficina de Metodologias de Pesquisa II – Métodos e Técnicas Quantitativas para o curso de bacharelado em Humanidades (BHU).

Brena Kécia Andrade de Oliveira, bacharel em Humanidades e licenciada em Sociologia pela Unilab/CE. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Professora-formadora em Ciências Humanas na Secretaria Municipal de Educação (SME) do Município de Guaiúba/CE.

Newton Malveira Freire, mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Sociologia, graduado em Ciências Sociais com título de bacharel e licenciatura plena., além de ser funcionário público estadual, atuando na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE).

Professores da Unilab

Elisângela André da Silva Costa, professora do Icen/Unilab, responsável pelas disciplinas: Práticas Educativas II, no curso de licenciatura em Ciências Biológicas; Didática, no curso de licenciatura em Física; Política Educacional, Estágio em Docência e Seminários do Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts/Unilab).

Sobre o II “Encontro do Projeto de Extensão UERN Vai à Escola”

A segunda edição do “Encontro do Projeto de Extensão UERN Vai à Escola” será realizado entre os dias 23 e 26 de novembro discutindo o tema “Educação pública e pobreza: (re)existências no cenário pandêmico”. O evento, totalmente gratuito, será transmitido pelo canal UERN Vai à Escola no YouTube e pela plataforma Google Meet.

II Encontro do Projeto de Extensão UERN vai à escola
Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO