Grupo de pesquisa Bio-Sal é premiado em encontro internacional de agricultura irrigada

Ainda nesse evento, a Unilab, por meio do Bio-Sal, obteve 4 artigos selecionados para serem publicados em periódicos

Data de publicação  15/12/2021, 13:08

O Grupo de Pesquisa em Fertilizantes e Salinidade (Bio-Sal), vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) da Unilab, levou o primeiro lugar pelo trabalho “Crescimento inicial de plântulas de beterraba sob estresse salino em diferentes substratos” na sétima edição do Inovagri Internacional Meeting, evento do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri), ocorrido entre os dias 8 a 10 de dezembro.

O evento teve a participação de 80 pesquisadores nacionais e internacionais renomados, técnicos, estudantes, produtores, empresas públicas e privadas, além de apresentações científicas em formato Oral e Pôster. O trabalho citado foi apresentado na modalidade oral e desenvolvido durante o semestre 2021.1 na disciplina de Salinidade, e é de autoria dos estudante Girna dos Santos Oliveira, Samuel de Oliveira Santos, Francisco Géferson da Silva Lima, Maria Talita da Silva Rodrigues e Rodrigo Paulino da Silva, todos da graduação em Agronomia da Unilab. A orientação é do professor Geocleber Gomes de Sousa (IDR/Unilab).

A estudante Girna dos Santos Oliveira (graduanda em Agronomia pela Unilab e membro do Bio-Sal) em apresentação virtual da pesquisa vencedora.

A pesquisa premiada concorreu com outros 160 trabalhos, inscritos por instituições tais como a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus Sobral e Iguatu).

Ainda nesse evento, o Bio-Sal obteve 4 artigos selecionados para serem publicados em periódicos, com autorias diversas e orientação realizada pelo professor Geocleber Gomes de Sousa: “Uso de cobertura morta e água salina na produtividade da cultura do milho”, “Água salina e adubação fosfatada na cultura do amendoim”, “Estressa salino e lixiviação na cultura do feijão-Caupi” e “Estresse Salino e Ambiência na Cultura do Maracujazeiro Amarelo”.

Professor Geocleber Gomes de Sousa e o grupo de pesquisa, no dia da gravação de vídeos para o evento. Graduação: Bruna Gadelha, José Manuel, Antônia Franciany, Mirele Germano, Tamires Conceição, Geovana Ferreira Goes, Francisco Hermeson Costa, Paulo Bumba. Pós-graduação/Engenheira Agrícola(UFC): Hendenson Castelo Sousa e Carla Ingridy Lessa.

CONTEÚDO RELACIONADO