Exposição reúne obras de artistas da Unilab no Museu de Arte da UFC
“Corpo, Território, Continente” fica exposta ao público no MAUC/UFC de 01 a 25 de fevereiro de 2022.
Tomar o território como corpo, e o corpo como território, considerando as relações África-Brasil e a diversidade de linguagens artísticas visuais. Essa é uma das premissas que orienta a curadoria de “Corpo, Território, Continente”, primeira exposição coletiva a reunir, em museu externo à instituição, obras de artistas das três categorias (docentes, discentes e servidores técnicos) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) no Ceará. A abertura oficial da exposição acontece nessa terça-feira (01), a partir das 19h, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC/UFC), local onde as obras permanecerão disponíveis à visitação até o dia 25 de fevereiro. O MAUC localiza-se à Avenida da Universidade, número 2854, no bairro do Benfica, em Fortaleza.
A curadoria foi realizada pelos artistas e professores Joana D’Arc (Instituto de Humanidades – IH) e Ricardo Nascimento (coordenador de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão Arte e Cultura – Proex) com suporte técnico do servidor Nixon Araújo (também artista plástico em exposição na mostra). Dentre os trabalhos, estão reunidas pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, fotoperformances, instalações, arte têxtil, colagem, coletânea e audiovisual. As obras selecionadas articulam conceitualmente a presença do corpo como suporte da obra, questão, plataforma e dispositivo poético e político; nelas, temáticas como identidades e representatividades estão latentes. A produção e logística é organizada pela Proex.
Segundo Ricardo Nascimento, a parceria entre o MAUC (na pessoa de sua diretora, Graciele Karine Siqueira) e a Unilab já vinha sendo tratada há cerca de um ano para garantir a execução desse evento. “Enquanto coordenador, já vinha pensando na promoção dos artistas visuais da cidade. (O MAUC) É um lugar privilegiado, tem um histórico e uma presença especial na cidade enquanto museu de arte. A gente merecia um lugar de destaque para fazer essa exposição. (…) Se há algo que representa bem a marca e a missão da instituição, é a arte e cultura. A universidade pode ser explicada a partir daí – embora a gente nunca tenha tido uma política cultural definida para a universidade. Parte da nossa política é justamente trazer essa percepção (de relevância da arte e cultura) através de ações como essa, em que os artistas da comunidade se juntam para produzir algo importante.”
São artistas convidados(as) pela curadoria: as professoras Rosália Menezes, Danielle Ellery (que apresenta obra em parceria com Márcio Câmara), Matilde Ribeiro, Jo-Ami; os servidores Nixon Araújo e Rosana Braga Reis (que apresenta obra em parceria com Tuan Fernandes); e os(as) estudantes Geysa Moura, Harley Almeida, Nixon Guerra, Matheus Felipe, Luan Rodrigues.
Segundo Joana D’Arc, professora vinculada ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab) e curadora da mostra, a seleção dos discentes foi feita através de abertura de edital; já o convite a professoras e servidores aconteceu por meio da “força poética de trabalhos que já tinham sido exibidos”. Trata-se de obras que têm por tema ou suporte “um corpo diaspórico, ou seja, um corpo em trânsito, que desenha no espaço a sua própria existência”. A exposição conta com trabalhos inéditos ou não.
Para muitos(as) dos(as) expositores(as) envolvidos, a exposição “Corpo, Território, Continente” trata-se de um momento único na carreira como artista. O estudante Matheus Santana, estudante de Agronomia pela Unilab, apresentará na mostra sua série de pinturas entituladas “Eu vim da Diáspora”, um conjunto de 5 quadros baseados em arquétipos de Orixás e também em corporeidades de amigos próximos . “Antes, eu expus no Festival de Cultura da Unilab, mas no Museu é a primeira vez.” Segundo ele, a relação com exposições proporcionadas pela Unilab foi o que lhe proporcionou identificar-se: “(no Festival de Culturas) foi a primeira vez que me vi reconhecido como artista!”, comenta.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Bailinho Tererê da Unilab: folia e alegria da criançada ganham as ruas de Redenção/CE, nesta quinta-feira (8). Participe!
- Inscrições abertas para 40 vagas no curso on-line: “Mulheres Africanas, Gênero e Justiça Reprodutiva nas Epistemologias Afrocêntricas”
- Proex divulga o Resultado Final da seleção de bolsistas do Programa de Bolsa de Extensão, Arte e Cultura (PIBEAC 2024) – Edital nº 01/2023
- Exposição Multissensorial “Angola Resiste + Pluriverso” segue até dia 02/12, em Fortaleza (CE)
- Divulgado resultado preliminar para bolsistas do VII Festival das Culturas da Unilab