Publicadora Palmartes lança no dia 11/02 Revista de Arte Verbal da Unilab (RAVU) 11 e quatro edições da série Contação

Data de publicação  09/02/2022, 14:06

A Publicadora Palmartes lança durante a VII Saralive, na próxima sexta-feira (11/02),  às 16h, a 11ª edição da  Revista de Arte Verbal da Unilab (RAVU) e, ainda, quatro edições da série Contação (edições número 23, 24, 25 e 26). A transmissão do evento acontece pelo canal da Palmartes, no YouTube. O evento também terá uma conversa com a poeta Ciciliane Bezerra, formada em Serviço Social e em Letras -Língua Portuguesa (pela Unilab). Ela possui vários poemas publicados na RAVU e foi voluntária da Palmares, com atuação no início do projeto, que foi fundamental para a consolidação da publicadora.

O Saralive é aberto a toda comunidade e o lançamento das edições de fevereiro da publicadora Palmartes – a RAVU 11 e contações – estarão disponíveis para baixar gratuitamente no site: publicadorapalmartes.blogspot.com.

RAVU

A 11ª edição da RAVU possui 53 criações de autores/as unilabianas/os, um recorde alcançado pela publicação. Participam dela graduandas/os e graduadas/os, mestrandas/os e mestres, além de docentes e TAEs dos dois estados-sede da Unilab e de todos os países parceiros da universidade.

Das 37 publicações lançadas até agora, apenas as duas primeiras edições, de dezembro de 2019, foram impressas. Elas foram lançadas em um Sarau de apresentação da RAVU e da contação, o Saravu. As demais edições da Revista e 25 contos da série foram realizados e divulgados virtualmente, por conta da pandemia.

Desde o início do projeto, já foram publicadas 368 criações – entre poesia e prosa – nas RAVUs e 26 contos na Contação, com 394 textos literários produzidos e difundidos através da Unilab. São artes feitas por pessoas do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, trazendo criações com diversos sotaques que fazem parte da universidade, inclusive o crioulo de Guiné-Bissau e de Cabo Verde. .

Toda RAVU é editada com poemas e prosas enviados para o e-mail da Publicadora Palmartes. Em cada edição, há o cuidado de se construir uma sequência significativa com os textos, compreendendo o que as colaborações têm em comum e colocando-as juntas para dialogarem, criando, assim, uma poesia coletiva.

CONTAÇÃO 23, 24, 25 e 26

Além da RAVU 11, o lançamento do dia 11/02 inclui quatro edições da série Contação:

A Contação 23 – Os anos dourados da Escola Portuguesa, de Ivanick Lopandza.

A Contação 24 – Maria Augusta – O amor e os desafios da vida, de Maiara Maia.

A Contação 25 – Ensaio Fotográfico, de Bruna Ataíde Lopes.

A Contação 26 – E aquela Mangueira?, de Crasimir Sambé.

Próximas publicações

Os interessados em participar das próximas publicações da publicadora Palmarte – a RAVU 12 e mais edições da Contação – devem enviar suas criações literárias, em poesia ou prosa, para o e-mail publicadorapalmartes@gmail.com,  dizendo no e-mail o curso que frequenta (ou divisão em que trabalha), nome (ou pseudônimo, se preferir). A publicadora produz edições de literatura, com arte verbal produzida por estudantes, docentes, TAEs e terceirizados/as da Unilab. As próximas edições da Publicadora Palmartes serão lançadas no primeiro bimestre do próximo semestre letivo, em maio deste ano.

Publicadora Palmartes

O Laboratório de Publicação Digital – Publicadora Palmartes é um projeto de extensão da Unilab. Atualmente os trabalhos da publicadora são tocados pela bolsista Pibeac Rafaelle Grandim; pela voluntária Maira Maia; pelos colaboradores/as Gabriel Holanda, João N´bundé, Maria Alice Nogueira, Pedro Capitango, Vanessa Fuma, Wilson Turé; e pelos professores coordenadores do projeto André Telles do Rosário e Carlos Bezerra.

Todas as plataformas da Publicadora estão reunidas neste linktree: linktr.ee/publicadorapalmartes

CONTEÚDO RELACIONADO