Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Publicadora Palmartes lança a 12ª edição da Revista de Arte Verbal da Unilab (RAVU) e três edições da série Contação

Data de publicação  08/07/2022, 09:14
Postagem Atualizada há 2 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A equipe da Publicadora PALMARTES divulga a nova edição (12) da Revista de Arte Verbal da Unilab (RAVU) e edições do CONTAÇÃO 27, 28 e 29, que estão disponíveis gratuitamente para baixar no site da PALMARTES.

RAVU e CONTAÇÃO – 41 (Edições no site)

A 12ª edição da Revista de Arte Verbal da Unilab – RAVU 12, contém 38 criações de autoras/es unilabianas/os em 57 páginas. A novidade desta edição é trazer dois poemas com suas respectivas traduções, feitas pelos próprios autores – do crioulo da Guiné e do espanhol para o português.

Das 41 publicações lançadas até agora, apenas as duas primeiras edições, de dezembro de 2019, foram impressas – lançadas num sarau, o Saravu, o Sarau de Apresentação da RAVU (e da CONTAÇÃO). As demais onze edições da Revista, e 28 contos da série – 39 publicações – foram realizadas e divulgadas virtualmente desde agosto de 2020.

Estrutura da Palmartes (Quem somos e como trabalhamos)

Neste ano de 2022 estamos contando com uma bolsista do Programa de Bolsas de Extensão, Arte e Cultura (Pibeac), a editora Rafaelle Grandim, escolhida em seleção pública no final do ano passado. Também entrou para o projeto o professor Carlos Eduardo Bezerra, do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL/Unilab), como vice-coordenador.

Rafaelle foi a editora da RAVU 12 e das três histórias publicadas na CONTAÇÃO, fez tudo, desde o contato com as/os criadoras/es por email até o lançamento na internet – sendo auxiliada nessa tarefa pela equipe de edição, composta por João N’Bundé, Mansambu Ukaka e Vanessa Rodrigues Fuma.

Toda a divulgação do projeto nas redes sociais também é feita pelas/os estudantes, sob a coordenação da voluntária Maiara Maia, contando com a ajuda de Maria Alice Nogueira (responsável por nossa conta no TikTok) e Gabriel Holanda.

Todas nossas edições, bem como os links para nossos site, Instagram, canal do Youtube, TikTok e perfil no Linkedin podem ser acessados a partir deste endereço: linktr.ee/publicadorapalmartes.

A estrutura da Publicadora Palmartes, além dos setores de Edição e Divulgação, conta também com uma equipe de Acervo, comandada por Wilson Miguel Turé e Pedro Capitango – responsáveis por compilar e sistematizar o material já publicado, com vistas a gerar subsídios tanto para a Divulgação, como informações para notícias e posts, quanto para a Edição, com a seleção de poemas e prosas para futuros novos projetos editoriais.

A coordenação deste projeto de extensão está a cargo do professor André Telles do Rosário, do setor de Teoria de Literatura dos campi do Ceará, que recém retornou (na semana passada) de uma licença capacitação entre abril e junho, quando estudou Design Gráfico, E-books e Escrita Criativa.

NOVIDADE

A Publicadora, para o semestre que vem, ofertará – a partir de setembro de 2022 – o curso de “Introdução ao Mundo do E-Book”, aberto tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo, ministrado pelo professor coordenador do projeto. O objetivo é aprender e preparar juntos edições em e-pub, para disponibilizar na Amazon até o início do ano que vem.

A quem tiver interesse em participar, pedimos que fiquem atentas/os a nossas plataformas na internet. No início de 2022.1, em setembro que vem, divulgaremos a abertura de inscrições.

MAIS DE 400 TEXTOS EM PROSA E POESIA PUBLICADOS

Desde o início do projeto, já foram publicados 408 criações entre poesia e prosa nas RAVUs, e 29 contos na CONTAÇÃO – 439 textos literários produzidos e difundidos através da Unilab. Arte feita por gente do Brasil, de Angola, de Cabo Verde, da Guiné-Bissau, de Moçambique e de São Tomé e Príncipe – trazendo criações com todos os sotaques que fazem nossa universidade, inclusive em Crioulo da Guiné e de Cabo Verde.

Toda RAVU é editada com poemas e prosas enviados para o e-mail da Publicadora Palmartes – todos poemas e prosas literárias recebidos, feitos por gente que está ou já passou pela Unilab, são publicados. Em cada edição, há o cuidado de se construir uma sequência significativa com os textos, compreendendo o que as colaborações têm em comum e as colocando juntas para dialogarem, criando uma poesia coletiva.

CONTAÇÃO 27, 28 e 29

Além da RAVU 12, foram lançadas, também, três edições da série CONTAÇÃO.

A CONTAÇÃO 27, de Thomaz Heverton dos S. Pereira, “A paga” nos traz um personagem intrigante vivendo uma situação de sofrimento inusitada.


A CONTAÇÃO 28, de Júlio Leite Infau, “A morte da mãe do lobo” nos conduz a uma tradição dos rituais de morte, com uma reviravolta de personagens ícones no mundo das histórias.

A CONTAÇÃO 29, de Ezequiel Quirino, “Através da parede” apresenta uma linguagem ímpar e uma narrativa cativante envolvida em conflitos sociais amplos e ao mesmo tempo tão particulares.

Os três autores fazem suas primeiras participações na série.

PUBLIQUE VOCÊ TAMBÉM

Estamos esperando seu texto. Publique você também seus poemas e sua prosa! Coloque sua arte no mundo, vem pra roda.

A Publicadora Palmartes produz edições de literatura, com a arte verbal produzida por estudantes, docentes, TAEs e terceirizadas/os da Unilab. Você que faz parte da comunidade universitária, bora publicar, a casa é sua.

Envie suas criações para o e-mail publicadorapalmartes@gmail.com, dizendo no e-mail o curso que frequenta (ou divisão em que trabalha), seu nome (e pseudônimo, se preferir).

As próximas publicações da Publicadora Palmartes – a RAVU 13 e mais edições da CONTAÇÃO – serão lançadas no próximo semestre letivo, provavemente no final de outubro deste ano.

A Convidatória chamando oficialmente para o envio de textos autorais será divulgada na segunda quinzena de setembro. Mas você não precisa esperar, pode enviar já – sempre estamos recebendo contribuições literárias autorais em poesia e prosa, bora publicar!

Serviços

O Laboratório de Publicação Digital – Publicadora Palmartes é um projeto de extensão da Unilab.

Todas as plataformas e publicações da Palmartes estão reunidas neste linktree: linktr.ee/publicadorapalmartes

RAVU 12 + CONTAÇÃO 27, 28 e 29 (e todas as edições anteriores) – estão disponíveis para baixar gratuitamente em: publicadorapalmartes.blogspot.com

e-mails: publicadorapalmartes@gmail.com

insta/face: @publicadora.palmartes

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO