Cine Debate Gere apresenta o documentário “Um Lugar Para Todo Mundo”

Para participar, é necessário realizar inscrição prévia via formulário eletrônico.

Data de publicação  18/03/2022, 11:27

O que significa inclusão? É a partir dessa pergunta que o Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação (Gere – Uece/Unilab) propõe um debate centrado no Dia Internacional da Síndrome de Down, data oficializada em 21 de março. Para isso, no dia 22 de março (terça-feira), a partir das 18h30, o projeto realizará um cine-debate a partir do documentário “Um Lugar Para Todo Mundo” através da plataforma Google Meet. Para participar, é necessário preencher formulário de inscrição.

A exibição do filme será seguida por um debate conduzido por Alda Sousa, docente da Unilab, e mediado por Lilian Melo, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), visando refletir sobre a inclusão de pessoas com deficiência nas instituições educativas, partindo da perspectiva do grupo de que “acolher, respeitar, acreditar, potencializar experiências  devem ser práticas constantes em todos os espaço de vida social  das crianças e jovens em suas diferenças, dentre os quais, na escola”.

“Um Lugar Para Todo Mundo” é um documentário com 1h43 de duração, dirigido por Olivier Bernier e lançado em 2021, nos Estados Unidos. O longa-metragem conta a história de Emílio, uma criança de 3 anos de idade com Síndrome de Down e que está pronto para iniciar sua vida escolar. A trama real aborda os desafios enfrentados por Emílio e sua família na busca por um escola que consiga aceitá-lo e, de fato, inclui-lo.

Qualquer dúvida sobre o evento pode ser encaminhada pelo e-mail gere.unilab.uece@gmail.com ou pelo direct do perfil do Gere no Instagram.

CONTEÚDO RELACIONADO