Minicurso debate consequências da Guerra na Ucrânia para a geopolítica internacional, com foco no Brasil e na África. Inscrições abertas!

Inscrições abertas! Evento é presencial, ocorrendo no auditório 1, do Campus das Auroras (CE).

Data de publicação  28/03/2022, 15:10

O projeto de extensão “Cenários Internacionais e Geopolítica Contemporânea” oferta, no dia 1º de abril (sexta-feira), nos dois turnos, um minicurso presencial entitulado “O colapso da globalização unipolar, a guerra na Ucrânia e o choque de civilizações: perspectivas Brasil e África nas novas rotas da seda”. O encontro é presencial, ocorrendo no auditório 1 do Campus das Auroras (Redenção-CE), das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. São 40 vagas; para inscrever-se, é necessário mandar e-mail para andrealvesdelima@unilab.edu.br.

O evento terá participação do professor Sebastião André Alves de Lima, coordenador do projeto de extensão Cenários Internacionais e Geopolítica Contemporânea e organizador do evento, além dos bolsistas Eduardo Sala e Imo Márcio, graduados no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e estudantes do Curso de Sociologia da Unilab.

A partir de uma perspectiva de análise na área da geopolítica e da sociologia das relações internacionais, o minicurso objetiva expor as possíveis consequências da guerra na Ucrânia para a alteração do cenário geopolítico e geoeconômico mundial. As potências orientais, principalmente a China e a Rússia, já despontavam como nações hegemônicas na construção de um mundo multipolar, intensificado com o conflito na Ucrânia. No evento, pretende-se problematizar questões, tais quais: como o Brasil e a África se ajustarão ao novo paradigma internacional? Quais as implicações da guerra na Ucrânia para o colapso da globalização e ocidentalização do mundo? De que forma a guerra na Ucrânia pode ser compreendida como um choque de civilizações?

CONTEÚDO RELACIONADO