Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Professor e estudante egresso da Unilab lançam livro “Racismos, Intolerâncias e Ativismos” na próxima terça-feira (17)

Data de publicação  11/05/2022, 14:37
Postagem Atualizada há 7 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

O professor Patrício Carneiro Araújo, do bacharelado em Antropologia (Unilab), coordenador do “Tierno Bokar: núcleo de pesquisas e estudos sobre o fenômeno religioso” (Unilab/CNPq), e o docente Ozaias da Silva Rodrigues, egresso do Mestrado em Antropologia da Unilab/UFC, atualmente doutorando em Antropologia Social na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), farão o lançamento do e-book intitulado Racismos, Intolerâncias e Ativismos. Eles são os organizadores do livro, que contou com a colaboração de autores e autoras de diferentes regiões do Brasil. A cerimônia será realizada de forma remota, com transmissão pelo canal da Proext/Unilab no YouTube, no dia 17 de maio, a partir das 14h.

O livro trata, entre outras coisas, de casos de violência contra as expressões religiosas afro-indígenas e afro-brasileiras no Brasil, além de mostrar casos felizes de convivência entre diferentes religiões.

Além dos autores e autoras, e evento contará com uma palestra do professor Lívio Silva Santos, babalorixá do Terreiro das Salinas (Ilê Axé Ayabá Omim), de São José da Coroa Grande/PE, que no  mês de janeiro de 2022, teve seu terreiro quase completamente destruído por um incêndio criminoso, até agora não solucionado pelas autoridades policiais locais.

Segue a programação prevista, que pode ser acompanhada pelo canal do Youtube da Proext/Unilab:

14h às 14h30 – MESA INSTITUCIONAL

– Profa. Dra. Denise Costa Cruz (Coordenadora do Bacharelado em Antropologia/Unilab);

– Prof. Dr. Francisco Vitor Macedo (pela Coordenação do “Tierno Bokar: núcleo de pesquisas estudos sobre o fenômeno religioso” – Unilab/CNPq);

– Prof. Ms. Ozaias da Silva Rodrigues (Unilab/UFAM);

– Prof. Dr. Patrício Carneiro Araújo (Unilab).

14h30 às 15h30 – MESA DE LANÇAMENTO

– Prof. Dr. Patrício Carneiro Araújo (Organizador e Coordenador do “Tierno Bokar: núcleo de pesquisas estudos sobre o fenômeno religioso” – Unilab/CNPq);

– Prof. Ms. Ozaias da Silva Rodrigues (Organizador – Unilab/UFAM).

– Prof. Dr. Rosenilton Silva de Oliveira (FE/USP);

– Gabriel Freitas de Sousa Karão-Jaguaribara (Mestrando/Unilab);

– Profa. Ms. Patrícia Cerqueira dos Santos (FE/USP);

– Prof. Ms. Ronan da Silva Parreira Gaia (USP);

– Prof. Ms. Rogério Santos Souza (UFRB);

– Lúcia Butel Tavares (UFAM).

15h30 às 16h30 – PALESTRA

– Prof. Lívio Silva Santos, babalorixá do Terreiro das Salinas (Ilê Axé Ayabá Omim), de São José da Coroa Grande/PE

16h30 – ENCERRAMENTO

O livro pode ser acessado e baixado gratuitamente neste link  e toda a comunidade universitária está convidada para acompanhar a cerimônia e participar através dos comentários no chat. Todas as questões encaminhadas serão repassadas aos autores, autoras e palestrantes, que irão responder em tempo real às questões colocadas. O link para acompanhar o evento é https://bit.ly/3nIdguQ.

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO