Minicurso “Estado, Neoliberalismo e Democracia – O Projeto de Subdesenvolvimento no Brasil e nos Palops” será nesta quarta-feira (1º), no Campus das Auroras, em Redenção/CE
No próximo dia 1º de junho (quarta-feira), a partir das 13h30, no Auditório 01 do Campus Auroras, em Redenção/CE, promoverá a nova atividade do Minicurso: Estado, Neoliberalismo e “Democracia” – o Projeto de Subdesenvolvimento no Brasil e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (acrónimo PALOP – é a designação dada aos países africanos que têm a língua portuguesa como oficial).
O evento é organizado e ministrado pelo professor Sebastião André Alves de Lima, do Curso de Sociologia, vinculado ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab), e coordenador do projeto de extensão Cenários Internacionais e Geopolítica Contemporânea.
Inscrição
São 60 vagas. Os interessados deverão encaminhar sua solicitação para o e-mail: (andrealvesdelima@unilab.edu.br).
Sobre o minicurso
Esta atividade é o segundo módulo sobre os processos de formação dos regimes democráticos no Brasil e nos PAPOLS, bem como no tocante às causas das rupturas constitucionais e nas instituições democráticas nesses países. Neste segundo módulo será analisado como as elites políticas e econômicas, nacionais e internacionais, usam as instituições do estado para limitar ou impedir a boa governança em termos de políticas públicas e democracia. A formulação e a implementação de políticas neoliberais desponta como projeto permanente de subdesenvolvimento na América Latina e na África. No entanto, tal projeto de subdesenvolvimento e pobreza não é recente; remonta ao período de constituição dos estados nacionais nas referidas regiões. Explicar esse processo é o objetivo do minicurso.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Abertas inscrições para minicurso sobre Estado, Neocolonialismo e Educação, evento que ocorre dia 29/06, às 13h30, no auditório de Auroras (CE)
- Minicurso debate consequências da Guerra na Ucrânia para a geopolítica internacional, com foco no Brasil e na África. Inscrições abertas!
- Projeto de extensão e curso de Sociologia promovem debate sobre origens da guerra na Ucrânia dia 08/03, às 15h