Semana de Antropologia acontece nos dias 12 a 14 e julho, em Redenção (CE)

Data de publicação  28/06/2022, 12:54
A quarta edição da Semana de Antropologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) acontece nos dias 12 a 14 de julho, em Redenção (CE). Este ano, o evento traz o tema “Fazendo Antropologias e criando territórios possíveis nas Áfricas e nos Nordestes do Brasil”, a partir do qual se pretende dar continuidade aos envolvimentos gestados, mobilizando encontros e esforços colaborativos entre docentes, discentes e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação (Bacharelado e Mestrado) em Antropologia da Unilab, no Ceará. Isso, inclusive, no que se refere às parcerias entre a Unilab e outras instituições do PALOP e do Nordeste do Brasil.

A IV Semana de Antropologia da Unilab parte de questões e movimentos plurais que se conjugam com as antropologias criativas, pensando realidades próprias aos Nordestes do Brasil e às Áfricas com que mantemos estreito diálogo e colaboração. Evocamos composições capazes de inventar mundos e habitar territórios possíveis, de modo a compartilhar novos planos de voos, que incluam as mais diversas produções e engendramentos de vidas. Questiona-se, então:

– Que outros processos de rostificação, mapas e produções contemporâneas, entre as Áfricas e os nordestes do Brasil, escapariam da oficial e fatalista narrativa hegemônica e racista dominante no imaginário social?

– Como pensar-fazendo uma antropologia plural, ética e política num mundo em ruínas e insustentável criado por este modelo e lógica de vida capitalista que tem produzido tanta morte?

– Como as Áfricas e Nordestes do Brasil têm encontrado formas de se relacionar com o mundo?

INSCRIÇÃO AQUI!

Confira a programação do evento:

CONTEÚDO RELACIONADO