No dia 8/12, docente da Unilab lança livro “Os futuros portugueses: um estudo antropológico sobre a formação de especialistas coloniais para Angola (1950-1960)”
Na próxima quinta-feira, 8 de dezembro, às 18 h, será lançado o livro Os futuros portugueses: um estudo antropológico sobre a formação de especialistas coloniais para Angola (1950-1960), da pesquisadora e docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Carla Susana Alem Abrantes. O lançamento será no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC). O evento vai contar com um bate papo entre a autora e o pesquisador Luís Tomás Domingos.
A obra é um estudo sobre a Escola Colonial e a formação de especialistas nos problemas coloniais no contexto português permite conhecer o passado e as bases sobre as quais se assentaram saberes para a manutenção da desigualdade. Essa aproximação contribui para se entender a ruptura entre o “pré” e o “pós”-colonial de forma mais controlada, identificando as relações entre ciência, ensino e administração. O Estado colonial é apresentado como uma “zona de contato”, um campo de possibilidades de representação de populações e de um Estado responsável por nomeá-las; um campo que teve sua própria história e que se constituiu na dependência dos objetos da ação e dos campos de poder a ele conectados.
A partir do diálogo entre quadros da tradição antropológica e dados de campo coletados entre 2007 e 2010, este livro apresenta as reformas no colonialismo português tardio como parte de um processo de assimilação que imaginou os povos em Angola como portugueses no futuro.
“A autora nos propõe — no que não deixa de ser uma viagem ao coração das trevas — uma visita ao âmago do poder e da dominação que se aplana e banaliza, mas não oculta, na folhagem acadêmico-burocrática e cinzenta das dissertações dos futuros agentes da administração colonial portuguesa na década de 1950”, aponta Cristiana Bastos, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Carla Abrantes e Luís Domingos
Carla Susana Alem Abrantes é doutora e mestre em Antropologia (Museu Nacional-UFRJ), com graduação em Administração de Empresas (UNA-BH). Atualmente é professora de Antropologia do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), atuando na graduação (Bacharelados em Humanidades e Antropologia) e no Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA-UFC/Unilab). Foi investigadora visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL) em 2009-2010.
Luís Tomás Domingos possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Antropologia e Sociologia da Política pela Universidade de Paris 8. Atualmente é professor do Instituto de Humanidades, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira (Unilab) e também do Programa de Pós- Graduação em Antropologia UFC/Unilab. É ainda membro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-Ter) e da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER).
LANÇAMENTO
8 de dezembro, às 18 horas
Bate papo com Carla Susana Alem Abrantes e Luís Tomás Domingos
Local: ADUFC – Av. da Universidade, 2346 – Benfica, Fortaleza-CE
INFORMAÇÕES
Os futuros portugueses: um estudo antropológico sobre a formação de especialistas coloniais para Angola (1950-1960)
Carla Susana Alem Abrantes
Mórula Editorial
Páginas: 324
Dimensões: 140 x 210 x 17mm
ISBN: 978-65-81315-13-9
Preço de capa: R$ 40
Página do livro: https://morula.com.br/produto/futuros-portugueses
CONTEÚDO RELACIONADO
- Docente da Unilab lança livro “Descrição linguística, educação e cultura em contextos pós-coloniais”
- Mulheres na Ciência: a importância do debate de gênero e raça é tema de palestra dia 6/12, às 9h, no campus das Auroras e com transmissão online
- Divulgado o resultado da seleção de monitores dos stands da Unilab na Bienal Internacional do Livro do Ceará 2022
- Semana de Antropologia acontece nos dias 12 a 14 e julho, em Redenção (CE)
- Julho das Pretas, no campus dos Malês, aconteceu nesta quinta-feira (28/07), com acolhimento de novos membros do NEAABI e lançamento de livro “Mulheres negras em movimento”, de Matilde Ribeiro