Inscrições prorrogadas até 05/10 para o Mestrado em Estudos de Linguagens: contextos lusófonos Brasil-África, no campus dos Malês/BA

Prorrogado as inscrições até dia 05 de outubro de 2022!

Data de publicação  04/08/2022, 14:36

Prorrogado o prazo de inscrição, até dia 05 de outubro, para inscrição dos interessados em participar do Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (Mel Malês) da da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

O processo seletivo, com ingresso em dezembro de 2022 (semestre letivo 2022.2), acontece no campus dos Malês da Unilab, localizado no município de São Francisco do Conde, na Bahia.

>Confira aqui o edital do processo seletivo nº 02/2022

No total, estão sendo ofertadas 20 vagas, distribuídas entre suas três linhas de pesquisa: Estudos linguísticos e suas Interfaces; Estudos literários e suas Interfaces; e Estudos das linguagens em contextos educacionais.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 70% serão destinadas à ampla concorrência, incluindo duas vagas, obrigatoriamente, destinadas a docentes da rede pública da educação básica, uma vaga destinada, obrigatoriamente, aos/às candidatos/as servidores técnico-administrativos/as da Unilab (Tae) e uma vaga destinada, obrigatoriamente, a alunos/as internacionais.

Do total das vagas, 20% serão destinadas a candidatos/as autodeclarados/as negros/as (pretos/as e pardos/as), indígenas e pessoas com deficiência e 10%  das vagas são para as ações afirmativas.

Inscrições

Estará habilitado/a à inscrição o/a candidato/a portador/a do título de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil.

A inscrição do candidato/da candidata poderá ser realizada das seguintes formas:

a) Envio dos documentos exigidos (em pdf) através de meio eletrônico para o endereço: selecaomelmales@unilab.edu.br ou;
b) Realização de inscrição presencial, na secretaria do MEL-Malês Campus dos Malês, até 05 de outubro de 2022, dentro do horário de funcionamento do Campus.

Obs.: Se o/a candidato/a optar por realizar sua inscrição presencialmente, deve entregar, no ato da inscrição, todos os documentos exigidos neste edital em um envelope lacrado e devidamente identificado com o nome do candidato, não havendo qualquer conferência documental por parte do/a servidor/a responsável pelo recebimento dos documentos, ou seja, o conteúdo do envelope é de inteira responsabilidade do/da candidato/a.

Etapas do processo seletivo

O processo seletivo consta das seguintes etapas:

a) Avaliação escrita (Eliminatória), a ser realizada de forma remota, com base nas bibliografias sugeridas no edital;
b) Avaliação dos anteprojetos (Eliminatória), com base nos critérios apresentados no edital;
c) Entrevista oral (Eliminatória) a ser realizada de forma remota, com base no projeto de pesquisa apresentado, bem como na avaliação escrita realizada pelo/a candidato/a;
d) Avaliação da Comissão de Heteroidentificação – apenas para candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos), em local a ser informado oportunamente.
e) Análise do Currículo Lattes (Classificatória).

Mestrado

O Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África – MEL-Malês é um curso presencial e tem como objetivo geral fomentar as pesquisas acerca das africanidades e afrobrasilidades no campo das linguagens, atendendo às demandas contemporâneas vinculadas à cultura, às questões sociais e identitárias, às tecnologias e linguagens e ao aperfeiçoamento educacional da região em que está inserido. Busca, portanto, contribuir para a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para o desenvolvimento econômico e social desses países por meio da formação de pesquisadores/as e professores/as aptos/as a lidar com a pesquisa e o ensino em/da língua portuguesa e literaturas em sua complexidade sócio-histórico-geográfica.

A área de concentração do Mestrado é designada “Afrobrasilidades e africanidades: Linguagens e Culturas”. A área de concentração proposta atende a interesses de pesquisa em diversos campos do conhecimento, de forma multidisciplinar, tais como: Linguística, Linguística Aplicada, Políticas Linguísticas, Literaturas em Língua Portuguesa, Teoria Literária, Literatura Comparada, Educação, Ensino, Estudos Culturais, História, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Artes, Antropologia, entre outras.

Acesse o Aditivo 01 – Calendário do Edital de Seleção 02/2022.

Para obter mais informações sobre o mestrado, acesse a página do MEL-Malês.

CONTEÚDO RELACIONADO