Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Campus dos Malês celebra formatura de 58 graduados, de 6 cursos

A cerimônia de colação de grau aconteceu na última sexta-feira (19/01), na Secretaria de Educação de São Francisco do Conde

Data de publicação  22/01/2024, 11:49
Postagem Atualizada há 3 meses
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Um novo ciclo inicia para um grupo de 58 formados do campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que graduou-se nos cursos de Ciências Sociais (2); História (3); Humanidades (30); Letras- Língua Portuguesa (9); Pedagogia (10); e Relações Internacionais (4). A cerimônia de colação de grau do período 2023.1 aconteceu na última sexta-feira (19/01), no auditório da Secretaria de Educação de São Francisco do Conde, município onde localiza-se o campus dos Malês.

A representante do curso em Humanidades Margareth Faustino, em seu discurso, pontuou a formatura como um momento para celebrar não apensas o fim de uma fase, mas o começo de uma jornada. “Ao olhar para cada um de vocês, vejo o potencial ilimitado que o futuro guarda para nós”, afirmou. Faustino também apontou as dificuldades, desafios, aprendizados  ao longo da graduação e, ainda, a coragem dos que chegaram à Unilab/campus dos Malês. “Quando prestamos atenção à diversidade que nos cerca, percebemos que há várias coisas que nos conectam, como a coragem, o sonho em comum de sermos a diferença em nossas famílias e à Unilab”, disse.

Coragem, alegria e luta foram alguns dos sentimentos trazidos pelo graduado em História José Mateus Francisco, para expressar a trajetória na Unilab. Ele também destacou que a presença de corpos africanos e afro-brasileiros na Unilab é resultado de lutas históricas travadas pelo povo negro que, “há séculos luta por direitos e cidadania, por justiça, reparação pelo fim da marginalização, da necropolítica e da opressão racial”, disse. Francisco também apontou para o futuro e a responsabilidade dos novos profissionais que encerram o ciclo de graduação na universidade. “Sairemos daqui bons historiadores e historiadoras, cientes da nossa missão e das transformações intensas que o mundo vem vivenciando. Nosso papel não é apenas de reconstituirmos o passado. É preciso olharmos para estruturas, para as mudanças e permanências, e sermos os primeiros a denunciarmos as injustiças, a opressão, a marginalização, o racismo e suas formas correlatas”, pontuou.

A responsabilidade dos novos profissionais graduados pela Unilab também foi apontada pela representante do curso de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa Maria Isabel Sousa de Jesus. “O profissionalismo se sustenta pelo pilar formado pelas seguintes partes estruturais: dedicação, humanismo, respeito e ética. Tudo isso nos remete à responsabilidade de dar o nosso melhor servir ao outro”, apontou. Em seu discurso, ela também salientou que a Unilab proporcionou a concretização de um almejado sonho, “que nos permitiu prosseguir, tendo em vista seu currículo, que se torna um referencial não só para o território, mas se torna um pedestal para o mundo da inclusão, pois aqui nos sentimos representados, principalmente nós pretos e pretas de uma sociedade totalmente excludente”, disse.

O representante do curso de Licenciatura em Pedagogia Aislan Casais destacou a formação construída na Unilab, com valores baseados na valorização da pluralidade cultural e na construção de uma sociedade mais justa. Ele também apontou para o compromisso assumido como representantes da educação. “Hoje, olhamos para trás com gratidão, mas também para frente, com entusiasmo e responsabilidade. Somos portadores de um conhecimento que transcende os livros didáticos, pois carregamos conosco a paixão pela educação e a crença inabalável no potencial transformador que ela possui”, afirmou. Como embaixadores dos valores da Unilab, Casais pontuou ainda, em seu discurso, “que cada um de nós, ao seguir adiante, seja um agente de mudança, contribuindo para um mundo mais justo, inclusivo e educado”, disse.

Desafios, conquistas, crescimento pessoal e acadêmico foram apontados pelo representante do curso de bacharelado em Relações Internacionais Iqui Djú como marcas no percurso de graduação na Unilab. “Nós conseguimos enxergar além do superficial, construímos visões globais e estamos preparados e prontos para encarar os desafios deste mundo globalizado, um mundo de tantas pluralidades: racial, étnica, linguística, religiosa, cultural, política, geracional e socioeconômica”, afirmou. Djú também destacou os desafios que esperam essa geração de novos formados e apontou para os capítulos que podem ser escritos na continuidade da formação acadêmica na pós-graduação. “A jornada acadêmica é um processo contínuo de crescimento, de conduta acadêmica e rigor científico. E não se desanimem desta corrida acadêmica tão árdua, cheia de desafios e oportunidades. Estimados colegas, lembrem-se que temos um princípio que é impactar o mundo positivamente na construção da paz, segurança, liberdade e valorização dos direitos humanos”, disse.

Prêmio Óptica
Durante a  cerimônia de colação de grau, foram anunciados os vencedores do Prêmio Optica que do campus dos Malês: as formandas do Instituto de Humanidades e Letras, Jandira Francisco Domingos e Kátia Cilene de Jesus de Oliveira da Paixão. O vencedor do prêmio Optica de destaque como estudantes internacional foi o formando Mamadú Cissé.

O Prêmio Optica é uma iniciativa do projeto Unilab Student Chapter, grupo de extensão formado por professores e estudantes da Unilab, com objetivo de promover a excelência acadêmica e incentivar a participação dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão. O prêmio busca homenagear aqueles estudantes que, ao longo de sua trajetória acadêmica, conseguiram engajar-se de forma bem-sucedida nessas atividades, contribuindo para o cumprimento dos objetivos da Unilab.

Mesa da cerimônia

Integraram a mesa de cerimônia da colação de grau do semestre 2023.1 representantes da reitoria – Roque Albuquerque (reitor) e Cláudia vice-reitora. O reitor, em seu discurso, destacou  a importância da inteligência emocional – sabedoria prática a partir de atitudes e comportamentos que refletem nas coisas extraordinárias, que acontecem com pessoas extraordinárias, característica marcante dos estudantes da Unilab.

Também estiveram na mesa de cerimônia a diretora do campus dos Malês Mírian Sumica Reis; o pró-reitor de Graduação Thiago Moura de Araújo; a diretora do Instituto de Humanidade e Letras Eliane Gonçalves da Costa; o vice-coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, professor Basilele Malomalo; o vice-coordenador do curso de Bacharelado em Humanidade, professor Paulo Siepierski; a coordenadora do curso de Licenciatura em História, professora Juliana Farias; o vice-coordenador do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, professor Eduardo Ferreira dos Santos; o vice-coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia, professor Bruno Andrade; e o coordenador do curso de Bacharelado em Relações Internacionais, professor Ercílio Langa.

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