Diase realiza capacitação interna sobre Infecções de Relevância Epidemiológica, como a Monkeypox

Data de publicação  31/08/2022, 14:51

A Divisão de Assistência à Saúde do Estudante (Diase) realizou, na última sexta (26/08), capacitação interna sobre Infecções de Relevância Epidemiológica. Foram convidados a participar setores e servidores vinculados à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae). O encontro abordou, entre outros temas de importância epidemiológica, informações sobre manifestações clínicas e de biossegurança de casos suspeitos de Monkeypox, visando subsidiar as equipes para identificação e aplicação das ações institucionais possíveis de forma precoce e preventiva, entre outros aspectos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Monkeypox como uma emergência de saúde global, atualmente, com casos registrados em 99 países no mundo. Além da equipe Diase, o evento contou com a participação de profissionais vinculadas à Divisão de Alimentação e Nutrição (Dan).

Monkeypox

Sobre a Monkeypox, a Diase destaca que é importante ficar alerta a sinais e sintomas como febre, dores no corpo e na cabeça, calafrios e exaustão, que podem durar em média três dias. Medidas de etiqueta respiratória e de higiene, de modo geral, são muito importantes para prevenção dessas doenças. Veja abaixo algumas orientações:

● Utilize máscaras em ambientes fechados e/ou de grande movimentação, caso possível (recomendação);
● Procure higienizar frequentemente as mãos, com uso de sabão e água ou de álcool em gel;
● Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar;
● Evite partilhar itens de uso pessoal, como toalhas e roupas de cama.

A Diase informa que em breve serão divulgados materiais informativos, elaborados a partir das experiências e saberes partilhados no evento, contendo orientações em saúde destinadas à comunidade universitária sobre a Monkeypox. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Diase, através do e-mail atendimento.diase@unilab.edu.br ou pelo Whatsapp: (85) 3332-62626.

CONTEÚDO RELACIONADO