Inscrições até domingo (05) no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades com 20 vagas
Neste domingo (5), último dia de inscrição para o Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
O lançamento do edital MIH nº 05/2022, ocorreu em dezembro de 2022, com selecão de 20 novos mestrandos. As inscrições ocorrem on-line.
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico. Assim, os documentos solicitados para a inscrição deverão ser digitalizados em formato de pdf único. O pré-projeto de pesquisa deverá ser enviado em outro pdf. Os dois pdfs deverão ser encaminhados ao e-mail da seleção: selecaomih@unilab.edu.br.
A matrícula dos classificados e aprovados ocorrerá no período de 15 a 18 de maio de 2023. As aulas serão ministradas no Campus das Auroras, em Redenção/CE.
Além do site do mestrado e do e-mail selecaomih@unilab.edu.br, dúvidas relacionadas ao edital poderão ser sanadas por meio do telefone da Secretaria do MIH, (85) 3332.6215, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O MIH distribuirá as vagas entre candidatos graduados em diversas áreas do conhecimento, interessados em abordar questões discutidas no âmbito das duas linhas de Pesquisas, “Educação, Política e Linguagens” e “Trabalho, Desenvolvimento e Migrações”.
As vagas se dividem ainda entre ampla concorrência; para estudantes estrangeiros; para técnico-administrativos da Unilab; para pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada negra (pretos e pardos); para pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada Indígena; para pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada pessoa com deficiência; para pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada quilombola; e para pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada pessoa com identidade trans.
As vagas para estudantes estrangeiros são exclusivas para candidaturas provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops) e do Timor-Leste.
A seleção consistirá na avaliação das capacidades, com base nas seguintes etapas e critérios: verificação da documentação, análise do pré-projeto de pesquisa; entrevista; análise do curriculum vitae; e heteroidentificação e verificação, etapa exclusiva para candidatos à vaga para negros (VAN) e à vaga para pessoa com deficiência (VPD).
O processo seletivo ocorrerá de forma remota, via meios virtuais (mediadas por recursos tecnológicos), com exceção da banca de heteroidentificação/verificação (segmentos VAN e VPD).
Sobre o mestrado
O Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) tem como finalidade contribuir para uma formação epistemológica, científica, cultural e crítica comprometida com a pesquisa e a docência de perspectiva interdisciplinar e intercultural na área de Humanidades, em consonância com o propósito de promover a internacionalização, interiorização e integração dos saberes práticos e teóricos. O Mestrado estimula a produção e difusão de conhecimentos, com base nos saberes/conhecimentos gerados pelas investigações realizadas nas suas linhas de pesquisa, objetivando fomentar uma reflexão crítica e criativa sobre (e para a minimização dos) os efeitos decorrentes da crescente especialização e fragmentação do conhecimento científico.
CONTEÚDO RELACIONADO
- MIH promove debates sobre formação docente e educação antirracista dias 29 e 30/11, nos campi da Unilab no CE
- O II Encontro do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades está com chamada aberta para submissão de propostas de oficinas e minicursos
- Aula magna do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades acontece dia 14/07, às 9h, no campus Liberdade
- Egressos do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades são aprovados para doutorado em diversas universidades brasileiras