Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Biotério da Unilab retoma suas atividades de pesquisas e realização de capacitação

Data de publicação  17/02/2023, 12:33
Postagem Atualizada há 1 ano
Saltar para o conteúdo da postagem

O Biotério da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – unidade administrativa ligada ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS), situada na Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE, retomou suas atividades com a criação de camundongos (Mus musculus) Swiss.

A unidade consiste na criação e manutenção de roedores, com objetivo de suprir as demandas de ensino e pesquisa da universidade, seguindo sempre os aspectos éticos da ciência de animais de laboratórios e as legislações vigentes.

Segundo a coordenação do laboratório, a criação dos animais não estava ocorrendo em decorrência do longo período da Pandemia da Covid-19. Dessa forma, a retomada presencial dos servidores no ano passado (2022), permitiu pensar a retomada na criação dos animais.

A equipe de pesquisadores pretende iniciar uma nova colônia de animais voltada para produção de camundongos, após a compra de matrizes previstas já no PAC 2023. O presente equipamento irá suprir as necessidades das disciplinas e experimentos de todos os cursos da instituição que tiverem necessidade do uso de animais e com protocolo aprovado pela Comissão de Ética e Experimentação Animal (CEEA/Unilab), seja de graduação ou pós-graduação. Ressalta-se que já existem projetos aprovados pelo CEEA com o uso de animais.

Diante dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos anos na Unilab, o funcionamento do Biotério é considerado fundamental para disciplinas de graduação do curso de farmácia e futuramente do curso de medicina.

No Biotério, as pesquisas realizadas irão contribuir de forma significativa para a formação de profissionais qualificados para a atividade de pesquisa na área biomédica, permitindo assim um grande efeito multiplicador em que estes novos profissionais podem aumentar o número de linhas de pesquisa e publicações a serem realizadas.

Segundo Raquel Petrilli Eloy, docente do curso de bacharelado em Farmácia, vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS), o Biotério na Unilab “amplia as perspectivas na pesquisa. Poderemos avaliar o efeito in vivo das formulações que estamos desenvolvendo nos laboratórios”, destacou.

O processo de descoberta e desenvolvimento de novos fármacos, ainda na sua fase pré-clínica de avaliação, requer o uso da experimentação em modelos animais a fim de confirmar uma prévia atividade in vitro evidenciada, além de observar possíveis efeitos tóxicos em mamíferos simulando o que aconteceria em um animal mesmo que de pequeno
porte. Dessa forma, a implantação do Biotério na Unilab vem a fortalecer a pesquisa científica de novas abordagens terapêuticas dentro dos domínios da universidade fortalecendo a cooperação entre os docentes da própria instituição”, esclareceu Jamerson de Oliveira, docente do curso de Farmácia.

Quanto às atividades futuras, está previsto a aquisição de insumos, materiais médico-veterinários, novos equipamentos, aparatos de enriquecimento ambiental e ainda materiais para implantação de experimentos com ratos (Rattus novergicus).

Thiago Moura, enfermeiro e diretor do ICS/Unilab, aponta a necessidade de fortalecimento do Biotério. Atualmente, o espaço físico é pequeno para atuação do biotério, já sabendo da demanda que está surgindo com o avanço do curso de Farmácia e a implantação do curso de Medicina. “Precisamos investir ainda mais neste espaço para termos oportunidades de ampliar as possibilidade de aulas práticas e pesquisas que podem gerar frutos para a universidade”, afirmou.

Sobre o Biotério

O espaço físico encontra-se no Bloco 2, Sala 213, da Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE. O Biotério da Unilab pode ser classificado como uma ‘unidade de criação’, sendo constituído de uma recepção, almoxarifado, sala de animais, sala de higienização e laboratório. Além disso, uma sala de experimentação está em processo de implantação, o que facilitará a execução dos projetos de pesquisa da instituição, garantindo o bem-estar animal. A equipe do biotério é constituída de uma médica veterinária e uma bioterista, ambas com experiência para garantir a boa manutenção do equipamento. 

Ressalta-se que o Biotério é um órgão complementar essencial para o Curso de Medicina, com previsão de implantação ainda no ano de 2023, pois este destina-se ao alojamento de animais em experimentação para fins biomédicos.

De acordo com Anelise Alves, médica veterinária e coordenadora do Biotério, as condições de manutenção e bem-estar dos animais estão de acordo a Diretriz Brasileira para o Cuidado e Utilização de Animais para fins científicos e didáticos (DBCA) e as normativas definidas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão integrante da estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mcti), órgão responsável pela fiscalização e normatização sobre a criação, manutenção e uso de animais em experimentação conforme a Lei Arouca nº 11.794/2008.

“Dispomos de estrutura física com condições adequadas para alojar camundongos e ratos, desde que agendado com antecedência junto ao Biotério. Além de ações educativas, promoção dos 3Rs (Redução, Refinamento e Substituição) e atendimento veterinário aos animais alojados. Priorizamos o bem estar dos animais e a execução dos projetos, seguindo rigorosos padrões éticos”, explicou a Anelise, médica veterinária vinculada ao ICS.

Capacitação

Para os interessados em capacitar-se, além de selecionar-se como estagiário, a coordenação do Biotério irá realizar um curso de “Manejo de Animais de Laboratório”, com carga horária de 30h, abordando os temas: Lei Arouca, Bem-Estar Animal, Micro e Macroambiente de um Biotério, Manejo e manipulação de roedores usados na pesquisa.

Outras informações, entre em contato via e-mail: (bioterio@unilab.edu.br).

Matérias relacionadas: Biotério da Unilab inicia suas atividades com a criação de Camundongos Swiss e Comissão conhece a infraestrutura do Biotério da Universidade de Fortaleza

Categorias