“Uma breve introdução à simulação computacional aplicada à química” é o título do e-book, pesquisa produzida por docentes e discentes da Unilab e outras universidades do Ceará

Data de publicação  25/09/2023, 09:11
Postagem Atualizada há 7 meses

A jovem Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no ague de seus 13 anos de criação pela Lei 12.289/2010, vem conquistando lugares de destaque com a produção e publicação de pesquisas em conjunto com seus docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação.

Por agora, foi a publicação da obra (e-book): “Uma breve introdução à simulação computacional aplicada à química”, na Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE).

O e-book foi organizado pelos docentes: Aluísio Marques da Fonseca (professor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Ice/Unilab) e do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts/Unilab) e do Mestrado em Energias e Ambiente  (PGEA/Unilab); Emmanuel Silva Marinho (professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e José Cleiton Sousa dos Santos (professor do Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente (PGEA/Unilab).

Entre os docentes convidados, a obra conta com: Regilany Paulo Colares (professor do curso de licenciatura em Química (Icen/Unilab), Francisco Wagner de Queiroz Almeida Neto (Uece) e Gabrielle Silva Marinho (Uece); Norberto de Kássio Vieira Monteiro e Pedro de Lima-Neto [Universidade Federal do Ceará (UFC)] e (UFC) e Hélcio Silva dos Santos [Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)].

Entre os discentes envolvidos, os da Unilab: Eduardo Menezes Gaieta, Neidelênio Baltazar Soares, Oseas Gomes, Pedro João Samuel, Bernardino Joaquim Caluaco e Junilson Martinho Canjanja Madureira – Iniciação científica (IC) do curso  de licenciatura em Química (Icen) – e Misael Bessa Sales – (IC) do curso de bacharelado em Engenharia de Energias [Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds)]. Estudantes de outras instituições convidadas:  Matheus Nunes da Rocha (Mestrado da Uece); Emanuelle Machado Marinho (IC/UFC); Lucas Lima Bezerra, Leonardo Paes da Silva, Lucas Pinheiro Coutinho e Renato Veríssimo de Oliveira (Mestrado UFC).

O livro é uma introdução às diferentes áreas e métodos da química teórica e computacional, com o objetivo de trazer referências importantes para o aprofundamento do tema. Desse modo, a obra propõe ao leitor avançar independentemente para áreas mais específicas da Química.

Conforme o professor José Cleiton Santos, a Unilab, como uma instituição voltada para a integração e intercâmbio entre países de língua portuguesa e a promoção da diversidade cultural, se destaca como um ambiente propício para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento, especialmente no campo da simulação computacional. Tem relevância na diversidade de pesquisadores e experiências, na formação de recursos humanos qualificados e na promoção da inovação e desenvolvimento tecnológico: Pois a simulação computacional é uma ferramenta crucial para o avanço científico e tecnológico em diversas áreas tanto na química teórica, como no estudo em busca de novos fármacos, ambientais e energias.

“Ao apoiar a produção de um livro sobre esse tema, a Unilab contribui diretamente para a promoção da inovação e o desenvolvimento tecnológico, alinhados com as demandas da sociedade contemporânea. Este livro irá contribuir para a disciplina dos cursos de graduação e pós-graduação na área de Química, Farmácia, Engenharias e demais áreas afins com abordagens em simulação computacional” – José Cleiton (Ieds/Unilab)

Aproveite a oportunidade e baixe o exemplar gratuitamente: https://www.uece.br/eduece/wp-content/uploads/sites/88/2023/08/Uma-breve-introducao-a-simulacao-computacional-aplicada-a-quimica..pdf

Siga o canal (pgea_unilab) do Mestrado Acadêmico em Energia e Ambiente!

CONTEÚDO RELACIONADO