Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Docentes do ICEN participam de missão na Espanha

Data de publicação  17/10/2023, 11:14
Postagem Atualizada há 7 meses
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Comitiva brasileira sendo recepcionada por professores da Universidade de Santiago de Compostela e pelo reitor Antonio López

Os docentes do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Elcimar Martins e Elisangela André, líder e vice-líder, respectivamente, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência), participaram de missão internacional, em Corunha e Santiago de Compostela, na Espanha. Os docentes da Unilab também são colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE) e participam do “Observatório da Rede Oficial de Ensino do Município de Fortaleza em seus Múltiplos Olhares”, convênio que viabilizou o deslocamento.

A experiência contribuiu com a política de internacionalização das instituições de ensino superior, em especial, dos seus programas de pós-graduação e grupos de pesquisa. Participaram da comitiva dois docentes da Unilab, dois docentes da UECE, uma docente do IFCE e dez discentes do PPGE/UECE. O coletivo, inscrito no XVII Congresso Galego-Português de Psicopedagogia, ocorrido no período de 30 de agosto a 1º de setembro, na Universidade da Coruña, apresentou trabalhos e participou de palestras, mesas redondas e lançamento de livros.

Nos dias 02 e 03 de setembro, os pesquisadores participaram de visita cultural guiada na cidade de Santiago da Compostela, conhecendo elementos históricos, sociais e culturais da região.  No período de 04 a 08/09, participaram na Universidade de Santiago de Compostela, da oferta conjunta da disciplina “Investigación Educativa en el contexto Iberoamericano”, bem como palestra sobre o “Observatório da Rede Municipal de Educação – pesquisas em políticas educacionais”, reunião sobre projetos de pesquisa com financiamento internacional, seminário sobre “Ciência de Dados em Educação (Education Data Science) e Analítica da Aprendizagem (Learning Analytics)”, visita ao Centro de Supercomputación de Galicia (CESGA) e visita guiada à Cidade da Cultura.

No dia 09/09 foi realizada a visita às instalações dos cursos de Biologia, Matemática, Física e Química da Universidade de Santiago da Compostela, localizadas no Campus Vida.

Participação dos professores em reunião para identificação de oportunidades de cooperação internacional entre Brasil e Espanha

Para o professor Elcimar Martins, “a missão proporcionou a vivência de uma nova cultura, com destaque para as parcerias internacionais em projetos de pesquisa, a ampliação de contatos, a construção de conhecimentos sobre novas temáticas e o fortalecimento dos vínculos, que, certamente, contribuirão para o trabalho na graduação e na pós-graduação”.

De acordo com a professora Elisangela André, “o contato com instituições localizadas em outros países nos permitiu tanto refletir sobre os limites e possibilidades das políticas educacionais e dos processos formativos desenvolvidos em diferentes espaços, quanto discutir estratégias de cooperação internacional que possam colaborar com o desenvolvimento de ações em torno de pautas consideradas prioritárias no atual contexto”.

Os docentes destacaram, ainda, a importância do processo de colaboração estabelecido com a Universidade Estadual do Ceará, através do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – UECE, e com a Prefeitura de Fortaleza, através do Projeto Observatório da Rede Oficial de Ensino do Município de Fortaleza em seus Múltiplos Olhares. Através desses parceiros, as professoras da Universidade de Santiago da Compostela, Beatriz Cebreiro López e  Carmen Fernández Morante, que coordenaram as atividades da Missão na Espanha virão ao Brasil, no ano de 2024, para dar sequência ao debate sobre temas relacionados à educação e sobre as possibilidades de ações de cooperação internacional.

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