Aprovada nova unidade acadêmica em Baturité, onde funcionará o curso de Medicina da Unilab

Data de publicação  25/10/2023, 15:50
Postagem Atualizada há 5 meses
Reitor da Unilab, Roque Albuquerque (ponta esquerda), junto com governador do Estado, Elmano de Freitas, e ministro da Educação, Camilo Santana, durante anúncio da criação da nova unidade acadêmica e do curso de Medicina da Unilab. Foto: Carlos Gibaja – Casa Civil.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) aprovou, em sessão do Conselho Universitário (Consuni), no último dia 10 de outubro, a criação de unidade acadêmica no município de Baturité, onde funcionará o curso de Medicina da universidade.

A nova unidade acadêmica será situada na Avenida Dom Bosco, s/n, Centro, no município de Baturité, que faz parte da região do Maciço de Baturité, assim como os municípios de Redenção e Acarape, onde estão os outros campi e unidades acadêmicas da Unilab no Ceará.

Em 16 de outubro, o ministro da Educação, Camila Santana anunciou que a Unilab ganhará um curso de Medicina. “Estamos aqui para anunciar que está em andamento o processo de criação do curso de Medicina da Unilab, em Baturité, já aprovado, recentemente, pelo Conselho da Unilab e que, em breve, vamos oficializar”, detalhou Camilo em entrevista ao jornal Diário do Nordeste.

Na ocasião, o governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas, dirigiu agradecimentos ao ministro e ao Conselho Universitário da Unilab, e ressaltou: “De nossa parte, nos comprometemos em fazer o Hospital do Polo Regional do Maciço de Baturité, que vai ser decisivo para termos, agora, o curso de Medicina”. E completou: “Outros cursos virão, porque os profissionais terão onde fazer a parte prática de seus cursos na área da saúde”.

O reitor da Unilab, Roque Albuquerque, destacou total contentamento pela criação da nova unidade acadêmica. Segundo Albuquerque, depois de seis anos de estagnação e cortes nas instituições de ensino superior, “estamos num novo momento muito importante, principalmente, para os municípios do Maciço de Baturité”. Lembrou que a região conta com “um governador engajado, filho da terra, e um ministro cearense e também engajado, além de poder contar com uma senadora e o presidente da Alece”.

Ainda em novembro de 2021, a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (Camem) emitiu parecer favorável ao ato autorizativo para início do curso de Medicina da Unilab. Agora, o último passo é que o Ministério da Educação emita o ato autorizativo.

Segundo a diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Juliana Celestino, a Unidade Acadêmica em Baturité foi criada no sentido, inicialmente, de implantar o curso de Medicina na cidade, diante especialmente do fato de que o Hospital Regional será construído em Baturité, “o que ajudaria, inclusive, a fixar profissionais médicos que estivessem no serviço, podendo atuar também na Unilab, sem contar o fato de ser mais um excelente campo de prática, além dos outros que a cidade já dispõe”, informou.

A nova unidade acadêmica deverá ter espaços reservados para alojamento de técnicos, discentes e docentes. Para tanto, o Município de Baturité fará doação de 2 hectares de terreno, às margens da CE 356, próximos ao local onde será construído o Hospital Regional do Maciço de Baturité. Enquanto a construção da Unidade não for concluída, o município de Baturité comprometeu-se em realizar as tratativas para a disponibilidade do prédio do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Insa) – Salesianas, localizado na Avenida Dom Bosco, 310 – Centro – Baturité.

Além disso, assumiu o compromisso de realizar adequações desse prédio, buscando parceria junto ao Governo Estadual para realização da reforma, pinturas, rede elétrica, hidráulica, rede de dados, dentre outras. “Estamos trabalhando para que o curso de Medicina já inicie no semestre 2023.2, ou seja, 18 de janeiro de 2024, mas ainda estamos no aguardo do ato autorizativo pelo MEC”, declarou Celestino.

Com informações do Diário do Nordeste e da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará.

CONTEÚDO RELACIONADO