Livro Dicionário das Relações Étnico-raciais Contemporânea será lançando dia 24/11, às 18h, com participação de docente da Unilab
No dia 24 de novembro, às 18h, na Biblioteca Pública do Estado do Ceará, acontece o lançamento do livro Dicionário das Relações Étnico-raciais Contemporânea, obra que teve a contribuição de docentes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O livro foi organizado pelos intelectuais negros, Alex Ratts, Flávia M. Rios e o docente da Unilab Márcio André dos Santos. A obra tem em sua grande maioria autores e autoras negros e negras, que escreveram diferentes verbetes sobre as questões étnico-raciais, por meio de 53 artigos que abrangem um amplo espectro de temas.
Na ocasião do lançamento, os colaboradores da publicação, a professora Vera Rodrigues (Unilab) e o professor Marco Bonfim (UFPE), estarão presentes para a roda “Conversando sobre identidade racial”. A mediação será feita pela atual Secretária da Igualdade Racial do Estado do Ceará, Zelma Madeira. Já o cerimonial ficará por conta de Yasmin Djalo, cursista do projeto de extensão da Unilab “Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras”. A entrada é gratuita.
Esse evento faz parte do “Festival Afrocearensidades – Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará”. Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Secretaria da Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), realiza o “I Festival Afrocearensidades – Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará”. O Festival também conta com a parceria das organizações sociais Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante de Cultura e Arte, por meio da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).
Livro
Obra de referência, pioneira em realizar o intento de ter especialistas brasileiros e latino-americanos exclusivamente pertencentes aos grupos mais histórica e socialmente discriminados (negros, mulheres, indígenas, judeus), o livro aborda a discriminação, os racismos e as relações étnicas em nosso país, por meio de 53 verbetes que abrangem um amplo espectro de temas, de Afrocentricidade a Xenofobia, passando por movimento negro, feminismos, genocídio, cultura negra, islamofobia, perigo amarelo, entre outras temáticas.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Livro Português de Angola: Fonologia, Sintaxe e Lexicografia terá lançamento online dia 12/12, às 12h30
- Lançamento do e-book Narrativas e práticas de ensino em Ciências Sociais: diálogos com a pesquisa e a extensão será dia 18/08, no Centro Cultural Carolina Maria de Jesus
- Docente lança no dia 23/03, às 16h, no campus dos Malês, livro Desafios Para a Educação Quilombista no Brasil
- Docente da Unilab lança livro “Descrição linguística, educação e cultura em contextos pós-coloniais”
- No dia 8/12, docente da Unilab lança livro “Os futuros portugueses: um estudo antropológico sobre a formação de especialistas coloniais para Angola (1950-1960)”