Unilab conquista novas turmas na modalidade EaD, financiadas pela Capes junto ao Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Ceará e na Bahia
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio do Instituto de Educação a Distância (Iead), em parceria dos institutos do Ceará: Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen), Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds), Instituto de Humanidades (IH), Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL) e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), conquistou novos cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD).
Nesta sexta-feira (21), foi divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o resultado final do Edital UAB nº 25/2023, onde a Unilab aprovou novas turmas e cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.
Segundo o certame, a Capes fomentará até 290.000 novas vagas em cursos de graduação e especialização lato sensu na modalidade EaD nas instituições públicas de ensino superior integrantes do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), com o objetivo de implementar turmas nos municípios mantenedores dos Polos EaD UAB, no período de julho de 2024 a dezembro de 2026.
A ação contemplada pela Unilab, neste 14 anos de criação (via – Lei 12.289, de 20 de julho de 2010), disponibiliza onze novos cursos, abrangendo mais de 1.900 vagas, sendo a maior aprovação de cursos em EaD conquistada pela nossa universidade, que será ampliada a oferta de cursos EaD, a partir do próximo ano (2025).
Com isso, o cursos de Licenciaturas em Letras Português e Licenciatura em Ciências Naturais deixam de ser os únicos e passam agora a contar com mais quatro graduações: 1 – Computação, 2 – Administração Pública, 3- Letras Libras e 4 – Letras Inglês, além de cinco especializações sendo elas: 1- Gestão em Saúde, 2 – Ciência é 10!, 3 – Gênero, diversidade e direitos humanos, 4- Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o ensino fundamental e médio e 5 – Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
De acordo com o professor e diretor do Iead/Unilab, Carlos Barros – coordenador geral UAB da Unilab, os primeiros cursos a serem iniciados em 2025 são: bacharelado em Administração Pública e especialização em Ensino de Ciências – anos finais do ensino fundamental (Ciências é 10! – C10). Os demais cursos serão ofertados a partir de agosto de 2025 e 2026.
Para comunidade unilabiana desta conquista é de grande importância, além de ser um grande esforço da instituição em aumentar a diversidade de cursos na modalidade e o número de vagas em cursos EaD. “Esta é uma grande conquista para a nossa universidade e em especial para os municípios do estado do Ceará e Bahia que serão atendidos com educação gratuita e de qualidade”, ressaltou o diretor do Iead/Unilab.
Atualmente o Iead/Unilab tem regimento próprio com uma missão e visão definida. A modalidade EaD da Unilab funciona com base na resolução complementar Consepe/Unilab nº 4/2023 e trabalha a cada dia para criação de instruções normativas e manuais voltados ao funcionamento da EaD na universidade. Dessa forma, a Unilab tem dando passos importantes para a institucionalização da EaD.
Sobre o Iead/Unilab
Considerando que a modalidade de Educação a Distância já existe há mais de uma década na Unilab, o crescimento das ofertas de cursos na modalidade EaD, fomentados pela UAB, em 2018, foi criado o Instituto de Educação a Distância (Iead), Unidade Especial, que ficou independente da Reitoria. Fruto do processo de modernização tecnológica, o instituto implantou, em 2019, um moderno sistema para ambiente Virtual de Ensino e Aprendizado (moodle), com total integração com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Em 2021, desenvolveu e implantou um sistema para acompanhamento dos editais de fomento e pagamento de bolsas, que permitiu um grande salto na gestão e na transparência dos processos de seleção pública dos bolsistas, de lotação e de pagamento, tanto para recursos UAB, como proveniente de verbas parlamentares.
O conceito 5, nota máxima no recredenciamento dada pelo Ministério da Educação (MEC) e material didático construído pela própria equipe do instituto, juntamente com os professores da universidade, são credenciais que ajudaram ao instituto a ter o êxito nessa empreitada de conquistar mais cursos.
Outras informações sobre a modalidade EaD na Unilab, visite a página do IEAD.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Até 08/08, abertas inscrições para pós-graduação em Sustentabilidade, na modalidade a distância, ofertada pela UEMA, em parceria com a Unilab
- Inscrições abertas – até 24/07 – para a seleção de Tutores(as) Presenciais e Tutores(as) a Distância para Curso de Especialização em Saúde da Família, na modalidade EaD
- “Institucionalização da EaD, Resoluções e Funcionamento do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB)” é tema de palestra do IEAD, nesta quarta-feira (17). Participe!
- Inscrições até dia 14 (quinta-feira) para seleção de professores formadores da especialização do Ciência é 10 do Instituto de Educação à Distância – Edital nº 10/23
- IEAD/UAB divulga lista de convocação para seletivo de professor conteudista do Programa Universidade Aberta do Brasil – (Edital nº 01/2023)