No dia 30/08, às 10h, no campus dos Malês, ocorre evento sobre Gênero, Diversidade e Inclusão na Política Externa

Participa do evento como convidada a embaixadora Vanessa Dolce de Faria, Alta Representante do Itamaraty para temas de Gênero e Diversidade.

Data de publicação  22/08/2024, 08:16
Postagem Atualizada há 1 dia

No dia 30 de agosto, às 10h, no auditório do campus dos Malês, acontece evento intitulado Gênero, Diversidade e Inclusão na Política Externa, com a embaixadora Vanessa Dolce de Faria. O evento é organizado pelo Bacharelado em Relações Internacionais e tem o objetivo de discutir questões de gênero, diversidade, inclusão e participação social no âmbito do quadro diplomático e da política externa brasileira. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar do evento.

A convidada Vanessa Dolce de Faria foi designada desde março de 2023 pelo Ministério das Relações Exteriores como Alta Representante do Itamaraty para temas de Gênero e Diversidade. Esse cargo foi criado em 2023, para sinalizar a prioridade conferida pelo governo brasileiro às questões de gênero, interseccionalidade, diversidade e inclusão na política externa. O cargo visa a conferir impulso político ao processo de transversalização da igualdade de gênero na política externa brasileira, por meio de atividades como representação e diálogo políticos, assim como coordenação, articulação e apoio a processos negociadores.

Biografia

Vanessa Dolce de Faria ingressou no Instituto Rio Branco em 1999. Diplomata de carreira, foi chefe da Divisão de África Austral e Lusófona do Itamaraty (2016-2019); assessora na Assessoria Especial da Presidenta da República (2015-2016); chefe de gabinete da Secretaria-Geral da Presidência da República (2013-2015); chefe de gabinete da Secretaria-Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2004-2005); e assessora na Divisão de Propriedade Intelectual do Itamaraty (2001-2004). No exterior, serviu nas embaixadas do Brasil em Assunção (2009-2012) e Buenos Aires (2005-2009). Mais recentemente, foi cônsul-geral adjunta do Consulado Geral do Brasil em Barcelona (2019-2023).

Vanessa Dolce de Faria também publicou o livro “Política externa e participação social: trajetória e perspectivas”, pela Fundação Alexandre de Gusmão. Sobre gênero e diplomacia, é co-autora dos artigos “Mulheres na Diplomacia Brasileira” e autora de “Uma Política Externa Feminista para o Brasil: desafios e possibilidade” e “8 de março de 2023: ‘No Callem’”.

CONTEÚDO RELACIONADO