Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Docente da Unilab lança livro “Mulheres na Ciência: diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na universidade”

Data de publicação  23/06/2023, 09:56
Postagem Atualizada há 10 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

A docente do curso de Antropologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Violeta Holanda, juntamente com ex-docente do Instituto de Humanidades da Unilab, Anne Sophie Gosselin, organizaram livro eletrônico intitulado Mulheres na Ciência: diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na universidade, lançado pela editora UECE.

O livro está disponível no site www.uece.br/eduece e pode ser acessado diretamente através deste link: Ebook – Mulheres na ciência: diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na universidade

Livro
A escolha dos capítulos priorizou a autoria de mulheres (como primeiras autoras), dentre elas, professoras do ensino fundamental e médio, intelectuais negras, lésbicas e trans, mas também contemplou a autoria de intelectuais negros/as e LGBTQIAPN+. O livro está organizado em quatro eixos: I – Produções históricas e teóricas; II – Por dentro das escolas; III – Políticas públicas; e IV – Direitos humanos contra as violências.

Segundo as organizadoras do livro, “as escolas e a universidade são espaços legítimos e importantes para o fomento de políticas institucionais de inclusão e de promoção da cidadania – destacamos aqui as de gênero e de sexualidades – como políticas afirmativas necessárias para a superação da violência machista e da desigualdade de gênero que afligem fortemente as mulheres e LGBTQIAPN+. Para tanto, é necessário que as gestões das universidades e das escolas estejam cientes do importante papel de implementação de estratégias programáticas permanentes, através de diagnósticos e de planejamento, considerando, inclusive, recursos orçamentários para a realização das ações”, explicam.

Ainda segundo as organizadoras da obra, o protagonismo de estudantes e docentes – mulheres e  LGBTQIAPN+ – deve ser valorizado por meio da formação permanente e do incentivo à publicação de suas pesquisas acadêmicas. Como resultado dos esforços do processo formativo da especialização EaD em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos (Unilab), bem como a parceria de educadoras convidadas que são especialistas no tema e parceiras no projeto de pesquisa “Educação em Direitos Humanos e Gênero: percepções sobre a violência machista no contexto escolar” (Edital Funcap nº 1/2022 – Mulheres na ciência: apoio a projetos de pesquisa coordenados por mulheres), o livro apresenta 20 capítulos que contemplam a temática de gênero e diversidade na educação, considerando também, em alguns deles, a interface com as relações étnico-raciais.
Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO