Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab celebra colação de grau de 267 novos profissionais

Data de publicação  23/12/2024, 17:25
Postagem Atualizada há 2 semanas
Saltar para o conteúdo da postagem

Formandas. Foto: Secom/Unilab.

Reitor da Unilab, Roque Albuquerque. Foto: Secom/Unilab.

No último 20 de dezembro, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira conferiu grau a mais 267 estudantes, agora profissionais graduados. Enquanto parte da sociedade está em clima de festas natalinas, a universidade optou por adicionar esta alegria ao fim de ano de formandos, familiares, professores e toda a comunidade acadêmica, que celebra intensamente o fechamento de um importante ciclo.

Colaram grau estudantes dos bacharelados em Administração Pública, Agronomia, Antropologia, Enfermagem, Engenharia da Computação, Engenharia de Energias, Farmácia e Humanidades, e das licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, História, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia.

Maria Josélia dos Santos, formanda em Agronomia . Foto: Secom/Unilab.

Formação de qualidade e socialmente referenciada – Em seu discurso como representante do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), a formanda em Agronomia Maria Josélia dos Santos ressaltou a qualidade da formação acadêmica a que teve acesso. “O curso vai além da formação acadêmica tradicional, há troca de conhecimentos com a CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] e desenvolvimento sustentável nos países; há também ligação com os indígenas e entendimento de que a terra é mais que recurso, é um legado que deve ser cuidado e respeitado”, pontuou, desejando que os novos profissionais possam contribuir com um país “mais justo, produtivo e sustentável”.

Formanda Carla Cristina da Silva, do ILL, destacou o futuro que aguarda os novos profissionais. Foto: Unilab/Secom

O futuro é agora – Também voltada ao futuro, a formanda Carla Cristina da Silva, do Instituto de Linguagens e Literatura (ILL), afirmou que a graduação foi uma jornada desafiadora e transformadora que, de certa forma, continua: “Hoje não encerramos nada, apenas nos preparamos para o próximo capítulo, mais desafiador e promissor”.

Foto: Secom/Unilab.

Aos que vieram antes de nós – Como passado e futuro se complementam, Irineudo Falcão Júnior, do Instituto de Humanidades (IH), lembrou os “ancestrais que combateram o racismo e os preconceitos, possibilitando que ocupássemos esse espaço [a universidade]. Agora, vamos olhar para trás e dizer que foi uma grande batalha vencida. Que consigamos cada vez mais promover Justiça, Igualdade e Respeito”, ressaltou.

Ilidérico Pina, formando em Engenharia de Energias/Ieds. Foto: Secom/Unilab.

Gratidão – Os formandos foram unânimes em agradecer a uma coletividade que possibilita esta conquista, que é individual, mas também social, para o Maciço de Baturité, o Brasil e os países parceiros da Unilab. Ilidérico Pina, do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds), agradeceu a família, professores, colegas de curso, técnico-administrativos e servidores terceirizados, desde a equipe dos Restaurantes Universitários à de limpeza e conservação. Josemberg Amaro, do Instituto de Ciências da Saúde, agradeceu aos amigos e familiares, inclusive aos que já partiram.

Reitor da Unilab, Roque Albuquerque. Foto: Secom/Unilab.

O reitor da Unilab, Roque Albuquerque, destacou o desenvolvimento que a instituição tem experienciado. “Podemos ver claramente o quanto a Unilab se desenvolveu. Cada obra, cada entrega é fruto do trabalho de vocês”, disse, dirigindo-se a toda a comunidade acadêmica.

Foto: Secom/Unilab.

Albuquerque relembrou as conquistas dos últimos anos, desde o Estatuto da Unilab, e celebrou o fato de ser o primeiro reitor cigano do Brasil. Na ocasião, também anunciou a entrega das residências universitárias, que deve ocorrer em fevereiro de 2025. “A Unilab é o lugar onde sonhos se tornam realidade”, concluiu.

Foto: Secom/Unilab.

Prêmio Unilab Optica

O Prêmio Optica é uma iniciativa do projeto Unilab Studente Chapter, formado por professores e estudantes da Unilab com o objetivo de promover a excelência acadêmica e incentivar a participação dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão. O prêmio homenageia discentes que, ao longo de sua trajetória acadêmica, conseguiram se engajar de forma bem-sucedida nessas atividades. Ganhadores desta edição: Sana Mané, do curso de Administração Pública; Francisco Welber de Lima (Antropologia); Mamadu Uri Jalo (Humanidades); Mirele Pedrosa (Agronomia); Alanilton Paim (Química); Tainara de Sousa (Enfermagem); e Hostídio Biaguê (Engenharia de Energias).

Unilab Student Chapter é um grupo de extensão internacional composto por estudantes de graduação e professores da Unilab, fundado em setembro de 2020, sendo primeiro Capítulo (Student chapter) no Estado do Ceará, vinculado a Optica, antiga OSA, fundada em 1916, com sede global em Washington, DC, EUA.

Homenagem in memoriam a Francisco Sávio da Silva

Com grande respeito e saudade, lembrou-se de Francisco Sávio da Silva, técnico-administrativo em Educação (TAE), chefe da Secretaria de Registro Acadêmico, Arquivo e Gestão da Informação, que nos deixou há menos de um mês, aos 42 anos.

“Ele teve um papel fundamental na implementação dos diplomas digitais, um marco importante para a modernização dos processos administrativos e acadêmicos da universidade. Seu trabalho visionário e dedicado permitiu que essa inovação se tornasse uma realidade, trazendo mais praticidade e segurança para todos os nossos formandos”, ressaltou Deric do Carmo, mestre de cerimônias.

Categorias
Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO