[Dia histórico] Nova reitoria da Unilab, eleita democraticamente, toma posse com a presença do Ministro da Educação
Na tarde da quinta-feira (5), no Campus das Auroras/Unilab, em Redenção/CE, foi realizada a cerimônia de posse da primeira reitoria eleita da Unilab, tendo à frente o reitor Roque Albuquerque e a vice-reitora Cláudia Carioca, eleitos para o quadriênio 2021-2025, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Confira a cerimônia em nossos canais oficiais: canal da Unilab no YouTube e página no Facebook.
A mesa principal teve a participação do Ministro da Educação (MEC), Milton Ribeiro; dos representantes eleitos da Unilab; dos deputados federais, pelo Ceará, Mauro Benevides e Danilo Forte; do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Pontes; do secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SCT), Carlos Décimo de Souza, representando o governador do estado do Ceará; do presidente da Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (Amab), David Benevides, prefeito do Município de Redenção/CE; da reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Ludimilla de Oliveira; do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), José Menezes; e do representante do Diretório Central dos Estudantes da Unilab (DCE), Jorge Lodna.
Na abertura, destaques para as apresentações culturais dos grupos musical e teatral do projeto de extensão da Unilab Vozes d’África, coordenado pela professora do Instituto de Humanidades e Pró-Reitora de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer), Artemisa Monteiro; da Banda Marcial Áurea, coordenado pela Secretaria de Cultura do Município de Acarape/CE; e do Grupo Parafolclórico 25 de Março, coordenado pela Secretaria de Cultura do Município de Redenção. O fechamento ficou por conta de Antonia Raquelo, poetisa do 7º ano da da Escola Maria Augusta, de Redenção/CE.
Entre outras participações, também marcaram presença a diretora do Campus dos Malês na Bahia, Mirian Sumica Carneiro Reis; pró-reitores da Unilab/CE; o diretor de Projetos da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Humberto Pereira; o prefeito de Acarape/CE, Edilberto Barroso; o presidente do Instituto Cigano do Brasil, Rogério Cigano; integrantes da Corregedoria e da Ouvidora da Unilab, George Gomes e Mônica Almeida; o auditor (em exercício) e o procurador Institucional da Unilab, Marcondes de Souza e Luís Ferreira; o procurador federal, Alex Caldeira; além dos funcionários e alunos brasileiros e estrangeiros (CPLP) da Unilab.
Iniciando a sua fala, o reitor Roque Albuquerque, cigano da etnia Calon, ressaltou a necessidade que teve, no decorrer da sua vida escolar, do uso da modalidade de educação domiciliar para escapar dos preconceitos sofridos no ambiente educacional, chegando a apresentar défict e perda de rendimento do conhecimento e na escalada das séries e, mesmo assim, obteve sucesso na sua vida profissional. Nesse sentido, de superação de desafios, a história do primeiro reitor eleito democraticamente na Unilab se parece com a de muitos outros estudantes unilabianos. “Posso dizer que materializo tudo aquilo que a Unilab defende, pois sou alguém que sempre estudou em escola pública, alguém que enfrentou grandes dificuldades na educação, alguém que conseguiu vencer e superar, alguém invisível que se tornou visível pela maior de todas as dádivas que a humanidade pode deixar como legado: a educação”, ressaltou.
O reitor disse ainda que este é também o momento de “aceitar que somos uma universidade internacional no interior do Maciço do Baturité e do Recôncavo Baiano, o que implica produzir protocolos e diretrizes para internacionalização dos nossos currículos, estabelecer cada vez mais parcerias para tornar também internacional a tríade fundante da vida acadêmica: ensino-pesquisa-extensão. Aliada a esta questão, estamos desenvolvendo condições e criando infraestruturas para que as populações locais tenham um leque de opções de mais cursos que dialoguem com áreas que viabilizam o desenvolvimento local/regional. As nossas infraestruturas vão gerar serviços na área de saúde, turismo, tecnologias, desportos e lazer às comunidades nas adjacências dos campi da Unilab.”
Além desse destaque, o reitor agradeceu à equipe Unilab que “está comprometida com a educação transformadora. Vamos sim impactar e transformar a vida dos nossos irmãos que estão do outro lado do Atlântico, dos nossos irmãos do Maciço de Baturité, no Ceará, e do Recôncavo Baiano, na Bahia”, declarou. Além disso, agradeceu à comunidade acadêmica pela confiança e escolha dos representantes eleitos da Unilab.
Em pronunciamento, o ministro da Educação Milton Ribeiro disse ter feito questão de estar presente à posse, destacando a luta e a paixão do reitor Roque Albuquerque, além do povo da Unilab. “Eu agradeço muito!”, afirmou.
“A Unilab está em meu coração, pela luta, pela história. Aquilo que eu puder fazer para ajudá-los, como ministro de Estado, eu vou fazer” – Milton Ribeiro
Para a vice-reitora e professora do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Cláudia Carioca, esse é um momento histórico e de celebração, pois “hoje, a Unilab está liberta da escravidão da pro temporalidade e, agora, necessita de unidade democrática para consolidar-se como uma instituição de ensino superior de excelência. Pois, nossa luta é por melhores condições de ensino, pesquisa, extensão e gestão para entregarmos uma educação de qualidade àqueles que aqui vem em busca de oportunidades. Iremos também buscar, incansavelmente, a legitimação das ações afirmativas através de políticas institucionais efetivas que garantam a implementação das leis de cotas no nosso país”.
Por fim, a vice-reitora lembrou que:
“A Unilab tem um papel fundamental na transformação de vidas que, por sua vez, transformarão aqueles que estarão ao seu redor, o que confirma o que nos disse Mandela: A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Por isso, reafirmo o meu comprometimento de estar sempre pronta a ajudar a Unilab a cumprir o seu papel”.
“Acredito que muitos foram convidados para conhecer e estar na Unilab. Não podemos deixar de reconhecer que a vinda do Ministro Milton mostra que, pela primeira vez, alguém atendeu ao nosso chamado. Uma universidade nova, no interior do Nordeste, no Ceará. Entendo que é uma expressão de respeito a nossa Unilab, ao pedido de um reitor, ao nosso tempo histórico, ao primeiro reitorado eleito. No sentido de dizer que o MEC está atento às nossas vivências. O Mec escuta, entende e chega até nós! – Geranilde Silva, pró-reitora da Prograd (foto acima em rosa)
A professora Mirian Reis, diretora do Campus dos Malês, implantado em São Francisco do Conde, na Bahia, destacou a atuação da Unilab na completude das ações realizadas na Unilab, nos 11 anos no Ceará e nos 7 anos na Bahia, em especial:
“A Unilab vem caminhando na sua efetiva institucionalização. Tivemos progressos importantes na construção: tanto na infraestrutura, quanto nos cursos de graduação e pós-graduação ao longo desses 11 anos. No Ceará, uma ampliação mais expressiva buscando atender à população com mais cursos. Na Bahia, temos uma expectativa que essa expansão chegará, de forma mais justa: na partilha de recursos, na compreensão do desenvolvimento institucional da Unilab. É isso que estamos trabalhando juntos” , disse Mirian Reis.
Matérias relacionadas: Novos reitores da Unilab, eleitos democraticamente, falam sobre planejamentos e estratégias para o quadriênio 2021-2025 e Campus dos Malês: 7 anos de travessias Brasil – África.