Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

A diversidade alavanca o desenvolvimento da jovem Unilab

Data de publicação  02/03/2023, 16:15
Postagem Atualizada há 2 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Na última sexta-feira (24), cerca de 230 novos graduados pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) celebraram o encerramento de mais um ciclo, ocorrido na cerimônia de colação de grau (semestre de 2022.1), no Campus das Auroras, em Redenção/CE.

A titulação abrangeu os cursos de graduação em Bacharelado: Administração Pública (presencial e na modalidade a distância); Agronomia; Antropologia; Enfermagem; Engenharia de Energias e Humanidades, como também, em Licenciatura: Ciências Biológicas; Física; História; Letras – Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia; Química e Sociologia.

Cerimônia de Graduação (semestre de 2022.1)

A mesa das autoridades, docentes do quadro efetivo, foi composta pelos representantes da Reitoria da Unilab (Roque Albuquerque, reitor e Cláudia Carioca, vice-reitora), além da pró-reitora de Graduação (Prograd), Rosalina Tavares e dos coordenadores de cursos: Maria Vilma Faria (Administração Pública presencial), Sandra Mª Callado (Administração Pública EAD); Evaldo Oliveira (Pedagogia); Joana Elisa (Sociologia); Kaé Colvero (Ciências Biológicas), Stella Barbosa (Enfermagem); Fco. Olímpio Carneiro (Engenharia de Energias); Levi Leite (Física); Antonia Suele (Letras – Língua Portuguesa) e dos vice-coordenadores: Geocleber Sousa (Agronomia); Rhuan Lopes (Antropologia);  Aline Abbonizio (História); James M. Junior (Humanidades); Aluísio Fonseca (Química) e Joserlan Silva (Matemática).

Mesa de autoridades – Reitoria e demais gestores da Unilab

Após o momento do juramento, em que os formandos – erguidos seus braços – formalizaram seu compromisso com a sociedade para prestação de vossos serviços com responsabilidade, dignidade profissional, promovendo a  construção de uma sociedade justa e a promoção da integração entre os povos, foram convidados os oradores dos cursos para proferirem seus discursos emocionados.

Alguns oradores apresentaram demandas, trouxeram pedidos de melhorias estruturais, propostas e solicitações de desenvolvimento qualitativo nas disciplinas, laboratórios, mais vagas e aumento de valores nas bolsas de estudos e pesquisas para os cursos da universidade pública que tem a proposta de interiorização e internacionalização.

A exemplo da necessidade do compromisso dos gestores públicos, o orador do curso de Administração Pública – Bubacar Darame (guineense), trouxe em seu discurso uma observação significativa do autor Peter Drucker: “Não existem países subdesenvolvidos, existem países sub administrados”

Bubacar Darame (guineense) – orador da turma de Administração Pública presencial

A adolescente Unilab, com quase 13 anos de atividade (instituída pela Lei 12.289/2010), vem desenvolvendo e implementando as práticas e ações de acessibilidade nos campi do Ceará e da Bahia, através do acompanhamento do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade (Niadi/Propae). A exemplo, temos dois cadeirantes no Ceará que participaram da cerimônia, um estrangeiro e um brasileiro (Wagner de Moura formou-se no curso de bacharelado em Humanidades – 1º ciclo). Além da formanda Adriana Moreira, oradora do curso de Administração Pública EaD, utilizando-se de um par de muletas, teve acesso ao palco da colação para proferir seu discurso.

Unilab na implementação as práticas e ações de Acessibilidade nos campi do Ceará e da Bahia

No contexto de consolidação dos cursos da Unilab, o diretor e professor do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Lucas Luz, destacou o curso de bacharelado em Agronomia. “Nesta colação, uma parte significativa de formandos foram contratados ao final da disciplina de estágio obrigatório por cooperativas e empresas de outras localidades. Com destaque a um estudante estagiário, foi contratado como gerente de uma nova unidade da empresa que vai abrir no estado da Paraíba”, relatou com entusiasmo. 

Como novidade, o professor Lucas informou está aguardando a resposta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) quanto à proposta do curso de pós-graduação stricto sensu (mestrados acadêmico) em Agronomia.

Lucas Luz, diretor e professor do IDR – doutor em Genética e Melhoramento de Plantas e mestre em Agronomia

“A Agronomia me escolheu! Ela vem de raízes. Filha e neta de agricultores, de pessoas que precisam de políticas públicas direcionadas à agricultura familiar. E a Unilab trouxe isso através do curso de Agronomia”. Erilânia Gonçalves, complementou dizendo que: “Hoje, saio da Unilab formada e já empregada pela empresa que estagiei!”.

Erilânia Gonçalves, formanda de Agronomia

Nos cursos do Instituto de Humanidades (IH), têm se destacado em números de inscritos no SISU/MEC e no quantitativo de formandos. Um exemplo é o curso de licenciatura em Pedagogia. Para Evaldo Oliveira, professor e coordenador, o curso de Pedagogia “é consolidado. Mas também atendo à novas demandas. Tem uma base de formação teórica sólida é preocupado com a realidade do Maciço de Baturité e dos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). O curso é bastante procurado porque têm troca do campo teórico e das práticas vivenciadas nas escolas. Sabendo que este curso é muito amplo, onde o profissional pedagogo pode atuar em diversos espaços não escolares, destacou o professor.

Evaldo Oliveira, coordenador do curso de Pedagogia – mestre e doutor em Educação

Considerando todas as participações, em destaque, o primeiro reitor eleito da Unilab, professor do ILL, Roque Albuquerque, apresentou levantamentos quantitativos, desenvolvimentos de novas ações e novidades para o ano de 2023.

Roque Albuquerque, reitor da Unilab – professor do ILL, filósofo, pós-doutor em Estudos da Tradução e doctor of Philosophy – Língua Grega

Avanço da Unilab pós-pandemia

Em esclarecimento, o reitor informou que, no período de 2020-21, a Unilab encolheu de forma assustadora. “Perdemos muitos estudantes!“. Mas, no semestre posterior, na retomada das atividades presenciais pós-pandemia, os cursos ofertados no Ceará receberam um percentual expressivo de inscrições, em especial os cursos de Administração Pública, Enfermagem, Engenharia de Energias, Farmácia, Letras – Língua Portuguesa. Na Bahia, o percentual da ocupação em destaque foi o curso de Ciências Sociais.

Para o ano de 2022, observou-se o aumento no número de ocupação de vagas, destacando-se os cursos: Farmácia (100%), Engenharia da Computação (92%), Administração Pública (88,6% vagas), Enfermagem (82,1 %), Letras – Língua Portuguesa (100%), Ciências Biológicas (88%), Letras – Língua Inglesa e Matemática (85%). No Campus dos Malês/BA, o percentual do curso de Ciências Sociais ficou estável, mas o curso de Letras – Língua Portuguesa (39,3%).

“Essa Unilab é nossa cara. São cores, são pessoas de imensa diversidade. A Unilab cresceu de diversas maneiras. Mas, estamos longe do ideal, Roque Albuquerque – prof. e reitor da Unlab

Novidades de 2023

A Unilab CRESCE, declarou Roque!

Durante o discurso, Roque Albuquerque – reitor da Unilab, trouxe novidades quanto às vagas na universidade, disponibilidade de códigos de vagas e possibilidade de reopção (remoção) entre os cursos da instituição.

Confia as NOVIDADES!

Cláudia Ramos Carioca, vice-reitora da Unilab – professora do ILL, especialização em Literatura, mestre e doutora em Linguística

 

Categorias
Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO