LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CEARÁ
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
Denominação do Curso: Licenciatura em Pedagogia
Duração do Curso: Entrada BHU duração de três anos / Entrada direta (SISU, SISURE e demais editais) duração de quatro anos.
Oferta anual: 80 (oitenta) vagas
Regime Letivo: Semestral
Turnos de Oferta: Noturno
Modalidade: Presencial
Carga Horária: 3.200 (três mil e duzentas) horas e duração mínima de 8 (oito) semestres
Título Acadêmico: Licenciada/o em Pedagogia
O curso de Pedagogia, grau licenciatura, do Instituto de Humanidades da UNILAB, ao delimitar o perfil do profissional, busca atender em primeira instância as possibilidades apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
- Pedagogo produtor e disseminador de conhecimentos, na perspectiva de uma epistemologia da África e de suas Diásporas, antirracismo e anticolonial e promotor da efetiva valorização dos saberes científicos e ancestrais, com ênfase nos países da integração da UNILAB;
- Docente na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, em instituições públicas e privadas de ensino, a partir de princípios éticos e capaz de articular teoria e prática no exercício bem-sucedido da docência;
- Gestor de processos educativos com o compromisso de atuar com autoridade e segurança nas atividades de coordenação, planejamento, organização, além de avaliação de programas e projetos pedagógicos escolares e não- escolares;
- Agente social e político capaz de entender, contemplar e respeitar sempre em sua atuação, as diferenças étnico-racial, de gênero, sexualidade, religião, faixas geracionais, ambiental-ecológica, de classes sociais, entre outras;
- Empreendedor da pesquisa científica, principalmente nas áreas fundamentais de sua formação, que são a pedagogia na perspectiva epistêmica da África e de suas Diásporas, a docência, além da investigação sobre outros campos de atuação que se alinham a sua formação inicial.
3º SEMESTRE
FILOSOFIA DA ANCESTRALIDADE E EDUCAÇÃO – 75H
Ementa: Conceitos essenciais à cosmovisão africana: corpo, mito, rito, tempo, ancestralidade. Relação comunitária. Importância do chão. Necessidade da diversidade e da alteridade. Religiosidade tradicional e sacralidade. Exu: para além do bem e do mal. Filosofia na perspectiva da cosmovisão africana. Ética e estética. Desdobramentos pedagógicos teórico-práticos. Laboratório de dispositivos de apreensão da filosofia da
ancestralidade na educação.
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 90H
Ementa: A sociologia e a antropologia da educação numa perspectiva de descolonização do saber nos países da integração. Bases sociológicas das manifestações de violência na sociedade contemporânea com ênfase no racismo e seus desdobramentos na sociedade. Contribuições sociológicas para compreender a prática escolar. Bases antropológicas no debate sobre Ciência, mito e religião. Fundamentos antropológicos: Alteridade, etnicidade, raça, sincretismo, hibridismos, africanidades e diferenças sociais no campo das relações raciais. Estudos etnográficos de base africana. Laboratório de práticas em sociologia e antropologia da educação na perspectiva descolonizadora do saber.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 60H
Ementa: A história da educação nos países da integração UNILAB. Os processos educativos seculares na África, na CPLOP e na Diáspora. A história da educação no contexto colonial e pós- colonial. A História e a História da Educação no concerto da CPLOP: pan-africanismo, negritude, quilombismo, poder negro, TEN, Frente Negra, Lei 10.639 e a História encruzilhada da África e da Diáspora.
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E PRÁTICOS DO SAMBA E CAPOEIRA – 60H
Ementa: As origens africanas da capoeira e do samba. A capoeira e o samba no contexto da cultura afrodescendente no Brasil e no mundo. Expressões da Cosmovisão Africana na Capoeira: Circularidade, Sacralidade, senhoridade, Mestria, Oralidade, Musicalidade, Transversalidade, Alacridade, Brincadeira, Iniciação, Segredo, Comunalidade. Identidade e gênero, na capoeira e no samba. Perspectivas historiográficas da capoeira e do samba. Ética e estética da capoeira e do samba numa perspectiva histórica. Desdobramentos pedagógicos da capoeira e do samba para a Educação Escolar nos países da Integração. Laboratório de prática e compreensão da filosofia da capoeira e do samba para a Educação no contexto dos países da Integração
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM I – 90H
Ementa: Principais correntes teóricas da psicologia do desenvolvimento (Henri Wallon, Jean Piaget e Vygotkys). Os estudos acerca do desenvolvimento das crianças africanas nas tarefas piagetianas – Teoria da Psicologia Genética de Jean Piaget. Psicologia e Diferença; Aspectos Psicossociais do Racismo; Identidade e diferença; branquitude e negritude. Aspectos psicossociais da 107 violência de gênero, e contra a mulher. A psicologia do desenvolvimento sob diferentes enfoques teóricos centrados na infância, adolescência e vida adulta.
4º SEMESTRE
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 75H
Ementa: Abordagem dos novos paradigmas da educação básica a partir dos sistemas de ensino dos países da integração UNILAB. Os contextos, as relações étnico-raciais e de gênero na análise organizacional da educação básica nos países da integração. A relação do sistema interno, o curricular, a sistematização do conhecimento e a organização das unidades escolares e das redes de ensino. A relação organização básica, os sistemas técnicos e científicos informacionais e a globalização. Legislação Educacional.
EDUCAÇÃO E LITERATURA NEGRA: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS EM NARRATIVAS, MITOS, FÁBULAS E CONTOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS – 60H
Ementa: Análise e debate sobre a literatura negra, afro-brasileira e africana, na perspectiva de diálogo, valorização e disseminação das narrativas, mitos, fábulas, contos e demais expressões da literatura negra, afro-brasileira e africana nas práticas educativas em sala de aula. Potencialidades Pedagógicas das diversas expressões da literatura negra, africana e afro-brasileira, para as práticas educacionais.
RELIGIOSIDADES E ESPIRITUALIDADES NA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 60H
Ementa: Fenômeno religioso: especificidade, complexidade, cientificidade. Dimensão religiosa do ser humano. Ciências auxiliares da experiência religiosa: filosofia, sociologia, antropologia, psicologia, estudo comparado das religiões. Construção antropológica cultural da experiência religiosa: religiões, religiosidades, sagrados, espiritualidades. Papel da experiência religiosa na constituição das culturas e no viver das sociedades pluralismo religioso no campo religioso brasileiro e africano. Fundamentalismo e intolerância religiosa. Diálogo Inter-religioso. LDB, Ensino Religioso, laicidade e construção da cidadania nos países da integração.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 60H
Ementa: Análise crítica dos estudos clássicos na Antropologia sobre o lugar das relações de gênero em sociedades tribais e complexas na África. Estudo com foco nos países da integração: das relações entre educação, práxis pedagógica, gênero e sexualidades humanas. Elucidando as questões de gênero e sexualidades em práticas da educação formal, informal e não formal, principalmente aquelas relativas ao sexismo e a homofobia, que transitam com propriedade nas atividades educativas e educam crianças, jovens, adultos e velhos sob o viés do preconceito e da produção da desigualdade. Pretende-se também promover debates sobre como se produzem as identidades e diferenças sexuais e de gênero dos sujeitos envolvidos nas relações escolares, enfatizando-se igualmente suas intersecções com questões de classe, raciais e geracionais. Sexualidade e religiosidade. Laboratório de Práticas pedagógicas de educação em gênero e sexualidades.
OPTATIVA I – 30H
OPTATIVA II – 30H
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM II – 30H
Ementa: Contextualização dos Estudos Africanos no Mundo. Situando a Psicologia Negra Americana: As escolas euro-americana, reformista e africana/radical. Marcos históricos da Psicologia na perspectiva das relações étnico-raciais. Fundamentos de uma psicologia social africana: padrões africanos de normalidade, conceitos de pessoa, de tempo, de personalidade e comunidade e seus desdobramentos para a psicologia. Importância da moralidade para a psicologia africana. Necessidade da dimensão espiritual. Visão holística da Psicologia Africana. Regulamentação da Psicologia Social no Brasil na dimensão étnico-racial.
5º SEMESTRE
FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 60H
Ementa: Estudo na perspectiva dos países da integração: direito à educação; ações afirmativas e autogestão educacional e escolar; administração e gestão educacional; gestão democrática, por resultados e autogestão; organismos colegiados e mecanismos de participação direta na gestão educacional e escolar; dimensões da gestão educacional e escolar: administrativa, financeira, patrimonial (material e imaterial), de pessoa e pedagógica. Laboratório de diagnóstico da atual gestão educacional nos países da integração.
DIDÁTICA NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 60H
Ementa: Descolonização do ensino e da aprendizagem. Didática, ciências da educação, instrução e ensino. Identidade docente. Os processos de ensino e de aprendizagem e os desafios do cotidiano escolar e do ritual da aula nos países da integração. A docência e seus saberes especializados. Planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e de aprendizagem. Transposição didática; (12 h/a ) de Laboratório em didática
ARTE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 90H
Ementa: A Arte, a tradição e a filosofia Adinkra na educação infantil. O processo de ensino e aprendizagem da arte como quinta dimensão do cotidiano na tradição africana: a arte presente em tudo. Os valores simbólicos, espirituais, os suportes, os mitos, o sagrado e a arte utilitária-comunitária nos corpos, na cerâmica, na cestaria, nas máscaras, na fundição, na griotagem, na dança, na música, na encenação, nos cortejos de rua. Suas chaves interpretativas do cosmo, das divindades e dos homens.
CAPOEIRA, SAMBA E AS MANIFESTAÇÕES AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS DOS LUGARES – 45H
Ementa: Estudo das interlocuções entre o samba, a capoeira e as manifestações culturais africanas da África e da Diáspora. O samba e a capoeira foram concebidos como território (político-mítico e religioso), como lugar pertinente, memória cultural, estrutura profunda, síntese e chave interpretativa do complexo sistema cultural e cosmogônico africano e diaspórico. Estudos das transversalidades das manifestações culturais dos lugares dos países da integração UNILAB. Laboratórios de práticas pedagógicas e de exercícios de canto, dança, ritmo e percussão mostrando, no samba e na capoeira, os elementos constitutivos do tango, do frevo, do jazz, do blues, do batuque de Cabo Verde, do rap, etc. Laboratório de práticas e metodologias pedagógicas das manifestações afro-brasileiras.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 60H
Ementa: Didática da pesquisa étnico-racial e das relações África – Diáspora. A renovação das disciplinas a partir da África, da Diáspora e do estudo das relações étnico-raciais e de gênero. Elaboração de conceitos, teorias e dispositivos de pesquisa compatíveis com as especificidades culturais dos países da integração. Importância das implicações do/a educador/a-pesquisador/a na perspectiva da “porteira de dentro”: memorial do/a pesquisador/a e outros dispositivos como ferramentas de análise das implicações. Desdobramento dos princípios africanos de ubuntu e transversalidade: Integração ensino, pesquisa e extensão pela intervenção formadora: Estudo e pesquisa da África e da Diáspora associando os níveis experimentais da prática pedagógica, com o território teórico da pesquisa acadêmica. Exemplos da sociopoética, pesquisa-ação e abordagens da afrodescendência. Preparo para realização da monografia do curso: prática do memorial do e da iniciante.
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS – 60H
Ementa: A Libras e sua história. A cultura da Libras e a educação dos surdos. Parâmetros e traços linguísticos da Libras. Os sujeitos surdos, sua história, sua identidade e sua cultura. O Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Laboratório em língua de sinais.
6º SEMESTRE
POLÍTICAS EDUCACIONAIS CURRICULARES E DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 60H
Ementa: Estudos das políticas educacionais e curriculares dos países da integração na perspectiva de descolonização curricular e política: Diretrizes educacionais; projetos de educação e projetos pedagógicos; política, planejamento, financiamento e legislação; Políticas étnico-raciais e educação; Currículos; Teorias curriculares e sociedade; Currículo e relação de poder; políticas curriculares; descolonização do currículo; curriculares decoloniais. Laboratório de práticas curriculares decoloniais e diagnósticos sobre políticas educacionais nos países da integração. (12 h/a) laboratório de prática.
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E BILINGUISMO NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 90H
Ementa: Letramento, alfabetização, bilinguismo e as especificidades do Brasil e dos países da integração. O ensino de língua em cenários linguísticos e culturalmente diversos: os casos dos países da integração. Efeitos colaterais do uso exclusivo do português para o letramento e alfabetização, por exemplo, em Angola, Moçambique, Guiné Bissau e em outros com crioulo e línguas nacionais. Alfabetização e letramento em línguas maternas e o não apagamento das minorias étnico-linguísticas.
EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 90H
Ementa: Infância e educação nos países da integração: concepções, políticas e práticas. A construção social da criança negra e não negra. O processo de alfabetização. Estudos e análise crítica da prática docente e da gestão em creches e escolas de educação infantil. Literatura infantil nos países da integração. Observação, participação no planejamento, docência e avaliação do processo ensino aprendizagem na educação infantil. Práticas lúdicas e diversidade cultural nos países da integração.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA – 30H
Ementa: Conceitos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Marcos político legais da educação especial no âmbito nacional e internacional. Fundamentos histórico filosóficos e sociais da educação especial. Escola comum inclusiva e a mediação pedagógica: Atendimento Educacional Especializado – AEE. Recursos pedagógicos acessíveis para inclusão escolar: orientação e mobilidade, desenho universal e acessibilidade espacial, comunicação alternativa, tecnologia assistiva, livro e informática acessível.
ENSINO DA GINGA: CAPOEIRA, CORPOREIDADE E MANDINGA – 75H
Ementa: A Ginga como elemento de navegação social na capoeira e na vida. Ginga, movimento, espaço e o corpo. A capoeira e a polissemia entre a dança, a luta, o teatro e o jogo. Mandinga na capoeira, origens e interpretações. A mandinga como elemento mágico simbólico e sua relação com o corpo. Ancestralidade, ginga e mandinga.
OPTATIVA 3 – 30H
OPTATIVA 4 – 30H
TCC I
7º SEMESTRE
ENSINO DE EJA NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 60H
Ementa: Histórico, fundamentos teóricos e políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos nos países da integração. Perspectivas e desafios atuais. Laboratório de práticas em educação de jovens e adultos.
ESTÁGIO EM EJA NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 105H
Ementa: Conhecimento da educação de jovens e adultos na escola pública. Planejamento: elaboração, execução e avaliação na EJA. Gestão do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental na EJA em espaços escolares. Práticas pedagógicas descolonizadoras.
ENSINO DA ETNOMATEMÁTICA – 60H
Ementa: As contribuições africanas à história da matemática. Geometria fractal em territórios africanos. A geometrização na arte africana e o ensino da matemática. Jogos africanos no ensino da matemática. A matemática da capoeira. Laboratório de práticas em etnomatemática.
ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 60H
Ementa: Os desafios do ensino de ciências nos países da integração. O estudo: da vida; dos fenômenos naturais; dos animais; das plantas; das relações entre formas vivas e não vivas; da saúde; da produção de alimentos; entre outros, na ótica cultural das populações tradicionais africanas e afro-brasileiras. Medicina tradicional de matriz africana. Relação entre ciências naturais, oralidade e espiritualidade. Laboratório de práticas pedagógicas em ciências naturais com foco nos países da integração UNILAB.
ESTÁGIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 105H
Ementa: Compreender a realidade escolar na educação infantil. Observação, planejamento, execução, registro e avaliação de atividades pedagógicas em contextos institucionais de cuidado e educação de crianças pequenas. Elaboração de propostas pedagógicas para Educação Infantil. Propostas decoloniais.
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 60H
Ementa: Implicações morfológicas, sintáticas e semânticas da crioulização do português nos países da integração. Laboratórios de práticas pedagógicas alusivas à oralidade, aos aportes das tradições de terreiro e às tradições culturais negro-africanas no português brasileiro. Os processos de tupinização e africanização do português falado no Brasil. Seminários e estudos comparados da crioulização e da africanização. A encruzilhada da língua materna e língua oficial, teorias, experiências e o bilinguismo.
AUTOBIOGRAFIA E EDUCAÇÃO – 60H
Ementa: Abordagem (auto)biográfica na Educação e em âmbitos de formação sócio educativos. Fundamentos históricos e epistemológicos do método biográfico. Autobiografia e (auto)formação: reflexão da atividade docente na história de vida, caminho de iniciação. Narrativas (auto)biográficas do percurso escolar e docente: trajetória interior do/a professor/a, a questão da subjetividade e construção da identidade profissional. Ingerências de experiências de colonialidade e descolonialidade no processo de formação docente nos países da integração. Incidências da vida comunitária em perspectiva do Ubuntu: lugar nas relações de linhagem e de comunalidade. Laboratório de práticas pedagógicas envolvendo a relação das histórias de vida de alunas e alunos e sua inserção com suas comunidades de pertencimento.
OPTATIVA 5 – 30H
TCC II
8º SEMESTRE
ENSINO DA HISTÓRIA NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 60H
Ementa: Por uma historiografia da África e da Diáspora dos países da integração. A história comum e a dialética da unidade na diversidade dos países de língua oficial portuguesa. A África, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e a Diáspora. O Brasil como sua contraparte e/ou Região da África. Laboratórios de práticas pedagógicas de ensino da história dos países da integração UNILAB.
ENSINO DA GEOGRAFIA NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 60H
Ementa: Metodologia, trabalho interdisciplinar e conceitos geográficos: território, espaço, lugar e cotidiano. Estudo comparado das desigualdades sócio-espaciais nos países da integração. Epistemologia da Geografia e dos lugares nos países da integração. Espaço geográfico: o meio técnico, científico e informacional e a Globalização. Laboratórios de práticas pedagógicas do ensino de geografia nos países da integração.
ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 105H
Ementa: Apropriação da realidade escolar no âmbito do sistema público de ensino. Elaboração, execução e avaliação de processos educativos. Gestão da sala de aula em espaços escolares nas séries iniciais do ensino fundamental na rede e no sistema regular de ensino. Práticas pedagógicas descolonizantes.
ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 105H
Ementa: Pesquisa e prática em gestão democrática, por resultado e auto-gestão escolar, educacional e comunitária. Pesquisa e prática dos organismos colegiados, dos mecanismos de participação direta e das dimensões da gestão educacional, escolar e comunitária: administrativa, financeira, patrimonial (material e imaterial), de pessoal e pedagógica nos países da integração. Interculturalidade e gestão.
PESQUISA E PRÁTICA DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO – 75H
Ementa: Mapeamento das experiências educativas não escolares: infanto-juvenil; movimento negro, movimento de mulheres, rurais, religiosos, meio ambiente, dentre outros. A pedagogia nas ONG’s e movimentos sociais organizados e terceiro setor; o papel da(o) Pedagoga(o) em espaço não escolares. Processos educativos em espaços não escolares; Pesquisa em educação em espaços não escolares. Planejamento, execução e avaliação da Intervenção Comunitária: experiências de organização nos países da integração.
OPTATIVA 6 – 30H
OPTATIVA 7 – 30H
TCC III
COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVAS
PRETAGOGIA;
COSMOVISÃO AFRICANA E DA DIÁSPORA;
CORPO, DANÇA AFRO E EDUCAÇÃO;
TRADIÇÃO ORAL AFRICANA;
A LÍNGUA BANTA E A SUA INFLUÊNCIA NAS MANIFESTAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS;
ASPECTOS PEDAGÓGICOS DAS BRINCADEIRAS E FOLGUEDOS DE RAIZ AFRICANA NO BRASIL;
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA;
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO;
RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL;
RELIGIÕES TRADICIONAIS AFRICANAS;
TÓPICOS ESPECIAIS I;
TÓPICOS ESPECIAIS II;
EDUCAÇÃO, GÊNERO E RAÇA: FUNDAMENTOS ONTO-HISTÓRICOS NA SOCIEDADE DE CLASSES;
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO NEGRO NO BRASIL.
1. Como realizar o aproveitamento de disciplinas?
Para efetuar o aproveitamento de disciplinas, as/os estudantes devem seguir os seguintes passos:
- Acesse o formulário de Aproveitamento de Disciplinas disponível na página do curso em (https://unilab.edu.br/licenciatura-em-pedagogia-ceara/), na seção “FORMULÁRIOS”;
- Preencher e assinar o formulário de Aproveitamento de Disciplinas devidamente, incluindo todas as informações necessárias;
- Enviar para o e-mail da Coordenação o formulário de Aproveitamento de Disciplinas dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico, juntamente com seu histórico/certificado para comprovação da realização das disciplinas a serem aproveitadas;
- Certifique-se de incluir todas as informações solicitadas e os documentos necessários para facilitar o processo de análise do aproveitamento de disciplinas. É importante frisar que as solicitações de aproveitamento de disciplinas passam por aprovação do colegiado do curso, conforme art. 64, inciso XIII, do Estatuto da Unilab.
2. Qual o procedimento para o trancamento total do curso (Regular)?
Quando o trancamento não tem um motivo maior, a/o estudante, de acordo com a data pré-estabelecida pelo calendário acadêmico, deverá seguir os seguintes passos:
- Preencher o respectivo formulário, disponível na página da SECRAGI, no site na Unilab (link:https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2022/10/Formulario-Trancamento-de-Curso-regular-conforme-prazos-do-Calendario-Academico.pdf );
- Enviar e-mail à biblioteca e à PROPAE/NIDAE, solicitando os respectivos nada consta (e-mails: dsibiuni@unilab.edu.br e nidae@unilab.edu.br);
- Após isso, a/o estudante deverá encaminhar os três documentos escaneados e/ou printados para o e-mail da SECRAGI (secragi@unilab.edu.br), que procederá com o trancamento do curso.
3. O que é o trancamento especial? Em quais casos se aplica?
O trancamento especial é a interrupção automática de todas as atividades acadêmicas, podendo acontecer a qualquer momento, não resultando na quebra do vínculo regular com a Universidade e não prejudicando o cálculo do Índice de Desenvolvimento Escolar (IDE). Será concedida em situações excepcionais, desde que devidamente comprovada. Alguns casos em que se pode aplicar o trancamento especial são:
I Afastamento por motivo de saúde, mediante comprovação, por atestado médico, laudo ou outro documento que comprove a situação do interessado.
II Afastamento para estudos no exterior, mediante comprovante de obtenção de bolsa de estudos ou de aceitação da instituição a que se destina pelo prazo máximo de três períodos letivos;
III Afastamento do País, em serviço público da União, dos estados ou dos municípios, no máximo, por 4 semanas;
IV Afastamento do Estado ou do País, de aluno servidor público, por necessidade imperiosa do serviço, pelo prazo que corresponda, no mínimo, a 25% do período letivo e, no máximo, a três períodos letivos, mediante apresentação de declaração do órgão empregador;
V Afastamento para participação em programa governamental de mobilidade acadêmica, dentro ou fora do país, mediante solicitação formal, respeitado o limite de tempo previsto nos regulamentos específicos de cada programa;
VI Afastamento para incorporação ao serviço militar obrigatório ou admissão em curso de preparação de Oficial da Reserva, pelo prazo em que perdurar a obrigação militar, respeitado o limite máximo de três períodos letivos.
4. Qual o procedimento para solicitação de trancamento especial? Quando o trancamento se justifica por razões de maior relevância, o estudante deve seguir os seguintes passos:
- Acessar o formulário de trancamento especial, disponível no link: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/08/Formulario-Trancamento-Especial.pdf;
- Preencher o formulário de trancamento especial e assiná-lo;
- Digitalizar o formulário preenchido juntamente com o documento que comprove a necessidade do trancamento especial;
- Encaminhar o formulário junto com o documento que comprove a necessidade de trancamento especial digitalizados para o e-mail da SECRAGI ( secragi@unilab.edu.br ).
5. Quantas vezes é possível trancar o curso?
Conforme Resolução CONSUNI/UNILAB 30/2013, art. 27, §2º, “O trancamento de curso será concedido no limite máximo de 03 (três) períodos letivos regulares, consecutivos ou não.”
6. Qual o procedimento para retornar ao curso trancado?
Para retornar ao curso trancado, a/o estudante trancado deverá:
- Enviar e-mail para a SECRAGI ( secragi@unilab.edu.br ) solicitando seu destrancamento com as seguintes informações no corpo do texto: Nome completo, CPF, e curso a qual deseja retornar/destrancar;
- Feito isso, a/o estudante receberá a confirmação de recebimento do e-mail e posteriormente o comprovante de reativação do seu status para Ativo. Possibilitando sua matrícula online no prazo estabelecido no calendário acadêmico para o período letivo posterior ao seu retorno de trancamento.
7. O que é o regime especial? Em quais casos se aplica?
O regime especial é a modalidade de regime acadêmico que permite ao discente, em situação específica, acompanhar as atividades acadêmicas de forma remota. Esse tipo de regime é restrito para gestantes a partir do oitavo mês de gravidez e nos primeiros três meses após o nascimento da criança, assim como também para estudantes que tenham sido diagnosticados com uma doença que represente um risco para a própria vida ou para a comunidade acadêmica.
8. Como solicitar regime especial?
Para cursar em regime especial a/o estudante deverá seguir os seguintes passos:
- Preencher e assinar o formulário de regime especial (https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/08/Formulario-Regime-Especial.pdf )
- Após isso, deverá encaminhar o referido formulário junto com documento, ambos digitalizados, comprovando a necessidade de cursar em regime especial para o e-mail da SECRAGI (secragi@unilab.edu.br).
9. Concluí o BHU, como faço para ingressar em uma das terminalidades?
Para ingressar em uma das terminalidades a/o estudante precisa estar atento ao site da PROGRAD/UNILAB, onde é lançado os Editais para seleção de candidatas/os egressas/os do curso de humanidades nas terminalidades.
10. Como realizar o trancamento de disciplinas?
Durante o período estabelecido no calendário acadêmico, o estudante deve solicitar o trancamento através do Portal do Aluno (SIGAA). Feito isso, o coordenador do curso irá analisar o pedido de trancamento e seguir com o deferimento ou indeferimento do pedido.
11. Quais os documentos necessários para solicitar colação de grau?
A/O estudante pode solicitar colação de grau regular (quando ocorrer dentro do período estabelecido pelo calendário acadêmico) ou colação de grau especial (em casos específicos). Os documentos necessários para a colação de grau são:
- Formulário de solicitação de colação de grau (regular ou especial), disponível no link (https://unilab.edu.br/licenciatura-em-pedagogia-ceara/);
- Cópia de documento de identidade (RG para brasileiros, RNM para estrangeiros);
- Cópia do certificado de conclusão do ensino médio (brasileiros) (equivalente para estrangeiros);
- Histórico com integralização de todas as disciplinas;
- Ata de defesa assinada;
- Declaração de quitação da Biblioteca Universitária – DSIBIUNI (Nada consta);
- Declaração de Depósito Legal para Artigos, Monografias, Dissertações e Teses, emitida pela Biblioteca. Para a Declaração de Depósito do TCC, segue o link com as orientações: http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2020/02/NORMAS-PARA-ENTREGA-DEP%C3%93 SITO-DE-TCC-DISSERTA%C3%87%C3%95ES-E-TESES.pdf
Para a colação de grau especial é necessário adicionar, além dos documentos supracitados, um documento que comprove a necessidade de colação de grau especial, se por:
- Nomeação em concurso público/(portaria de nomeação);
- Contratação e/ou promoção para cargos de nível superior /(documento do empregador atestando a contratação e/ou promoção);
- Aprovação em curso de Pós-Graduação/(lista de classificados/aprovados, calendário de matriculado);
- Transferência ex officio/ (documento de solicitação da transferência);
- Viagem ao exterior para estudos ou trabalho/(documento da instituição de ensino ou do empregador atestando a sua realização);
- Domicílio em outro estado/(comprovante de residência compatível com a solicitação);
- Outros (explicar o motivo e adicionar documento comprobatório)
- Colação de Grau Regular
- Colação de Grau Especial
- Solicitação de Regime Especial
- Solicitação da 2ª via do Diploma ou Certificado
- Solicitação de Trancamento de Curso Regular (conforme calendário acadêmico)
- Solicitação de Trancamento de Curso por motivo de Doença
- Solicitação de Trancamento de Curso por motivos diversos
- Solicitação de Cancelamento de curso
- Solicitação de Destrancamento/Descancelamento de curso
- Solicitação de Aproveitamento de Disciplinas
- Formulário de Cadastramento de Banca de TCC
Evaldo Ribeiro Oliveira
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E-mail: evaldo@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Intelectualidade negra;
– Relações étnico-raciais;
– Educação;
– Racismo;
– Educação das relações étnico-raciais;
– Materiais de ensino, livros didáticos e paradidáticos;
– Formação de professores;
– Cultura afro-brasileira;
– Políticas Curriculares;
– Educação em África;
– Descolonização Curricular.
FABIOLA BARROCAS TAVARES
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E-mail: nega@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Saúde mental e Educação;
– Política Educacional;
– Terapia familiar na Escola Básica.
FÁTIMA MARIA ARAÚJO BERTINI
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E-mail: fatimabertini@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Aprendizagem e Desenvolvimento Humano;
– Psicologia, Cultura e comunidades tradicionais;
– Psicologia Social, Cidade e Afetos.
GERANILDE COSTA E SILVA
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E-mail: geranildecosta@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Escola e Educação para as relações étnico-raciais;
– Educação Popular e Movimentos Sociais;
– Lei nº 10.639 e 11.645/03;
– Alfabetização e Letramento;
– Literatura Africana e Afro-brasileira;
– Educação Inclusiva e Especial;
– Pretagogia.
IVAN COSTA LIMA
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E-mail: ivanlima@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Movimentos sociais e educação;
– Movimento negro e educação;
– Educação e Relações étnico-raciais;
– Educação popular;
– Religiões de matriz africana;
– Territórios quilombolas;
– História e Cultura afro-brasileira e Africana e Educação;
– Práticas educativas e formação de professores/as na educação básica;
– Políticas educacionais.
JACQUELINE DA SILVA COSTA
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E-mail: jacquelinecosta.sol@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Feminismo Negro;
– Educação e Literatura Negra;
– Educação e a Descolonização do Currículo;
– Leis 10.639/03 e 11.645/08;
– Gênero, Raça e Sexualidades na escola;
– Políticas de Ação Afirmativas no Ensino Superior;
– Estudo de Trajetória de vida e racialização da experiência;
– Movimento negro brasileiro;
– Desigualdades sociais e raciais no Brasil.
JOSERLENE LIMA PINHEIRO
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E-mail: lenopinheiro@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Cibercultura;
– Educação Matemática;
– Ensino de Ciências;
– Etnomatemática;
– Educação e inovação;
– Formação de professores;
– Tecnologia da Educação;
– Políticas educacionais.
LINCONLY JESUS ALENCAR PEREIRA
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E-mail: linconly@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Pesquisas nas áreas de manifestações culturais africanas e afro-brasileiras, samba, capoeira, religiões de matrizes africanas;
– Pedagogias de terreiro;
– Educação popular;
– Educação para os povos e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas);
– Educação do campo;
– Educação contextualizada e estratégias de convivência com o semiárido;
– Epistemologia, Ciências Humanas, Racismo epistêmico e Descolonização do pensamento;
– Filosofia da Ancestralidade.
LUIS CARLOS FERREIRA
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E-mail: luisferreira@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Educação, Políticas Públicas e Trabalho;
– Educação de Jovens e Adultos Brasil e África;
– Alfabetização e Educação de Adultos em Paulo Freire;
– Sociedade civil, desenvolvimento e cidadania;
– Educação, Educação Profissional e Trabalho;
– Políticas públicas educacionais no Brasil;
– Manifestações culturais africanas e afrobrasileiras;
– Relações Étnico-Raciais e a Escola: Leis 10.639/2003 e 11.645/2005.
LUIS EDUARDO TORRES BEDOYA
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E-mail: luchobedoya@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Pesquisa (auto)biográfica;
– Histórias de vida e formação;
– Antropologia da Educação;
– Afrocentrismo e Educação;
– Paulo Freire;
– Movimentos sociais e Educação Emancipadora;
– Colonialidade do saber e do ser;
– Fenomenologia da religião;
– Espiritualidades, religiosidades, construção da cidadania;
– Ensino religioso;
– Religiosidade popular;
– Intolerância religiosa.
LUMA NOGUEIRA DE ANDRADE
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E-mail: luma.andrade@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Direitos Humanos;
– Diversidade cultural;
– Etnicorracialidade;
– Gênero e sexualidade;
– Educação;
– Políticas públicas e Movimentos Sociais.
– Gestão da Educação
MATILDE RIBEIRO
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E-mail: mribeiro@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Política de igualdade racial e gênero;
– Gênero e políticas públicas.
REBECA DE ALCÂNTARA E SILVA MEIJER
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E-mail: rebeca.ameijer@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Formação de professores;
– Didática;
– Teoria de currículo;
– Educação para as relações étnico-raciais;
– O ser negro;
– Escola;
– Movimentos Sociais;
– Educação popular;
– Educação afro referenciada.
ROSANGELA RIBEIRO DA SILVA
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E-mail: rosangelaribeiro@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Trabalho e Educação;
– Educação e sociedade;
– Educação e Pobreza;
– Educação e o Movimento de EPT (Educação para Todos);
– Escola;
– Currículo;
– Formação de Professores;
– Fundamentos da Educação;
– Políticas Educacionais e sócio-educacionais.
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2024
Reunião Ordinária – 25/01/2024
Reunião Ordinária – 05/03/2024
Reunião Extraordinária – 21/03/2024
Reunião Ordinária – 10/04/2024
Reunião Ordinária – 08/08/2024
Reunião Ordinária – 10/10/2024
2023
Reunião Extraordinária – 12/01/2023
Reunião Ordinária – 17/01/2023
Reunião Ordinária – 16/03/2023
Reunião Ordinária – 28/04/2023
Reunião Ordinária – 22/05/2023
Reunião Ordinária – 04/07/2023
Reunião Ordinária – 29/08/2023
Reunião Ordinária – 13/09/2023
Reunião Ordinária – 10/10/2023
Reunião Extraordinária – 18/10/2023
Reunião Ordinária – 17/11/2023
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Reunião Ordinária – 13/04/2023
Reunião Ordinária – 20/04/2023
Reunião Ordinária – 11/09/2023
Reunião Ordinária – 05/10/2023
2022
Reunião Extraordinária – 14/02/2022
Reunião Ordinária – 07/04/2022
Reunião Ordinária – 17/05/2022
Reunião Extraordinária – 31/05/2022
Reunião Extraordinária – 07/10/2022
Reunião Extraordinária – 26/10/2022
Reunião Ordinária – 20/12/2022
2021
5ª Reunião Extraordinária – 02/12/2021
Equipe da Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Ceará
EVALDO RIBEIRO OLIVEIRA
Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia
FÁTIMA MARIA ARAÚJO BERTINI
Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia
LOURENA SILVA CÉSAR
Auxiliar Administrativo
E-mail: coordenacaopedagogiaceunilab@unilab.edu.br | Telefone: 2222-0931
Campus das Auroras, Rua José Franco de Oliveira, s/n – CEP.: 62.790-970 – Redenção – Ceará.