Perguntas frequentes – IDR

1 – Qual é o procedimento para solicitação de transporte? 

O solicitante deve seguir rigorosamente as instruções constantes no OFÍCIO Nº 7/2026/SEACAD-IDR-UNILAB. 

2 – Qual procedimento para solicitar progressão ou promoção funcional? 

O servidor interessado deve seguir as orientações constantes na Resolução Complementar CONSEPE/UNILAB No 5, de 19 de junho de 2023, bem como o seguinte passo a passo: 

  1. Na unidade IDR, iniciar processo do SEI do tipo “Pessoal: Progressão e Promoção (Quadro Efetivo) Docente”; 
  2. Incluir e preencher, no processo criado, o documento “Pessoal: Requerimento para Progressão Docente IDR”, que é o formulário padrão do SEI, que deve ser assinado. 
  3. Incluir no processo, como documento externo e em PDF único, os comprovantes daquilo que foi informado no formulário citado no item anterior. 
  4. Incluir no processo, como documento externo, a portaria da última progressão; 5. Informar, por e-mail, à Direção do Instituto (idr@unilab.edu.br) e ao Serviço Administrativo (secretariaidr@unilab.edu.br) que o processo de solicitação de progressão foi devidamente instruído pelo servidor interessado a fim de que o Instituto dê continuidade ao fluxo processual. 

Observações: – Para unir os arquivos em PDF único, recomenda-se a utilização de ferramentas online, disponíveis gratuitamente na internet. – Não é preciso enviar/tramitar o processo se ele for criado/gerado na própria unidade IDR. 

3- Qual procedimento para solicitar avaliação de estágio probatório? 

O servidor interessado deve seguir as orientações constantes na Resolução CONSEPE/UNILAB no 309, de 26 de fevereiro de 2024, bem como o seguinte passo a passo: 

  1. Na unidade IDR, iniciar processo do SEI do tipo “Pessoal: Avaliação de Desempenho de Servidor em Estágio Probatório (Docente)”; 
  2. Incluir e preencher, no processo criado, o documento “Pessoal: Requerimento Estágio Probatório Docente IDR”, que é o formulário padrão do SEI, que deve ser assinado. 
  3. Incluir no processo, como documento externo e em PDF único, os comprovantes daquilo que foi informado no formulário citado no item anterior. 
  4. Incluir no processo, como documento externo, o Termo de Posse; 
  5. Incluir no processo, como documento externo, Certificado do Curso de Formação Básica no Magistério Superior; 
  6. Informar, por e-mail, à Direção do Instituto (idr@unilab.edu.br) e ao Serviço Administrativo (secretariaidr@unilab.edu.br) que o processo de solicitação de progressão foi devidamente instruído pelo servidor interessado a fim de que o Instituto dê continuidade ao fluxo processual. 

Observações: – Para unir os arquivos em PDF único, recomenda-se a utilização de ferramentas online, disponíveis gratuitamente na internet. – Não é preciso enviar/tramitar o processo se ele for criado/gerado na própria unidade IDR. – Mais informações podem ser obtidas na Resolução Consepe/Unilab no 309, de 26 de fevereiro de 2024. 

4- Qual o procedimento para solicitação, autorização e prestação de contas de viagens nacionais ou internacionais? 

O servidor interessado deve seguir as orientações constantes no OFÍCIO-CIRCULAR No 1/2025/SEADM-IDR-UNILAB. 

5 – O requerente de progressão funcional pode escolher os componentes da Comissão de Avaliação Docente que realizará sua avaliação? 

Não. Após a instrução processual pelo interessado, o Instituto inclui a documentação necessária que lhe compete e emite portaria de constituição da Comissão de Avaliação Docente (CAD), formada por três docentes, conforme as orientações da Resolução Consepe/Unilab no 249 de 11 de maio de 2023. 

6 – Qual é o procedimento para solicitar impressão de material didático? 

O solicitante deve seguir rigorosamente as instruções constantes no OFÍCIO Nº 5/2026/SEACAD-IDR-UNILAB. 

7 – Qual é o procedimento para reserva de espaço? 

O solicitante deverá formalizar a reserva por e-mail, o qual deve ser enviado à secretaria do curso ao qual estão vinculadas às atividades com cópia ao Serviço Acadêmico-IDR (SEACAD-IDR), seacadidr@unilab.edu.br com antecedência de 48h. 

Deve ser mencionado o responsável pela sala, a finalidade, a(s) data(s) e o(s) horário(s) inicial e final da reserva. 

A secretaria do curso ou o SEACAD-IDR abrirá o processo via processo via SISGEF (Sistema Integrado de Solicitação e Gerenciamento de Espaços Físicos), o qual certificará a disponibilidade e atenderá ou não a reserva. 

O solicitante receberá por e-mail o número da reserva, como também a resposta emitida pelo SISGEF. 

8 – Qual é o procedimento para empréstimo/reserva de equipamento?

O solicitante deve seguir rigorosamente as instruções constantes no OFÍCIO Nº 6/2026/SEACAD-IDR-UNILAB. 

9 – Qual é o procedimento para solicitar férias? 

O interessado deve realizar a programação de férias por meio do aplicativo SouGov.br e aguardar a homologação pela chefia imediata. Tendo em vista que o referido aplicativo é intuitivo, o servidor tem acesso às orientações necessárias no ato da programação de férias. Entretanto, em caso de dúvida, poderá consultar a Superintendência de Gestão de Pessoas, preferencialmente pelo e-mail ferias@unilab.edu.br.  

10 – Quem são os responsáveis pelas orientações, organização e encaminhamento dos Planos Individuais de Trabalho e Relatórios dos Planos Individuais de Trabalho Docente?

A Comissão de Avaliação do Regime de Trabalho criada pelo Instituto, composta por, no mínimo, seis docentes ligados a este, conforme as orientações da Resolução Complementar CONSEPE/UNILAB no 2/2021. 

11 – Qual é o procedimento para as microunidades e órgãos complementares do Instituto solicitarem material de expediente? 

A unidade solicitante elabora uma lista detalhada, inclusive com a especificação da quantidade, e a encaminha, por e-mail, ao Serviço Administrativo do Instituto (seacadidr@unilab.edu.br). 

12 – Qual é o procedimento para solicitar transferência de material laboratorial?

O Requerente deve preencher o formulário de solicitação de material de laboratório. Recebido o formulário, o Serviço Acadêmico-IDR (SEACAD-IDR) iniciará um processo no SEI formalizando via Despacho a solicitação. Em seguida, comunicará aos interessados se a transferência de material será atendida ou não. 

13 – Quais são os procedimentos para agendar aulas práticas ou atividades nos laboratórios? 

O solicitante deverá entrar em contato com o técnico responsável pelo laboratório formalizando seu agendamento por email (laboratorioidr@unilab.edu.br), com antecedência de 7 dias; 

Deve especificar o laboratório, a finalidade, a data, o horário, os materiais  necessários (vidrarias, reagentes e equipamentos) e se existe a necessidade de acompanhamento técnico. Recebido requerimento, o responsável verificará a disponibilidade para atender a demanda. 

14 – Como solicitar material de limpeza para os laboratórios? 

O solicitante deverá formalizar seu pedido por email (laboratorioidr@unilab.edu.br). Deverá mencionar quais produtos, quantidades e o local de destino. Recebido o pedido, o técnico responsável certificará a possibilidade de atender ou não a solicitação. Em caso de não atendimento, dependerá da disponibilidade da CSO (Coordenação de Serviços Operacionais). 

15 – Como solicitar materiais para aulas ou pesquisa? 

O solicitante deverá entrar em contato com o técnico responsável pelo laboratório formalizando seu agendamento por email:laboratorioidr@unilab.edu.br com atencedência de 2 dias; 

Deve especificar a finalidade, a data, o horário, materiais necessários (vidrarias, reagentes e equipamentos) e se existe a necessidade de acompanhamento técnico. Recebido requerimento, o responsável verificará a disponibilidade e atenderá ou não a demanda. 

16 – Como solicitar reagentes químicos para aulas ou pesquisa? 

As solicitações de retirada de reagentes químicos deverão ser realizadas exclusivamente por meio do novo sistema eletrônico disponível no endereço: https://reagentes.unilab.edu.br.  Embora o sistema ainda esteja em fase de testes, ele já está operante e pode ser utilizado normalmente para atender à sua demanda. 

Para acessá-lo, basta entrar com o seu login e senha do SIGAA. No caso de reagentes controlados, é necessário o preenchimento e envio, via SEI, ao AMOX-ICEN do processo Solicitação de Produtos Químicos Controlados (PQC) e anexar os seguintes documentos:

*Despacho para Uso de Produtos Químicos Controlados.

*Requisição de Uso de Reagentes Químicos Após o envio dos documentos, basta inserir o número do processo SEI correspondente no campo indicado no formulário do sistema de reagentes.

Dessa forma, sua solicitação será processada e atendida em breve. Reforço que somente servidores da UNILAB podem realizar solicitações de reagentes químicos e que a retirada deles ocorre mediante agendamento prévio.  

17. Qual procedimento para solicitar manutenção, reforma e reparo em Laboratórios?

As demandas relacionadas à manutenção, reformas e reparos no âmbito dos Laboratórios sob gestão do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) deverão ser formalizadas junto ao Serviço Acadêmico do IDR, por meio do e-mail institucional da unidade, para fins de registro, análise e encaminhamento das providências necessárias.

Página atualizada em 19/08/2026

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar