Seminário aborda “13 de maio” a partir de ressignificação de memórias e experiências abolicionistas

Data de publicação  27/04/2021, 15:14

Entre os dias 1º e 6 de maio, o curso de História da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), na Bahia, realiza o seminário “13 de maio: ressignificando memórias e experiências abolicionistas atlânticas”. As inscrições devem ser feitas neste formulário. Haverá certificado de extensão.

Muito além de uma mera concessão da monarquia, a abolição da escravidão no Brasil foi um processo que envolveu os próprios escravizados, libertos, mulheres e homens negros livres, intelectuais e políticos. Nesses movimentos, também se identificavam e recriavam ideias e projetos abolicionistas em circulação pelo mundo atlântico desde pelo menos o final do século XVIII.

Para repensar esses diferentes significados da liberdade, o evento discutirá as conexões atlânticas, os protagonismos de africanos e seus descendentes, suas experiências e memórias e ainda como tudo isso pode ser abordado nas salas de aula. A programação conta com conferência, exibição de documentário, mesas-redondas e um podcast preparado especialmente para esse momento.

“Desde o ano de 2018, o curso de História, na Bahia, realiza alguma atividade acadêmica para refletir sobre o 13 de Maio. Acreditamos que a data suscita questionamentos, debates e análises que não se esgotam. Seja porque diferentes grupos e instituições produziram e produzem significados e sentidos culturais e políticos diversos para o evento, seja porque a abolição e o pós-abolição trouxe sérios impactos sócio-econômicos e políticos às populações negras nas sociedades que tiveram escravidão”, ressalta a comissão organizadora, do colegiado (acadêmicos e docentes) do curso.

1º de maio – Lançamento do Podcast – Ressignificando Memórias

Entrevista com Prof. Dr. Danilo Marques/UFAL e Profa. Dra. Bebel Nepomuceno/CECAFRO-PUC-SP.

Coordenação: Prof. Dr. Vitor Martins de Souza/Unilab

Prof. Dr. Heitor Andrade Loureiro (USP)

14 horas Exibição do Documentário: Bembé do Mercado 130 anos

Debatedores: José Raimundo Lima Chaves/Babalorixá Pai Pote