“Contra Colonização Artística: pode um curso de artes na Unilab existir?” é tema da próxima live

Evento ocorre em novo horário: 18h do dia 13 de maio.
Todas as lives do Projeto Unilab 10 Anos ficam salvas no YouTube da Unilab.

Data de publicação  07/05/2021, 13:04

A próxima live da série “Unilab 10 Anos” ocorre no dia 13 (quinta-feira), a  partir das 18h, pelo canal oficial da universidade no YouTube. O tema “Contra colonização artística: pode um curso de artes na Unilab existir?” é o mote proposto por Wilame da Silva Júnior, o Jovem Èsù, graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela Unilab. A proposta surge da inquietação cada vez mais emergente de artistas nos ambientes universitários, em específico a Unilab, acerca dos desafios do campo das artes e do seu lugar dentro da produção de conhecimentos na academia.

Participam, também, do evento: o professor Ricardo Nascimento, coordenador de Arte e Cultura da Pró-reitoria de Extensão da Unilab (Proex); a professora Jacqueline da Silva Costa, docente vinculada ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab); o professor Segone Cossa, docente na Unilab e no programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande; e a artista e militante Geyse Anne, graduanda em Pedagogia pela Unilab e membro do Movimento Negro Unificado (MNU).

A partir do ensaio “Contra Colonização Artística: ou por um curso de artes na Unilab”, publicado na “Revista Batuko, vol.4 – Arte, Cultura, Educação e Igualdade Racial”, Jovem Èsù elabora o tema do evento cogitando a possibilidade (ou mesmo necessidade) da criação de uma graduação em Artes na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira.

Lives Unilab 10 Anos

Com o objetivo de comemorar a primeira década de existência da Unilab e enfatizando o protagonismo das ações locais, acontecem, desde o dia 12 de janeiro de 2021, as lives do Projeto Unilab 10 anos (sempre pelo canal oficial na Unilab no YouTube). Todos os encontros ficam salvos e armazenados na própria plataforma.

Apoiado pela Reitoria e realizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Secretaria de Comunicação Institucional (Secom), o projeto completo é composto por 16 encontros online conduzidos por sujeitos ativamente ligados à universidade, procurando trazer à tona questões pertinentes à extensão universitária, aos programas de arte e cultura e à reflexão acerca da existência e da atuação da academia na comunidade.

O evento é proposta de Jovem Èsù, com participação dos professores Carol Costa Bernardo, Ricardo Nascimento e Segone Cossa e da graduanda em Pedagogia Geyse Anne.
Live Unilab 10 Anos, edição de 05/05/21: o professor Fausto Antônio apresenta o projeto “Patuá de Palavras, o Inverso Negro”.

CONTEÚDO RELACIONADO