[E-books] Unilab 10 anos: experiências, desafios e perspectivas de uma universidade internacional

Coletânea é formada por 50 artigos envolvendo cerca de 135 autores

Data de publicação  30/08/2021, 10:37

Já estão disponíveis, em dois volumes, os e-books da coletânea  “Unilab 10 anos: experiências, desafios e perspectivas de uma universidade internacional com a África e o Timor Leste no interior da Bahia e do Ceará”. A organização da obra é assinada por Artemisa Candé Monteiro, Pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais da Unilab, e por Ivan Costa Lima, docente vinculado ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab), além de prefácio escrito pelo reitor Roque Albuquerque.

A coletânea é formada por 50 artigos enviados por meio de chamada pública, aberta no início de 2020 (por ocasião do aniversário de 10 anos da universidade), com foco em estudantes, servidores docentes ou técnicos-administrativos em educação e demais interessados em debater a atuação da Unilab desde a sua fundação, em julho de 2010. Ao todo, são cerca de 135 autores envolvidos na escrita dos textos.

Os textos contemplam a realidade da universidade tanto no Ceará quanto na Bahia, perpassando diálogos críticos acerca da educação decolonial e afro-centrada, das dinâmicas dos(as) estudantes internacionais e brasileiros(as), dos componentes curriculares de cursos que compõe a Unilab, das dinâmicas sociais presentes nas localidades do Maciço de Baturité (CE) e de São Francisco do Conde (BA). É possível perceber também o forte engajamento de projetos de extensão e de pesquisa embricados nas temáticas e autorias que figuram na coletânea.

Segundo o professor Ivan Costa Lima, “o conjunto de textos oportuniza contextualizar os desafios e as perspectivas para agora e para os próximos anos de atuação da universidade”. Na apresentação da obra, os organizadores afirmam, também, que os volumes possibilitam “entender as origens das desigualdades e das violências que impactam o ato de educar.” Já para o reitor Roque Albuquerque, na escrita do prefácio, “a quantidade de temas não nos furta a unidade de propósito”.

Artemisa Candé Monteiro comenta, ainda, que a coletânea reafirma a universidade firmada sobre o tripé ensino-pesquisa-extensão, mas não somente: simboliza o DNA de internacionalização e interiorização, bem como sua identidade enquanto parceira dos países da CPLP, abordando inclusive os tensionamentos das relações da comunidade internacional discente com o ambiente de entorno. “É importante que a gestão superior se atente aos resultados dessa pesquisa, para que a gente possa melhorar o projeto da Unilab e cumprir as suas diretrizes”, evoca a pró-reitora.

Acesse os dois e-books da coletânea:
Volume 1
Volume 2