“Dia Nacional do Povo Cigano: do degredo ao decreto” é tema do I Seminário de Estudos, Movimentos, Identidades e Cultura, próximo dia 24

Data de publicação  18/05/2021, 11:29

No próximo dia 24 (segunda-feira), a partir das 10h, no canal do Youtube Unilab Oficial, o grupo do curso de bacharelado em Antropologia, vinculado ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab), em parceria com o Instituto Cigano do Brasil (ICB), está promovendo a primeira edição do Seminário de Estudos, Movimentos, Identidades e Cultura, em alusão ao Dia Nacional do Cigano.

A temática do evento tem a abordagem “Dia Nacional do Povo Cigano: do degredo ao decreto”, buscando debater sobre estudos realizados na interface entre a temática de identidade, cultura e movimento sociais, com ênfase em sua primeira edição na etnia cigana e sua presença no território cearense.

Durante a atividade, haverá um debate entre entidades nacionais que se dedicam a luta em torno da etnia cigana no Brasil e na construção de políticas públicas para esta etnia considerando suas particularidades históricas, sociais e culturais.

Participe! A transmissão será pelo Canal do Youtube Unilab Oficial.

O evento terá certificação de 8 horas, junto à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex/Unilab). Ao longo das atividades serão fornecidos links de acesso ao registro de frequência, via formulários do Google, para posterior emissão de certificados.

Confira a Programação:

Manhã (10h às 12h) Oficina – Cartas na Mesa:  “O Baralho cigano e o mito da adivinhação”, ministrada por Flor Fontenele (Cigana Rom, discente do BHU e pesquisadora da temática cigana).

Tarde (15h às 17h) Mesa-redonda: “Estudos ciganos na contemporaneidade”, com a participação de: Ma. Liana Liberato (Doutoranda e Mestre em Educação pela FACED/UFC), Flor Fontenele (Cigana Rom, discente do BHU e pesquisadora da temática cigana), mediadas pelo professor do Instituto de Humanidades (IH) e coordenador do Curso de bacharelado em Antropologia da Unilab, Lailson Ferreira da Silva.

Noite (19h às 21h) Mesa-redonda: “Um panorama das pautas e políticas ciganas no Brasil”, com Rogério Ribeiro (Cigano Calon, Jornalista e Presidente do ICB), Miriam Starnescon (Cigana Rom do clã Kalderash, advogada e fundadora da Fundação Cigana Santa Sara Kali), Aluízio Azevedo (Cigano Kalon, doutor em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/ICICT) da Fundação Instituto Oswaldo Cruz).

(21h) Programação Cultural – Confira o Vídeo! (Orgulho Cigano; Saudação cigana na língua Chibi com Cigano Joaquim e apresentação de Dança com o Grupo Jim Calón; apresentação   de dança Solo com Cigano Michel, Cigana Maria Alice; leitura de Carta com Cigana Kassandra e encerramento com as apresentações musicais dos músicos ciganos: Renê DJango, Adriano Cigano, Dirceu e Ataliba.

Outras informações pelo email: (lailson.silva@unilab.edu.br).

Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO