Professora da Unilab é reconhecida Cidadã Honorária de Acarape
A entrega do título aconteceu no dia 25, na Câmara Municipal de Acarape. Izabel Cristina dos Santos Teixeira é vinculada ao Curso de Letras, do Instituto de Linguagens e Literaturas da Unilab desde 2012, ano em que passou a viver e a trabalhar no município.
A Travessa Dário Franco de Castro, no Conjunto São Francisco (município de Acarape -CE), se destaca no bairro por seu aspecto nitidamente mais arborizado e integrado à natureza local. Moradores mais antigos sabem que muita coisa naquela paisagem foi modificada depois de 2015, ano em que foi concluída a construção da casa da professora Izabel Cristina dos Santos Teixeira na localidade.
A residência em Acarape, porém, data de 2012, por ocasião da redistribuição da fortalezense para a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), vinda da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Desde então, Izabel Cristina, que é professora de Letras e geóloga, passou a atuar na vizinhança, por iniciativa própria, com ações de educação ambiental, saneamento básico, infra-estrutura, esporte e lazer. A notável relevância das ações e obras lhe conferiu o título de “Cidadã Honorária Acarapense”, entregue na noite da última terça, 25.
Na cerimônia, estavam presentes no plenário da Câmara os 11 vereadores do município, bem como docentes da Unilab e moradores da região. “É uma grande honra receber essa comenda que conta muito do trabalho que eu tenho desenvolvido com a Unilab. O prêmio é mais da Unilab do que meu!”, comentou a professora após receber a homenagem das mãos do presidente da Câmara Municipal de Acarape, Ítalo Bomfim (PDT).
Bomfim destacou, em sua fala, a importância da parceria entre as ações municipais e a universidade. “Não é todo município que tem uma universidade federal perto, a gente tem que realmente usufruir”, pontuou.
Educação Ambiental no Conjunto São Francisco
Izabel conta que o estreitamento de sua relação com a comunidade se deu a partir da realização de festas de São João no bairro. Os eventos, então chamados “Arraial Comunitário do Conjunto São Francisco” eram fomentadas, inicialmente, pela professora e por um de seus irmãos. A festa cresceu ao ponto de sua organização precisar ser compartilhada com a prefeitura.
Várias outras ações e obras foram encadeadas à realização do São João. A professora formalizou, em 2020, o projeto “Educação Ambiental no Conjunto São Francisco: a festa e o esporte como meios para ações no bairro”. Em 18 de maio, ela concedeu uma entrevista à Secretaria de Comunicação Institucional da Unilab (Secom) na área externa de sua casa, no Conjunto São Francisco, quando enumerou algumas das transformações promovidas no bairro.
Às ações da festa, foram incorporadas vivências em esporte e lazer, facilitadas por um campinho de futebol localizado nas costas da propriedade da professora. Por ocasião do período de chuvas, Izabel implantou passarelas de pneus pelas ruas da vizinhança, apelidando a ação de “Não pise na lama, ande na passarela”. Ela também distribuiu 51 unidades de lixeiras de ferro, confeccionadas por próprio custeio e iniciativa, como parte da ação “Se essa rua fosse minha”. Desde o ano passado, vem intermediando providências junto à Superintendência de Obras Hidráulicas do Estado do Ceará (Sohidra), culminando com a construção, no último mês, de um poço profundo com chafariz em área pública do Conjunto São Francisco. E tem encaminhado as iniciativas burocráticas para a formalização de uma associação de moradores do bairro, a fim de pleitear recursos públicos para implementação de ações futuras.
Boa parte dessa história é contada no vídeo a seguir:
O município de Acarape
Com cerca de 15 mil habitantes, Acarape é um dos 13 municípios do Ceará que compõem o Maciço de Baturité. Vizinho a Redenção (cidade da qual se desmembrou apenas em 1987) e localizado a 60 km da capital Fortaleza, Acarape é uma das sedes da Unilab no Ceará, abrigando o Campus dos Palmares, às margens da CE-060.
Atualmente, seu único bairro ou “localidade” com saneamento básico é o Centro. O conjunto São Francisco, bairro onde reside a professora Izabel Cristina, é um dos pontos da cidade que sofrem com questões como acúmulo de lixo, esgoto a céu aberto, irregularidades no abastecimento de água e mosquitos.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Nos dias 9 e 10/11, abertas inscrições da seleção de professor/a para bolsas de preceptor/a do Programa Residência Pedagógica
- Unilab colabora com as ações para a Década dos Oceanos em Jericoacoara/CE
- Unidade dos Palmares inicia obras de urbanização para melhoria na mobilidade e acessibilidade
- Projeto de extensão ReaPodere realiza seminário “Práticas de Extensão e troca de saberes”, dia 21/02, às17h
- Projeto Vamos Rangá! abre inscrições até 2 de novembro, para distribuição de almoços a estudantes de Redenção e Acarape