Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

[Setembro Amarelo] Coase participa de campanha de valorização da vida, com esclarecimentos e eventos. Inscreva-se no próximo encontro, será dia 30/09!

Data de publicação  14/09/2021, 16:55
Postagem Atualizada há 2 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Você sabia que o mês de setembro é o mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio, ganhando o nome de Setembro Amarelo?!

Esta campanha, criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), tem o objetivo de promover a saúde mental, prevenir o suicídio, informar sobre centros e instituições que fornecem suporte à saúde mental e fomentar as redes de apoio à saúde mental de todos.

A saúde mental e o suicídio são assuntos por muito tempo tratados como tabus na sociedade, mas é preciso falar sobre isso.

O suicídio atualmente é considerado a 2° principal causa de morte entre os jovens brasileiros de 15 a 29 anos e estima-se que a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida em algum lugar do mundo. Trata-se de uma epidemia silenciosa que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), acomete no mundo cerca de 800 mil pessoas por ano. Entretanto, esse grande problema de saúde pública pode ser evitado por meio de ações que visem a promoção do bem estar e da saúde mental.

Caso você esteja enfrentando algum tipo de sofrimento mental, que inclua ou não ideações suicidas, não guarde seus sentimentos para si. No Brasil temos centros e instituições gratuitos voltados à promoção de suporte à saúde mental e espaços de acolhida ao público em geral, como as listadas a seguir:

CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde) mais próximos de sua localidade.
Em situações de urgência e emergência: UPA 24H, SAMU (192), Corpo de Bombeiros (193), Pronto Socorro, Hospitais.
Centro de Valorização da Vida (CCV) (24 horas por dia/ 07 dias por semana) Formas de contato: Ligação para o número 188 Chat da CVV pelo site https://www.cvv.org.br/chat
Instituto BIA DOTE Forma de contato: Ligação para o número 85 998420403

A Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante (Coase) convida toda comunidade universitária a visitar a página “Ações em Saúde Mental”. Criada em junho de 2021, pela Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), por meio da Coase, junto com diversos docentes de diferentes áreas de formação, ela representa o compilado de ações institucionais voltadas para ações de promoção em saúde mental. Na lista de ações apresentadas, inclui-se o serviço de acolhimento em saúde, desenvolvido pela Coase, cujo detalhamento de acesso pode ser consultado na página “Serviços virtuais de saúde na pandemia.

Haverá encontros síncronos durante esse mês de setembro/2021 para conversar sobre o tema. Inscrições estão disponíveis neste endereço eletrônico.

Eventos

O próximo encontro será na próxima quinta-feira (30), a partir das 15h, via plataforma do Google Meet, com a temática: “Sexualidade, Gênero e Suicídio”, com a psicóloga Mariana Oliveira. O espaço foi pensado para proporcionar uma discussão sobre as possíveis repercussões que questões de gênero e que envolvam a sexualidade podem ter sobre a vida das pessoas. Aproveite! Inscrições AQUI.

Conteúdo Complementar

Sugestões para escutar ou ler:

Cartilha Suicídio Informando para Prevenir
Cartilha Governo Estadual sobre COVID (isolamento, etc) e saúde mental
Just Talk – O Podcast do TJES – Episódio Setembro Amarelo
Podcast Mamilos – Episódio #03 O que é o cérebro pandêmico?
Podcast Gente Conversa – Episódio #14 Sociedade do Cansaço

Referências:
http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14#page/50
https://www.cvv.org.br/blog/setembro-amarelo-mes-de-prevencao-do-suicidio/
https://www.paho.org/pt/topicos/suicidio
https://www.setembroamarelo.com/

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO