Programa de Bolsa Monitoria 2021.2: inscrições dias 30 e 31 de março

Confira a lista de vagas para monitoria remunerada e não-remunerada no Ceará e na Bahia

Data de publicação  22/03/2022, 11:28

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Prograd/Unilab), tornou público, no último dia 21, o Edital Prograd nº 11/2022 para Seleção de Monitores do Programa de Bolsa de Monitoria (PBM) no Período Letivo 2021.2. O texto do edital completo, bem como todos os seus anexos e demais publicações, estão publicados no Portal da Prograd. Os(as) estudantes interessados (as) terão entre os dias 30 e 31 de março para realizar a inscrição, devendo concorrer por apenas uma das vagas disponibilizadas.

Podem se candidatar  estudantes da graduação presencial, devidamente matriculados  no período letivo 2021.2 e, preferencialmente, no curso do instituto para o qual está sendo ofertada a vaga na monitoria, devendo o(a) candidato(a) comprovar já ter cursado a disciplina ou disciplina equivalente da vaga de monitoria que esteja concorrendo, com média igual ou superior a 7,0 (sete). O exercício da monitoria demanda uma disponibilidade semanal de 12 horas.

A distribuição das vagas de monitoria por campus, curso e disciplina encontram-se no Quadro 1 do edital. A divulgação do resultado final, segundo cronograma do edital, está prevista para o dia 13 de abril.

Inscrições

Para realizar sua inscrição o/a candidato/a deverá enviar mensagem de e-mail  com o título “Inscrição Seleção de Monitoria Edital Prograd 11/2022” para o endereço eletrônico da Coordenação de Curso que está ofertando a vaga de monitoria (consta lista dos e-mails das coordenações no edital), na qual deverá constar em anexo:

– Formulário de Inscrição, disponível no Anexo I do edital, devidamente preenchido;
– Histórico Escolar atualizado emitido no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA);
– Atestado/Comprovante de Matrícula no período letivo 2021.2 emitido por meio do SIGAA;
– Carta de Intenção, disponível no Anexo II, caso o curso ofertante da vaga de monitoria adote este recurso como uma das etapas de seleção (as etapas de seleção constam no item 9.2 e Quadro 3 do edital);

A seleção dos/as candidatos/as para atuarem como monitores/as será realizada por Comissão de Seleção designada pela respectiva Coordenação de Curso ofertante da/s vaga/s de monitoria. Esta seleção poderá ocorrer em até 3 (três) etapas eliminatórias, a depender do critério adotado por cada Comissão de Seleção: Carta de Intenção, Entrevista e Apuração do Índice de Desempenho do Estudante (IDE). As etapas adotadas por cada comissão constam no Quadro 3.

Sobre o Programa Bolsa Monitoria

O Programa de Bolsa de Monitoria (PBM) está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Unilab) em conjunto com os cursos de graduação, e tem como objetivo contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes, promovendo maior interação entre discentes monitores, discentes matriculados nas disciplinas e
docentes ministrantes das disciplinas ofertadas.

A monitoria é uma experiência pedagógica oferecida ao/a estudante do curso de graduação, compreendendo atribuições auxiliares relativas às atividades acadêmicas associadas a componentes curriculares, sob a supervisão de um/a professor/a orientador/a. O PBM busca integrar a monitoria ao processo formativo, despertando o interesse do estudante pela carreira docente.

CONTEÚDO RELACIONADO