Data de publicação  26/05/2022, 16:03

As mestras Nadya e Francilene Pitaguary estiveram na Unilab no dia 17 de maio, para serem entrevistadas pelo projeto Podcast Mestras e Mestres da Cultura e Notório Saber, do programa Áfricas do Joá, em parceria com Pluriverso Podcast, realizado pela discente Renara Régia e coordenado pela professora da Unilab Larissa Gabarra.

“Pitaguary” é o nome do terceiro episódio da nova temporada do Pluriverso Podcast. Além de abordar a história da cultura do povo originário Pitaguary, as convidadas apresentaram a visão de mundo Pitaguary, a questão do território, o funcionamento da aldeia, dentre outros assuntos.

>Confira o episódio neste link.

Elas também conduziram uma tarde com as crianças atendidas pelo CIADI (Centro Integrado de Atenção ao Desenvolvimento Estudantil – Instituto de Humanidades e Propae), que realiza o projeto Casa Encantada, em parceria com a prefeitura de Redenção. A Casa Encantada desenvolve atividades interdisciplinares extracurriculares com crianças de 4 a 10 anos e funciona às segundas, terças, quartas e sextas-feiras das 13h30 às 16h30. As inscrições podem ser feitas por meio do WhatsApp 33326130.

Podcast

O projeto do Podcast almeja valorizar as diversas culturas – principalmente as de matrizes africanas -, presentes no Brasil, por meio da aproximação do conhecimento acadêmico com o conhecimento popular. Visa, ainda, ser um espaço virtual de trocas saberes, ao produzir novos conhecimentos.

O foco é realizar a escuta de sujeitos sociais silenciados ao longo da História, por meio da disseminação de informações de qualidade, que são fundamentais para a educação.  Assim, esses sujeitos também são reconhecidos e têm seus saberes difundidos nas escolas, o que pode, inclusive, gerar ferramentas para um método educativo inclusivo e interdisciplinar.

Com o objetivo de formar jovens e adultos mais conscientes de suas heranças culturais, leitores de seu próprio mundo, conscientes de si e dos lugares sociais que lhes são impostos, os eixos norteadores dos debates promovidos nos episódios do podcast tratam de experiências de vida, da transmissão de conhecimento e da representatividade social.

> Confira aqui o Pluriverso Podcast.

CONTEÚDO RELACIONADO