“Escrita Acadêmica: os caminhos da pesquisa” é o tema da oficina temática do PETHL que acontece dia 28/06

Data de publicação  24/06/2022, 13:41

Estão abertas as inscrições para a oficina temática “Escrita Acadêmica: os caminhos da pesquisa”, do projeto “Desempenho Acadêmico Nota 10” do Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras da Unilab (PETHL). O evento acontece no dia 28 de junho, às 14h, no Palmares 3, sala 210. Para garantir a certificação, é necessário realizar inscrição prévia por meio de envio de formulário eletrônico, que encontra-se neste link.

Nesta edição, ministra palestra a professora Suele Alves, que atualmente atua como tutora do PET e coordenadora do curso de Letras Língua Portuguesa. A atividade faz parte das ações do programa para apoiar os estudantes da graduação.

Além das oficinas temáticas, o projeto também oferta monitorias para apoiar os estudantes dos cursos de graduação de Letras Língua Portuguesa e Humanidades e suas terminalidades. Para saber mais, confira aqui.

Confira a programação:

Dia 28.06 – Escrita Acadêmica: os caminhos da pesquisa

Ministrante: Profª Suele Alves

Local: Unilab, Palmares 3, sala 210

Sobre o PETHL

A proposta da formação de grupo “PET respeito à diversidade cultural: o papel da lógica e da retórica na constituição do eu cidadão”, locada na Área de Humanidade e Letras da Unilab, tem como objetivo fortalecer as práticas interdisciplinares focadas na tríade ensino-pesquisa-extensão, envolvendo os alunos, docentes e comunidade. A proposta prevê a formação do aluno para o exercício da cidadania, o que exige o desenvolvimento das competências lógica e retórica. A lógica aqui é entendida como investigação acerca do modo pelo qual o pensamento ocorre na mente humana e em linguagem natural. Embutir nossos pensamentos e crenças em argumentos que os justifiquem constitui um exercício de cuidado com o “outro”, uma vez que estamos oferecendo a ele subsídios para que “aceite”, “rejeite”, “reformule”, “comente”, “colabore” com aquilo que acreditamos, o que é necessário para que as pessoas coletivamente se reconheçam como membros de uma sociedade que constitui uma construção global. Por sua vez, a competência retórica concerne à capacidade de gerenciar e superar conflitos, construindo normas negociadas de convivialidade, o que é indispensável às situações de interdependências internacionais.

Para outras informações visite a página do Pethl/Unilab ou entre em contato pelo e-mail: pethl@unilab.edu.br.

O Instagram do Programa é @pethldaunilab.

As atividades estão no nosso canal do Youtube do Pethl.

CONTEÚDO RELACIONADO