Semana de Antropologia acontece nos dias 12 a 14 e julho, em Redenção (CE)
A IV Semana de Antropologia da Unilab parte de questões e movimentos plurais que se conjugam com as antropologias criativas, pensando realidades próprias aos Nordestes do Brasil e às Áfricas com que mantemos estreito diálogo e colaboração. Evocamos composições capazes de inventar mundos e habitar territórios possíveis, de modo a compartilhar novos planos de voos, que incluam as mais diversas produções e engendramentos de vidas. Questiona-se, então:
– Que outros processos de rostificação, mapas e produções contemporâneas, entre as Áfricas e os nordestes do Brasil, escapariam da oficial e fatalista narrativa hegemônica e racista dominante no imaginário social?
– Como pensar-fazendo uma antropologia plural, ética e política num mundo em ruínas e insustentável criado por este modelo e lógica de vida capitalista que tem produzido tanta morte?
– Como as Áfricas e Nordestes do Brasil têm encontrado formas de se relacionar com o mundo?
Confira a programação do evento:
CONTEÚDO RELACIONADO
- Minicurso “A Antropologia e as Lutas Sociais no Pensamento e na Práxis de Mulheres Negras” acontece nos dias 17, 20 e 24 de abril, no campus dos Malês
- No dia 8/12, docente da Unilab lança livro “Os futuros portugueses: um estudo antropológico sobre a formação de especialistas coloniais para Angola (1950-1960)”
- Mulheres na Ciência: a importância do debate de gênero e raça é tema de palestra dia 6/12, às 9h, no campus das Auroras e com transmissão online
- Evento Antropologias e lutas antirracistas no eixo Brasil-Colômbia acontece dia 30/06, às 8h30
- Mestrado do Programa Associado de Pós-graduação em Antropologia da UFC/Unilab está com inscrições abertas