6º episódio do Pluriverso Podcast apresenta a produção e a prática dos utensílios em argila (cerâmica, barro, louça), com a mestra ceramista Dona Branca

Data de publicação  13/10/2022, 10:32

O sexto episódio do Pluriverso Podcast, uma extensão do Programa Áfricas do Joá, está na segunda temporada e traz a temática com abordagem: cerâmica, barro, louça são as peças feitas com argila que há muito tempo acompanha o desenvolvimento da sociedade. Explicado no sexto episódio, tal patrimônio imaterial é tão vasto, que há diferentes tipos de ofícios em torno da prática.

Desta vez, a professora Larissa Gabarra, vinculado ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab), entrevista a mestra ceramista Dona Branca, que é também tesouro vivo do Estado do Ceará e natural do município de Ipu/Ceará.

6º episódio (Spotify)
Siga o canal @pluri.verso.cast

O Podcast Áfricas do Joá é a segunda temporada do Pluriverso Podcast, que aborda histórias e entrevistas com Mestras da Cultura Popular e Notório Saber. Cuja circulação tem como objetivo contribuir para a valorização e difusão das manifestações culturais, religiosas e cosmológicas presentes nas comunidades do Ceará. Este projeto é relevante para a compreensão das relações sociais locais, bem como para a integração entre a universidade, a comunidade em geral e os detentores de conhecimentos tradicionais. Deste modo, buscamos contribuir tanto para a desinvisibilização de mulheres enquanto detentoras de conhecimento, quanto de fazer circular, para a comunidade em geral,  os nomes, as histórias e as atividades/saberes exercidos por estas mulheres.

Matéria relacionada: Rabequista é o título do 5º episódio do Pluriverso Podcast, que aborda mestres e mestras da cultura popular e notório saber

CONTEÚDO RELACIONADO