#VemproFestivaldasCulturas – Vice-Reitora da Unilab faz chamada no #5 episódio da Pluriverso Podcast

Data de publicação  19/10/2022, 10:08
Postagem Atualizada há 1 ano

O VI Festival das Cultura da Unilab, que acontece nos dias 19 a 21 de outubro, nos campi do Ceará, aborda o tema “Redes de Afeto como fio condutor de solidariedade”, trazendo diversas atividades, oficinas, apresentações, atividade artísticas, mostras, desfiles, teatro e muito mais. No campus dos Malês, na Bahia, o evento foi adiado em memória e respeito ao estudante Dabana Victor Bedam.

Nesta alegria, o episódio da primeira temporada do Pluriverso Podcast, uma extensão do Programa Áfricas do Joá, tem a participação da vice-reitoria da Unilab, professora Cláudia Carioca, chamando toda comunidade acadêmica, da região do Maciço de Baturité, famílias e entidades que estão nos países parceiros em África para celebrar juntos toda a diversidade cultural que se faz presente.

“A expectativa é que este será um grande momento. Estamos nos referindo não só a comunidade do Maciço de Baturité, além disso temos um impacto nos países parceiros. Porque, todos os países parceiros que têm estudantes africanos nos apresentam/mostram um pouco da diversidade que acontece em seus países. Essa diversidade traz riqueza: cultural e agregação de valores.  Essa mistura cultural se transforme em um momento de integração, interlocução profícua, trazendo a comunidade para dentro da Unilab. Levando a Universidade para fora dos muros” – Cláudia Carioca, vice-reitora da Unilab

#5 Podcast – Chamada para o VI Festival das Culturas da Unilab

Já no quinto episódio da primeira temporada do Pluriverso Podcast, a professora do IH/Unilab e vice-coordenadora do Mestrado em Antropologia da UFC/Unilab, Vera Rodrigues é entrevistada pela discente do curso de História, vinculado ao Instituto de Humanidades, Renara Régia.

A docente fala um pouco sobre sua palestra durante o evento, que será nesta quarta-feira (19), com o tema “Carolina Maria de Jesus: inspiração afetiva, teoria e política. Além de nos contar um pouco sobre como a escritora impactou durante sua jornada e formação acadêmica.

#5 Podcast – Antropóloga Vera Regina fala sobre “Carolina Maria de Jesus”

Vera Regina e Renara Régia, representações da Unilab

Outras informações sobre o Mestrado, no site do PPGA: (http://www.unilab.ppga.ufc.br) e/ou e-mail: (ppga@unilab.edu.br).

Siga o canal @pluri.verso.cast

Sobre o projeto

O Podcast Áfricas do Joá é a segunda temporada do Pluriverso Podcast, que aborda histórias e entrevistas com Mestras da Cultura Popular e Notório Saber. Cuja circulação tem como objetivo contribuir para a valorização e difusão das manifestações culturais, religiosas e cosmológicas presentes nas comunidades do Ceará. Este projeto é relevante para a compreensão das relações sociais locais, bem como para a integração entre a universidade, a comunidade em geral e os detentores de conhecimentos tradicionais. Deste modo, buscamos contribuir tanto para a desinvisibilização de mulheres enquanto detentoras de conhecimento, quanto de fazer circular, para a comunidade em geral,  os nomes, as histórias e as atividades/saberes exercidos por estas mulheres.

Matérias relacionadas:

Rabequista é o título do 5º episódio do Pluriverso Podcast, que aborda mestres e mestras da cultura popular e notório saber;

6º episódio do Pluriverso Podcast apresenta a produção e a prática dos utensílios em argila (cerâmica, barro, louça), com a mestra ceramista Dona Branca.

CONTEÚDO RELACIONADO