Projeto “Rotas das Culturas” vai à exposição Mar Ancestral, em Fortaleza/CE, dia 6. Assegure sua vaga!!

Data de publicação  30/01/2023, 14:35
Postagem Atualizada há 1 ano

Na próxima segunda-feira (6), o Projeto “Rotas das Culturas”, vinculado à Coordenação de Arte e Cultura da Pró-Reitoria e Extensão, Arte e Cultura (Proex), vai à Exposição Mar Ancestral, com participação do artista Sérgio Helle, na Galeria Leonardo Leal  (Rua Visconde de Mauá, 1515 – Aldeota), em Fortaleza/CE.

A Unilab irá disponibilizar um ônibus para o deslocamento dos estudantes interessados em participar desta visitação, na capital. O transporte sairá do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, às 15 horas, com paradas em Acarape.

São disponibilizadas 15 vagas. Para garantir a sua vaga e viver essa experiência artística, preencha o Formulário.

Segundo a coordenação, o retorno de Fortaleza está previsto para às 19 horas.

Sobre a exposição e o artista

O artista Sergio Helle deixou o Cariri cearense ainda criança para fazer novas raízes em Fortaleza/CE. Na juventude, já começou a se inserir em exposições coletivas e, anos mais tarde, em 1988, apresentou a primeira exposição individual. Mesmo tendo a pintura como fio condutor das obras, descobriu na tecnologia uma forma de incrementar novas camadas em seus trabalhos, fazendo uma mistura potente de cores, técnicas e pixels. Mesmo tendo adquirido tanta expertise, um desejo nunca saiu da mente do artista cratense: mergulhar mais fundo na história de sua terra natal.

Assim nasceu a exposição Mar Ancestral, que foi aberta para visitação dia 17, na Galeria Leonardo Leal (@galerialeonardoleal), às 19h30, em evento para imprensa e convidados. No dia 18 foi liberado o acesso gratuito ao público geral.

Na mostra, o público vê múltiplas técnicas, tais como infogravuras em tela e papel vinílico, uma pintura em técnica mista e trabalhos em pedra Cariri, abundantes nesta região do Estado, onde são encontrados os registros de vida em forma de fósseis, totalizando cerca de 20 trabalhos. No olhar de Helle, as infogravuras apresentadas também são pinturas e denotam uma relação entre o tradicional e a modernidade. “O diálogo entre a pintura e novas tecnologias são como um encontro de épocas distintas, reinventadas e mescladas entre pigmentos e pixels”, avalia.

Entretanto, o processo para se chegar a tais obras, que seguem em construção, não foi nada simples e envolveu uma verdadeira imersão na história do Cariri. Ao Tapis Rouge, Sérgio revela que a concepção da nova exposição partiu da jornalista Izabel Gurgel, parceria dele de longa data em inúmeros trabalhos. “Ela sugeriu que fôssemos ao Cariri para que eu visse, de olhos atentos, a região onde nasci e deixei quando criança”, relembra.

Com esta missão na mala, a dupla visitou nove geossítios do GeoPark Araripe em vários municípios, conversou com pesquisadores, visitou ateliês de artesãs e também o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca). “O Cariri abriga uma imensa diversidade de registros de vida e conta a história de milhões de anos da Terra a partir de um lugar que um dia já foi mar”, exalta o artista.

De volta a Fortaleza, Helle e Izabel apresentaram ao Instituto Qair um projeto para compilar os achados da viagem em uma exposição e um livro. A entidade busca valorizar a cultura local e o incentivo da arte como um dos pilares para construção de um futuro melhor. Além de receber o sinal verde para as propostas, Sérgio se tornou Embaixador das Artes e da Cultura do Instituto.

Natureza viva

Olhar para a natureza e para o passado não é novidade na obra do cearense. Há alguns anos, com as séries Paradisus e Resurgentis, vêm falando sobre a natureza e os ciclos de vida e morte. Mar Ancestral, contudo, é um novo capítulo que chega com a missão de ampliar esse resgate em milhões de anos, com fósseis de micros, minúsculas e gigantes espécies da fauna e da flora. “A região do Cariri, com as alterações da geografia dos continentes, há milhões de anos, foi invadida pelo mar. Os trabalhos da série são todos inspirados na documentação viva desse mar ancestral, aparente em registros de milhões de anos de camadas de solo, história e vida. Assim como no que essa região se transformou, na atual exuberante fauna e flora e no seu povo e suas manifestações culturais”, detalha.

Em certa medida, Sergio Helle também quer transmitir ao público a mensagem de que o homem deve se curvar diante da magnitude da natureza e não o contrário. “Discutir essa percepção de um universo em transformação nos dá conta do minúsculo espaço do homem na terra, muitas vezes ampliado pela nossa arrogância e pretensão; diz muito da força e resistência da vida”, frisou.

Fonte: Danielber Noronha (O Otimista)

Projeto “Rotas das Culturas”

“Rotas das Culturas” é um projeto institucional da Coordenação de Arte e Cultura/Proex, coordenado pelo servidor Nixon Araujo. As atividades desenvolvidas pelo projeto vai além de visitas, com intervenções, produções e versões baseadas no contato com experiências e também vivências culturais em variadas linguagens artísticas e culturais. Além disso, promove visitação a exposições de arte e diversas manifestações culturais.

CONTEÚDO RELACIONADO