A diversidade alavanca o desenvolvimento da jovem Unilab
Na última sexta-feira (24), cerca de 230 novos graduados pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) celebraram o encerramento de mais um ciclo, ocorrido na cerimônia de colação de grau (semestre de 2022.1), no Campus das Auroras, em Redenção/CE.
A titulação abrangeu os cursos de graduação em Bacharelado: Administração Pública (presencial e na modalidade a distância); Agronomia; Antropologia; Enfermagem; Engenharia de Energias e Humanidades, como também, em Licenciatura: Ciências Biológicas; Física; História; Letras – Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia; Química e Sociologia.
A mesa das autoridades, docentes do quadro efetivo, foi composta pelos representantes da Reitoria da Unilab (Roque Albuquerque, reitor e Cláudia Carioca, vice-reitora), além da pró-reitora de Graduação (Prograd), Rosalina Tavares e dos coordenadores de cursos: Maria Vilma Faria (Administração Pública presencial), Sandra Mª Callado (Administração Pública EAD); Evaldo Oliveira (Pedagogia); Joana Elisa (Sociologia); Kaé Colvero (Ciências Biológicas), Stella Barbosa (Enfermagem); Fco. Olímpio Carneiro (Engenharia de Energias); Levi Leite (Física); Antonia Suele (Letras – Língua Portuguesa) e dos vice-coordenadores: Geocleber Sousa (Agronomia); Rhuan Lopes (Antropologia); Aline Abbonizio (História); James M. Junior (Humanidades); Aluísio Fonseca (Química) e Joserlan Silva (Matemática).
Após o momento do juramento, em que os formandos – erguidos seus braços – formalizaram seu compromisso com a sociedade para prestação de vossos serviços com responsabilidade, dignidade profissional, promovendo a construção de uma sociedade justa e a promoção da integração entre os povos, foram convidados os oradores dos cursos para proferirem seus discursos emocionados.
Alguns oradores apresentaram demandas, trouxeram pedidos de melhorias estruturais, propostas e solicitações de desenvolvimento qualitativo nas disciplinas, laboratórios, mais vagas e aumento de valores nas bolsas de estudos e pesquisas para os cursos da universidade pública que tem a proposta de interiorização e internacionalização.
A exemplo da necessidade do compromisso dos gestores públicos, o orador do curso de Administração Pública – Bubacar Darame (guineense), trouxe em seu discurso uma observação significativa do autor Peter Drucker: “Não existem países subdesenvolvidos, existem países sub administrados”.
A adolescente Unilab, com quase 13 anos de atividade (instituída pela Lei 12.289/2010), vem desenvolvendo e implementando as práticas e ações de acessibilidade nos campi do Ceará e da Bahia, através do acompanhamento do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade (Niadi/Propae). A exemplo, temos dois cadeirantes no Ceará que participaram da cerimônia, um estrangeiro e um brasileiro (Wagner de Moura formou-se no curso de bacharelado em Humanidades – 1º ciclo). Além da formanda Adriana Moreira, oradora do curso de Administração Pública EaD, utilizando-se de um par de muletas, teve acesso ao palco da colação para proferir seu discurso.
No contexto de consolidação dos cursos da Unilab, o diretor e professor do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Lucas Luz, destacou o curso de bacharelado em Agronomia. “Nesta colação, uma parte significativa de formandos foram contratados ao final da disciplina de estágio obrigatório por cooperativas e empresas de outras localidades. Com destaque a um estudante estagiário, foi contratado como gerente de uma nova unidade da empresa que vai abrir no estado da Paraíba”, relatou com entusiasmo.
Como novidade, o professor Lucas informou está aguardando a resposta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) quanto à proposta do curso de pós-graduação stricto sensu (mestrados acadêmico) em Agronomia.
“A Agronomia me escolheu! Ela vem de raízes. Filha e neta de agricultores, de pessoas que precisam de políticas públicas direcionadas à agricultura familiar. E a Unilab trouxe isso através do curso de Agronomia”. Erilânia Gonçalves, complementou dizendo que: “Hoje, saio da Unilab formada e já empregada pela empresa que estagiei!”.
Nos cursos do Instituto de Humanidades (IH), têm se destacado em números de inscritos no SISU/MEC e no quantitativo de formandos. Um exemplo é o curso de licenciatura em Pedagogia. Para Evaldo Oliveira, professor e coordenador, o curso de Pedagogia “é consolidado. Mas também atendo à novas demandas. Tem uma base de formação teórica sólida é preocupado com a realidade do Maciço de Baturité e dos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). O curso é bastante procurado porque têm troca do campo teórico e das práticas vivenciadas nas escolas. Sabendo que este curso é muito amplo, onde o profissional pedagogo pode atuar em diversos espaços não escolares“, destacou o professor.
Considerando todas as participações, em destaque, o primeiro reitor eleito da Unilab, professor do ILL, Roque Albuquerque, apresentou levantamentos quantitativos, desenvolvimentos de novas ações e novidades para o ano de 2023.
Avanço da Unilab pós-pandemia
Em esclarecimento, o reitor informou que, no período de 2020-21, a Unilab encolheu de forma assustadora. “Perdemos muitos estudantes!“. Mas, no semestre posterior, na retomada das atividades presenciais pós-pandemia, os cursos ofertados no Ceará receberam um percentual expressivo de inscrições, em especial os cursos de Administração Pública, Enfermagem, Engenharia de Energias, Farmácia, Letras – Língua Portuguesa. Na Bahia, o percentual da ocupação em destaque foi o curso de Ciências Sociais.
Para o ano de 2022, observou-se o aumento no número de ocupação de vagas, destacando-se os cursos: Farmácia (100%), Engenharia da Computação (92%), Administração Pública (88,6% vagas), Enfermagem (82,1 %), Letras – Língua Portuguesa (100%), Ciências Biológicas (88%), Letras – Língua Inglesa e Matemática (85%). No Campus dos Malês/BA, o percentual do curso de Ciências Sociais ficou estável, mas o curso de Letras – Língua Portuguesa (39,3%).
Novidades de 2023
A Unilab CRESCE, declarou Roque!
Durante o discurso, Roque Albuquerque – reitor da Unilab, trouxe novidades quanto às vagas na universidade, disponibilidade de códigos de vagas e possibilidade de reopção (remoção) entre os cursos da instituição.
Confia as NOVIDADES!
CONTEÚDO RELACIONADO
- Campus dos Malês celebra formatura de 58 graduados, de 6 cursos
- Campus dos Malês da Unilab celebra formatura de 69 estudantes de 7 cursos
- Campus dos Malês celebra formatura de 71 graduados, em 7 cursos
- A alegria do retorno presencial trouxe euforia e desejo aguçado da conquista aos “grandes líderes visionários” na primeira Colação de Grau da Unilab pós-Pandemia
- Unilab realiza Colação de Grau (2021.2) dos cursos superiores de graduação presencial e EAD, do Ceará e da Bahia – dias 29 e 30