Campus dos Malês celebra formatura de 71 graduados, em 7 cursos

A formatura de colação de grau aconteceu na última quinta-feira (02/03), na Secretaria de Educação de São Francisco do Conde, município onde localiza-se o campus dos Malês.

Data de publicação  03/03/2023, 16:20
Postagem Atualizada há 1 ano

O campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) celebrou mais um final de ciclo e um início de uma nova caminhada para 71 estudantes que compareceram na colação de grau 2022.1, nesta última quinta-feira (02/03). São graduados nos cursos de Administração Pública – Educação a Distância (6); Humanidades (26); Relações Internacionais (4); Ciências Sociais (4); História (6); Letras-Língua Portuguesa (8); e Pedagogia (17). A cerimônia aconteceu na Secretaria de Educação de São Francisco do Conde, município onde localiza-se o campus dos Malês.

Na cerimônia de colação de grau, o estudante do curso de Ciências Sociais, Michel Carvalho, destacou a perseverança e a resiliência dos discentes formandos. “Apesar das dificuldades, atravessamos com persistência, pois seguimos firmes e fortes, caímos e levantamos sempre, cada vez mais fortes. Hoje estamos aqui todos e todas vitoriosos e vitoriosas porque não aceitamos fraquejar ou desistir. Seguimos e superamos todos os osbstáculos que apareceram nas nossas caminhadas”, afirmou Carvalho.

Em tom poético, ele também deixou mensagem por meio de um poema “Humanizar”, de sua autoria, no qual em um dos trechos destaca: “mais pretos e pretas se formando, isso não tem preço; vamos ressignificar os significados, mais humanidade em cada um de nós, seres amáveis e amados, mais amor, respeito e igualdade. Não deixemos a nossa humanidade se perder, vamos fazer o bem porque de nada adianta chamar de civilização sem a existência dos civilizados, vamos caminhar trocando as experiências e as sabedorias, todos os aprendizados que nos reuniu aqui hoje”, afirmou Michel Carvalho, em seu discurso, durante a cerimônia.

Malês resiste

A diretora do campus dos Malês Mírian Reis, na cerimônia de posse, convidou os presentes a entoarem “Malês resiste”, grito que tem sido símbolo das lutas e conquistas do campus, que instaura-se no território baiano em 12 de maio de 2014, quando iniciam-se suas atividades presenciais. “Não há nesse país uma universidade que forma  jovens negros e negras como a Unilab faz”, lembrou a diretora. Também em tom poético, ela trouxe o poema de Mírian Alves “Mahin manhã”, para lembrar que “hoje vocês [formandos] nos mostram que esse amanhã acontece no campus dos Malês, porque o campus dos Malês resiste todos os dias”, afirmou.

O reitor da Unilab Roque Albuquerque, presente na mesa de cerimônia de colação de grau, pontuou a centralidade do processo formativo para abrir caminhos para os estudantes. “Quando a gente pensa o que a educação é capaz de fazer, é impressionante o quanto a educação pode nos dar asas, pode nos libertar”, afirmou. Ele também sublinhou a importância da ancestralidade, nessa busca por novos horizontes. “Ouvi muito a palavra ancestrais, ancestralidade. Ninguém aqui chega onde vocês estão chegando e [alçam] os voos que vocês ainda vão alçar se não tiverem as raízes bem fincadas, porque alguém te deu essa solidez de uma forma ou de outra”, apontou o reitor.

Albuquerque também, em seu discurso, comprometeu-se na construção do prédio de 12 salas de aula para o campus dos Malês e anunciou a previsão de lançamento de dois editais. Um para os estudantes que não puderam continuar os estudos, ofertando-lhes a oportunidade de retornar ao curso que escolheram e não puderam completar. Esse edital prevê também oportunidade para que os estudantes internos, de acordo com número de vagas disponíveis, possam fazer mudança de curso.

Outro edital é um esforço para que as vagas sejam preenchidas por grupos específicos. “As vagas serão abertas para dar oportunidade para editais específicos para quilombolas, marisqueiros, a comunidade LGBTQI, indígenas, ciganos, povos de terreiros, tradicionais, que terão oportunidade de entrar na universidade por meio desse edital específico, para não deixarmos ninguém de fora, enquanto tivermos vagas, e impactar a comunidade aqui e todos que chegarem até nós na Unilab”, afirmou o reitor.

Mesa de cerimônia

A mesa de cerimônia de colação de grau contou com as presenças do reitor da Unilab Roque Albuquerque; da vice-reitora Cláuida Carioca; da diretora do campus dos Malês Mírian Reis; da pró-reitora de Graduação Rosalina Tavares; da coordenadora do curso de bacharelado em Humanidades Carla Benitez; do coordenador do curso de licenciatura em Ciências Sociais Márcio dos Santos; do vice-coordenador do curso de licenciatura em História Victor de Souza; da coordenadora do curso de bacharelado em Relações Internacionais Ivette Carrascal; da coordenadora do curso de licenciatura em Letras- Língua Portuguesa Josyane Nascimento; da coordenadora do curso de licenciatura em Pedagogia Andreia Silveira; e do diretor do Instituto de Humanidades e Letras, Pedro Leyva.

*Crédito fotos/Pedro Nguvu

CONTEÚDO RELACIONADO